Meu disco externo exFAT de repente ficou ilegível, e o Windows está pedindo para formatá-lo antes que eu possa usá-lo. Tenho arquivos importantes nele e não quero perder nada. Qual é a maneira mais segura de recuperar dados de uma unidade exFAT antes de formatar?
Se isso acabou de acontecer, o principal é parar de mexer na unidade. Não copie nada para ela, não salve os arquivos recuperados de volta nela, não execute ferramentas aleatórias de reparo e não a formate porque o Windows ou o macOS sugerem isso. Com exFAT, os arquivos excluídos muitas vezes não são apagados imediatamente. O espaço apenas é marcado como livre, então os dados ainda podem estar lá até que algo os sobrescreva.
Se o SSD externo ainda aparecer, eu tentaria a recuperação antes de fazer qualquer reparo. Disk Drill é uma opção decente para esse tipo de situação, já que lida com exFAT e pode procurar arquivos excluídos, volumes formatados e alguns casos de corrupção.
A forma mais segura de lidar com isso:
- Se a unidade estiver se comportando de forma estranha, como desconectando ou travando, faça primeiro uma imagem de disco e analise essa imagem em vez de analisar o SSD real.
- Execute uma Verificação Universal.
- Visualize os arquivos antes de restaurá-los. Se fotos, vídeos, documentos etc. abrirem na visualização, isso normalmente é um bom sinal.
- Recupere os arquivos para uma unidade diferente. Nunca os restaure de volta na mesma unidade exFAT que você está analisando.
Se o problema for corrupção, sistema de arquivos RAW, a mensagem você precisa formatar esta unidade ou erros parecidos, não clique em formatar ainda. Às vezes, as ferramentas de recuperação conseguem ler os dados mesmo quando o sistema operacional não consegue montar a unidade normalmente. Primeiro tire os arquivos importantes de lá, depois pense em repará-la ou reformatá-la.
Uma formatação rápida também não significa automaticamente o fim. Ela normalmente reconstrói a estrutura do sistema de arquivos sem apagar o conteúdo de todos os arquivos, então a recuperação ainda pode funcionar se você parou de usar a unidade depois disso. Uma formatação completa é bem pior porque sobrescreve dados, então as chances caem bastante.
Eu também verificaria a saúde do SSD antes de fazer verificações longas. No Windows, o CrystalDiskInfo é bom para isso, e o Disk Drill também tem monitoramento SMART. Se você vir vários setores realocados ou pendentes, ou se a unidade continuar sumindo, desconectando, clicando ou falhando durante as verificações, pare de mexer nela e considere procurar um serviço profissional de recuperação.
Então, para os problemas mais comuns com exFAT:
- Excluiu a pasta errada? Sim, vale a pena tentar a recuperação.
- Unidade externa exFAT corrompida? Recupere os arquivos primeiro, repare depois.
- Formatou rapidamente por acidente? Ainda é possível, especialmente se nada novo foi gravado nela.
- Está pensando em formatar antes da recuperação? Não. Recupere primeiro, depois formate se necessário.
O sistema de arquivos importa, mas a questão maior é se os dados perdidos foram sobrescritos. Se você parou de usar a unidade imediatamente, está em uma situação muito melhor.
Se a unidade mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco, isso importa muito. Se o Windows disser que ela precisa ser formatada, mas o Gerenciamento de Disco ainda mostrar a capacidade real, isso normalmente é um sinal melhor do que “Sem Mídia”, 0 bytes ou algum tamanho pequeno incorreto. O primeiro caso costuma ser dano no sistema de arquivos. O segundo pode significar que o gabinete, o controlador ou a própria unidade está falhando, e um software de recuperação pode apenas desperdiçar tempo ou causar mais estresse nela.
Concordo com o conselho de recuperar primeiro e reparar depois, mas eu teria cuidado extra com o CHKDSK aqui. Muitas pessoas veem um volume exFAT ilegível e imediatamente executam chkdsk /f porque o Windows sugere reparos. Isso pode alterar entradas de diretório e criar arquivos órfãos, o que é o oposto do que você quer antes da recuperação. Se os dados são importantes, faça primeiro uma imagem ou clone, depois examine a cópia. O Disk Drill pode servir para um problema lógico em exFAT, mas eu não faria a unidade original passar por varreduras completas repetidas se ela estiver desconectando ou ficando lenta.
Também tente as verificações simples de hardware antes de presumir que o sistema de arquivos é o único problema: outro cabo USB, outra porta, evite hubs e, se for uma unidade portátil de 2,5’, certifique-se de que ela está recebendo energia suficiente. Não a formate só para torná-la utilizável, a menos que você já tenha os arquivos copiados em outro lugar. A ordem segura é: verificar se ela é detectada com o tamanho correto, criar uma imagem ou clone se possível, recuperar para outro disco e só depois reformatar ou substituir a unidade.
Se for um HDD externo com prato girando, um SSD ou um pequeno pen drive USB, isso muda o quanto eu teria coragem de fazer varreduras com software. Um disco rígido comum que está começando a falhar pode piorar enquanto você faz a varredura. Um pen drive ou SSD pode ter problemas no controlador em que parece tudo bem até de repente desconectar. Se os arquivos forem realmente importantes e não tiverem backup em lugar nenhum, o primeiro passo mais seguro não é um aplicativo de recuperação, e sim decidir se você pode correr o risco de fazer por conta própria.
Concordo com @stellacadente sobre a abordagem de clonar/criar uma imagem primeiro, mas há um detalhe que as pessoas deixam passar: você precisa de outro lugar com espaço livre suficiente para armazenar a imagem completa do dispositivo, não apenas os arquivos usados. Uma unidade de 2 TB normalmente significa planejar cerca de 2 TB de espaço de destino. Se a unidade estiver estável e mostrar o tamanho correto, então faz sentido examinar a imagem com o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação. Se a unidade continuar desconectando, ficar muito lenta, fizer ruídos de clique ou desaparecer do Gerenciamento de Disco, pare. Tentativas repetidas de só mais uma varredura são como um caso recuperável se transforma em algo pior.
Não clique em Formatar, não Inicialize e não execute o CHKDSK no original. Mesmo que o Windows diga que o volume está RAW ou precisa ser formatado, isso é apenas o Windows dizendo que não consegue montar o sistema de arquivos corretamente. As ferramentas de recuperação ainda podem conseguir ler a estrutura antiga de diretórios ou pelo menos extrair arquivos da área de dados. Depois que os arquivos forem recuperados para uma unidade separada e verificados, aí você pode apagar/reformatar a unidade externa, ou melhor ainda, substituí-la se houver qualquer sinal de problema de hardware.
Desconecte-o se o Windows continuar exibindo pop-ups de formatação ou reparo, porque clicar na opção errada é mais fácil do que as pessoas imaginam. Antes de executar o Disk Drill ou qualquer outra verificação de recuperação, feche aplicativos de backup/sincronização, importadores de fotos e ferramentas de limpeza para que nada tente gravar na unidade em segundo plano.