Meu cartão SD de repente aparece como vazio no meu celular e no computador, mas antes estava cheio de fotos e vídeos. Eu não apaguei nada, e esses arquivos são muito importantes para mim. O que poderia causar isso, e qual é a melhor maneira de recuperar dados de um cartão SD que parece estar em branco sem piorar a situação?
Eu já passei por isso e, sim, apagar um conjunto inteiro de fotos de um cartão SD é horrível. O pequeno lado positivo é o seguinte. Apagar fotos normalmente remove a entrada do sistema de arquivos, não os dados da foto em si. O cartão marca esses espaços como livres, e os dados da imagem muitas vezes permanecem no lugar até que novos arquivos sejam gravados por cima.
Antes de instalar qualquer coisa, eu verificaria algumas coisas simples primeiro.
- Pare de usar o cartão SD imediatamente. Isso vale em qualquer caso. Retire-o da câmera, do celular ou do leitor. Se você continuar fotografando ou gravando, aumenta as chances de sobrescrever os arquivos apagados.
- Procure na Lixeira. Isso só importa se o cartão estava conectado a um PC com Windows ou a um Mac quando a exclusão aconteceu.
- Verifique os serviços de sincronização em nuvem. Se o cartão foi usado em um celular Android, ou se ele tinha sido conectado a um computador com a sincronização ativada, você pode encontrar cópias no Google Fotos, Dropbox ou OneDrive.
- Tente outro leitor de cartão ou outra porta USB. Já vi leitores com defeito fazerem cartões mostrarem dados parciais, ou nada mesmo. Às vezes os arquivos não tinham sumido, a conexão é que estava ruim.
Se nada disso ajudar, o próximo passo normalmente é usar um software de recuperação. Uma coisa que eu evitaria é executar ferramentas de reparo como o CHKDSK no Windows ou o Primeiros Socorros no macOS. Essas ferramentas tentam corrigir problemas no sistema de arquivos. Elas não foram feitas para recuperar fotos apagadas, e eu já vi elas piorarem a recuperação.
Se você quiser a opção mais direta, eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões de câmera antes, e ele costuma ser mais fácil do que as opções de linha de comando. Uma parte útil é o modo de varredura voltado para câmeras em cartões de mídia.
Aqui está o processo que eu seguiria.
- Instale o Disk Drill no seu PC com Windows ou Mac.
- Coloque o cartão SD em um leitor de cartões dedicado e depois conecte o leitor ao computador. Não conecte a própria câmera por USB. Já vi câmeras exporem o armazenamento de formas estranhas, e as varreduras foram menos confiáveis.
- Abra o aplicativo, escolha o cartão SD na lista de unidades e inicie a varredura.
- Espere a varredura terminar. Se o software permitir visualizar uma foto e a visualização parecer normal, as chances de recuperação desse arquivo geralmente são boas.
- Selecione as fotos que você quer de volta e depois inicie a recuperação.
- Salve os arquivos recuperados no disco interno do computador, não no cartão SD. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão é como as pessoas acabam eliminando os dados recuperáveis restantes.
Se você quiser outras opções, existem algumas, mas cada uma traz algum incômodo.
PhotoRec e Windows File Recovery são gratuitos. O problema é o fluxo de trabalho. Você lida com um terminal ou prompt de comando em vez de uma janela normal de aplicativo. O PhotoRec também tende a despejar arquivos sem os nomes originais nem a estrutura de pastas, então você acaba tendo que organizar manualmente uma pilha de imagens renomeadas. Eu fiz isso uma vez com alguns milhares de fotos de férias. Nunca mais, se eu puder escolher.
Se você só tem um celular Android e nenhum computador, o DiskDigger existe, mas os resultados costumam ser limitados a menos que o celular tenha root. Sem root, as pessoas muitas vezes acabam recuperando miniaturas ou cópias reduzidas em vez de fotos em resolução completa.
O mais importante é agir rápido e com cuidado. Pare de usar o cartão, faça a varredura a partir de um computador e recupere para outra unidade. Se os arquivos apagados ainda não tiverem sido sobrescritos, suas chances são boas.
O que causa isso? Algumas coisas comuns.
O sistema de arquivos foi corrompido. Esse é o principal. Celulares e câmeras não lidam bem com remoção insegura, baterias descarregadas, leitores baratos e cartões SD falsos. Quando isso acontece, o cartão monta, mas o índice desaparece, então ele parece vazio mesmo quando os dados ainda estão lá.
Outras possibilidades:
- O cartão mudou para RAW ou não alocado.
- O celular pede para formatá-lo porque não consegue mais ler o sistema de arquivos.
- O cartão SD está falhando no nível de hardware.
- O cartão é falsificado e apenas fingia armazenar mais dados do que realmente armazenava.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar agora mesmo. Discordo um pouco sobre ferramentas de reparo serem sempre ruins. Se o cartão for uma cópia, não o original, o reparo do sistema de arquivos às vezes ajuda a expor as pastas novamente. Mas não execute o CHKDSK na única cópia. Ele grava alterações.
O que eu faria primeiro é criar uma imagem do cartão inteiro. Setor por setor. Depois trabalhar a partir da imagem, não do cartão. Isso importa se o cartão estiver morrendo. No Linux ou Mac, o ddrescue é a escolha mais comum. No Windows, também há ferramentas com interface gráfica para backup bruto. Se a velocidade de leitura cair, os arquivos apresentarem erro ou o cartão se desconectar, criar a imagem primeiro é a opção mais segura.
Depois de ter uma imagem, escaneie-a com o Disk Drill. Ele é mais fácil para fotos e vídeos do que a maioria das ferramentas, e o suporte a visualização ajuda a identificar o que está íntegro. Se o Disk Drill encontrar arquivos por assinatura, mas sem os nomes originais, isso aponta para dano no sistema de arquivos, não exclusão normal.
Verifique também arquivos ocultos em um computador. Alguns malwares e alguns celulares ativam o atributo de oculto e as pessoas pensam que o cartão está vazio. No Windows, ative a exibição de itens ocultos e de arquivos protegidos do sistema. Verificação rápida, baixo risco.
Se nada ler corretamente o tamanho do cartão, como 0 bytes, capacidade errada ou reconexões constantes, pare com as tentativas caseiras. Isso começa a parecer falha do controlador, e um laboratório é o caminho mais seguro.
Observação lateral: se você quiser uma explicação visual curta sobre recuperação de arquivos, este vídeo do Instagram sobre recuperação de arquivos excluídos é mais fácil de acompanhar do que um bloco de texto.
O melhor caminho: primeiro crie a imagem, depois escaneie a imagem com o Disk Drill e então salve o que for recuperado no seu computador. Não de volta no cartão SD. Essa parte estraga a recuperação para muita gente.
Se o cartão de repente parece vazio tanto no celular quanto no computador, eu trataria isso menos como arquivos excluídos e mais como o índice do cartão ficou bagunçado. Isso é um problema diferente de uma exclusão normal. @mikeappsreviewer e @ombrasilente já falaram sobre a parte de parar de usá-lo, e sim, essa parte importa.
Algumas coisas que eu verificaria e que as pessoas costumam ignorar:
- Veja a capacidade informada do cartão. Se de repente ele mostrar números estranhos, capacidade muito pequena ou pedir para formatar, isso aponta para corrupção do sistema de arquivos ou falha do cartão.
- Tente lê-lo em uma máquina que possa mostrar arquivos ocultos/do sistema. Às vezes os dados estão lá, só não estão visíveis.
- Se isso estava em um celular Android, verifique se o telefone criptografou/adotou o cartão. Se sim, outro dispositivo pode mostrá-lo como vazio mesmo quando os dados existem.
Pequena discordância com o pessoal do fazer uma varredura primeiro: se o cartão estiver instável, lento ou desconectando, não continue forçando com varreduras repetidas. Isso pode piorar um cartão que está morrendo. Nesse caso, uma passagem cuidadosa ou uma imagem é mais inteligente.
Se o cartão estiver sendo lido de forma normal o suficiente, o Disk Drill é uma escolha sólida porque consegue encontrar tanto entradas perdidas do sistema de arquivos quanto assinaturas brutas de foto/vídeo sem ser um saco total de usar. Só recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD. Básico, mas as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que a recuperação piorou. Já passei por isso, fiz isso, me arrependi lol.
Se os arquivos forem extremamente importantes e o cartão continuar sumindo, sinceramente pule o faça você mesmo e vá para um laboratório de recuperação antes que o cartão morra de vez.
Além disso, este tópico sobre recuperação de fotos excluídas de cartão SD e arquivos de câmera vale a leitura.
O que eu acrescentaria ao que @ombrasilente, @espritlibre e @mikeappsreviewer disseram: verifique se o cartão está realmente mostrando o tipo de sistema de arquivos correto no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco. Se aparecer como RAW, informações de partição em branco ou sem ponto de montagem, isso explica a visualização “vazia” sem significar que os dados desapareceram.
Uma pequena discordância: eu não partiria direto para qualquer tentativa de reparo, nem mesmo em uma cópia, a menos que você já saiba que o cartão está logicamente danificado e estável. Alguns “consertos” apenas reescrevem metadados de formas que tornam a recuperação posterior mais confusa.
Uma verificação simples de pistas:
- Compare o espaço usado com o espaço livre
- Veja se a pasta DCIM existe, mas está vazia
- Verifique se o cartão fica somente leitura por conta própria
Esse último ponto pode significar que o controlador está falhando, o que é uma má notícia, mas útil de saber.
Para recuperação, o Disk Drill é uma opção razoável se o cartão ainda puder ser lido de forma consistente.
Prós
- Pré-visualização fácil para fotos/vídeos
- Bom tanto em varreduras de arquivos excluídos quanto de partições perdidas
- Organização mais simples do que o PhotoRec
Contras
- Não é a opção mais barata
- A recuperação bruta pode perder nomes/pastas originais
- Se o hardware estiver falhando, o software não vai salvar essa situação
Se o cartão esquentar, desconectar ou demorar uma eternidade para ler pastas, pare de fazer por conta própria e considere um laboratório. Normalmente, esse é o limite.