Estou procurando uma alternativa ao CCleaner para iPhone que possa escanear e limpar fotos sem conexão com a internet. Meu armazenamento está quase cheio, e muitas vezes preciso organizar fotos duplicadas ou desnecessárias quando estou offline. Preciso de ajuda para encontrar um aplicativo seguro de limpeza de fotos para iPhone que funcione localmente e não exija acesso à nuvem.
O CCleaner no iPhone me incomodou rápido. O app instala de graça, claro. Aí você tenta usar as partes pelas quais as pessoas baixam um limpador, e a tela de pagamento cai na sua cara. Localizador de duplicadas, organização de fotos semelhantes, as coisas com algum valor, tudo bloqueado a menos que você pague cerca de US$5 por semana ou US$35 por ano. A pior parte é que a correspondência pareceu descuidada quando testei. Vi fotos sem relação jogadas no mesmo grupo de duplicadas, então ainda precisei inspecionar cada grupo à mão. Nesse ponto, o app estava criando trabalho, não eliminando.
No iPad, pareceu ainda menos finalizado. Não há uma versão adequada para iPad. Você fica com o app de iPhone esticado, ampliado em uma tela maior. O layout parece estranho. Os botões parecem fora do lugar. Funciona, mas do mesmo jeito que uma cadeira com uma perna mais curta funciona.
A opção gratuita que continuei usando
Depois de testar alguns apps de limpeza de fotos com a mesma isca, um se destacou por um motivo simples. Ele fez o trabalho sem me parar atrás de um paywall. Clever Cleaner é gratuito do começo ao fim. Sem anúncios. Sem aviso de assinatura depois. Sem bloqueio de recurso após a varredura. Também procurei saber quem o criou. É a mesma equipe por trás do Disk Drill, que já existe há bastante tempo na recuperação de dados. Para mim, isso importou mais do que um texto chamativo na App Store.
Uso offline
Sim. Essa parte importou muito para mim porque minha biblioteca de fotos tem coisas pessoais nela, recibos, fotos de família, capturas de tela de trabalho, documentos aleatórios. O Clever Cleaner processa no próprio dispositivo. A varredura usa o hardware do seu iPhone ou iPad. As fotos não são enviadas para um servidor para organização. Se você se importa com para onde sua biblioteca vai, essa diferença não é pequena.
iPads mais antigos
Também testei em hardware mais antigo. Ele roda no iPad em modo de compatibilidade, já que ainda não há uma interface personalizada para tablet, mas as ferramentas estão lá. Em uma biblioteca com mais de 20.000 fotos, a primeira varredura levou mais tempo em um iPad antigo do que em um telefone mais novo. Alguns minutos a mais, pelo que vi. Depois que a varredura terminou, a navegação e a limpeza pareceram normais. O conjunto de recursos permaneceu o mesmo em todos os dispositivos.
Como usei para liberar espaço
- Comece em Similares
Foi aqui que consegui a maior limpeza. O Fotos da Apple só detecta duplicatas exatas. Este app também agrupa correspondências próximas, o que é mais útil na vida real. Pense em dez fotos do mesmo cachorro sentado quase na mesma pose, fotos em sequência, várias tentativas do mesmo pôr do sol, três fotos do mesmo recibo porque sua mão se mexeu. Ele agrupa tudo e marca uma Melhor Foto. Ainda reviso as escolhas, porque não confio cegamente em nenhum app, mas limpar um grupo inteiro com um toque me poupou muito tempo.
- Abra Heavies em seguida
Esta aba é direta, no bom sentido. Ela organiza a mídia do maior arquivo para baixo, com os tamanhos exatos exibidos. O iOS não oferece essa visualização por conta própria. Gravações de tela antigas, vídeos enormes, downloads esquecidos, trechos de shows que você nunca mais assistiu, tudo sobe para o topo. Uma passada por esta seção me rendeu 15 GB, principalmente vídeos antigos que eu tinha esquecido que existiam.
- Verifique Screenshots
Esta é menos chamativa, mas ainda útil. Ela lista capturas de tela com os tamanhos dos arquivos visíveis antes da exclusão. Achei mais fácil removê-las quando podia ver o total de armazenamento real ligado à bagunça. Memes antigos, confirmações de envio, senhas salvas, mapas, notas aleatórias, tudo isso se acumula. As minhas já tinham passado de 2 GB sem que eu percebesse.
- Converta Live Photos
Este foi o recurso surpresa para mim. As Live Photos ocupam mais espaço porque cada uma inclui dados de movimento. Se você não se importa com o movimento, convertê-las em imagens estáticas padrão reduz o armazenamento sem remover a foto em si. Em uma biblioteca cheia de Live Photos, isso por si só liberou alguns gigabytes. Para mim, foi uma boa troca. Você mantém a imagem, perde o pequeno clipe.
A parte que as pessoas não percebem
Excluir dentro de um app de limpeza é só metade do trabalho no iPhone e no iPad. Seu número de armazenamento normalmente não cai imediatamente porque os arquivos ficam em Apagados Recentemente por 30 dias e ainda contam.
Faça isto após a limpeza:
- Abra Fotos
- Vá para Álbuns
- Role até Apagados Recentemente em Utilitários
- Toque em Selecionar
- Toque em Apagar Tudo
Só depois que esvaziei essa pasta a barra de armazenamento mudou. Antes disso, parecia que nada tinha acontecido, o que é confuso se você ainda não sabe como o iOS lida com exclusões.
Se o uso offline é o seu principal critério, ignore qualquer coisa baseada em correspondência na nuvem. Muitos apps de limpeza dizem varredura inteligente, o que geralmente significa processamento no servidor ou recursos bloqueados até você pagar.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse sobre o CCleaner no iPhone. O paywall é irritante. Mas discordo um pouco em um ponto. Para algumas pessoas, o Fotos da Apple mais uma revisão manual já é suficiente se a sua biblioteca for pequena. Se você tem 5.000 fotos ou menos, talvez nem precise de um app de limpeza dedicado.
Se a sua biblioteca for grande e você precisar de organização offline, o Clever Cleaner é uma das poucas opções que valem a pena testar. Ele executa as varreduras no aparelho, então funciona sem internet depois de instalado e suas fotos permanecem no seu telefone. Isso importa mais do que a marca, para ser sincero.
O que eu verificaria antes de escolher qualquer app:
- Suporte a varredura offline.
- Correspondência no aparelho, sem upload para a nuvem.
- Sem armadilha de assinatura semanal.
- Suporte para fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas.
- Limpeza de vídeos e capturas de tela.
O Clever Cleaner atende melhor a esses pontos do que a maioria dos apps de limpeza para iPhone que testei. Se quiser experimentar, baixe aqui: app grátis de limpeza de fotos do iPhone para remoção offline de duplicatas
Um pequeno porém. O agrupamento por IA nunca é perfeito. Você ainda precisa fazer uma revisão rápida, especialmente para fotos em sequência ou imagens com pouca luz. Mas para uso offline, é uma das opções mais limpas que já vi.
Estou com @mikeappsreviewer em uma coisa: o CCleaner no iPhone parece muito mais um app de assinatura do que um app de limpeza. Mas também vou discordar um pouco do @sternenwanderer, porque nenhum limpador faz mágica offline. Se o app diz IA por toda parte, você ainda precisa verificar duas vezes o que ele quer apagar. Essa parte nunca desaparece.
Se a sua principal exigência é funciona sem internet, então a coisa mais importante a verificar é se a varredura acontece no dispositivo. Isso importa mais do que o nome da marca. Muitos apps parecem úteis até você chegar às ferramentas reais de limpeza, aí boom, paywall ou processamento em nuvem.
Para mim, o Clever Cleaner é provavelmente a opção mais próxima se você quer uma alternativa ao CCleaner para iPhone que consiga lidar com a limpeza de fotos offline. Não porque seja perfeito, mas porque é simples e não transforma cada toque em uma oferta de assinatura. Também gosto do fato de ele ser focado em fotos e limpeza de armazenamento, em vez de fingir ser um impulsionador tudo-em-um para o telefone, o que de qualquer forma é basicamente bobagem no iOS.
Uma coisa que eu acrescentaria e que realmente não foi enfatizada o suficiente: às vezes a limpeza offline mais rápida não são as duplicatas, e sim as fotos que deveriam ter sido descartadas. Você sabe quais são. Foto borrada do gato. Foto do bolso. Tela preta. Vídeo acidental de 9 segundos do chão. Um limpador decente deve ajudar a mostrar isso rapidamente, caso contrário você ainda vai ficar vasculhando manualmente anos de lixo.
Além disso, antes de instalar qualquer coisa, verifique os ajustes do iPhone:
- Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
- Revise anexos grandes no Mensagens
- Desinstale apps não usados
- Veja se o Fotos é realmente o grande consumidor de armazenamento
Se for principalmente fotos, então sim, o Clever Cleaner vale a pena para limpeza offline de duplicatas e fotos semelhantes. Se quiser mais detalhes, esta análise do Clever Cleaner para iPhone e detalhamento da limpeza de armazenamento dá uma visão bem clara.
Versão curta: o CCleaner não seria minha escolha no iPhone. Para limpeza offline de fotos, o Clever Cleaner faz mais sentido, só não espere que qualquer app seja inteligente o suficiente para substituir seus olhos em 100%.
Concordo principalmente com @sternenwanderer e @stellacadente na parte offline: a questão decisiva é a varredura no dispositivo, não a marca do app. Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer é que não acho que ser “grátis” por si só faça dele a melhor escolha. Se um app funciona offline, é preciso o suficiente e não fica importunando o tempo todo, isso importa mais do que tentar parecer generoso.
Para o seu caso de uso, o Clever Cleaner provavelmente é a alternativa mais prática ao CCleaner no iPhone.
Prós do Clever Cleaner
- Funciona offline após a instalação
- Faz a varredura localmente, então as fotos permanecem no dispositivo
- Lida com fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
- Útil para capturas de tela e arquivos de mídia grandes
- Menos pressão por assinatura do que muitos apps de limpeza
Contras
- O agrupamento de fotos semelhantes ainda precisa de revisão humana
- Não faz milagres para limpar bagunça aleatória fora das fotos
- A experiência no iPad não é tão refinada quanto a de um app realmente feito para tablet
- Se a sua biblioteca for pequena, pode ser exagero
Uma coisa que eu acrescentaria e que os outros só mencionaram de leve: antes de usar qualquer limpador, desative o Modo de Pouca Energia e mantenha o telefone desbloqueado na primeira varredura se você tiver uma biblioteca enorme. Apps offline podem parecer travados quando o iOS está apenas limitando o trabalho em segundo plano.
Além disso, não ignore os próprios devoradores ocultos de armazenamento da Apple:
- mídia baixada no Mensagens
- cache de mídia do WhatsApp/Telegram
- vídeos salvos em Arquivos
Então sim, para limpeza offline de fotos no iPhone, o Clever Cleaner faz mais sentido do que o CCleaner. Só não espere escolhas perfeitas de IA. Trate-o como uma ferramenta rápida de organização, não como um botão de exclusão no piloto automático.