Precisa de ajuda para escolher o melhor software de recuperação de arquivos USB

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu pen drive, e agora algumas pastas não abrem. Estou procurando o melhor software de recuperação de arquivos para USB que realmente funcione e seja seguro de usar. Se você já conseguiu recuperar arquivos excluídos ou corrompidos de um pen drive, eu realmente agradeceria suas recomendações.

Passei mais tempo com ferramentas de recuperação de USB do que gostaria de contar. Parte disso começou por curiosidade. A maior parte veio de ferrar um pendrive na pior hora possível. Já lidei com arquivos excluídos, unidades que formatei por engano, partições quebradas, sistemas de arquivos RAW e pendrives que apareciam normais num dia e vazios no seguinte. Então continuei testando aplicativos de recuperação para ver quais encontravam arquivos reais e quais eram bons em parecer polidos e fazer pouco mais do que isso.

Depois de testes suficientes, surgiu um padrão. Muitas dessas ferramentas se saem bem quando o trabalho é simples, como recuperar um arquivo que você excluiu há cinco minutos. As coisas mudam rápido quando o USB foi formatado, a tabela de partição está danificada ou o sistema de arquivos está corrompido. Nesse ponto, a diferença entre as ferramentas fica óbvia.

Se você quer uma única opção para a maioria das pessoas, a minha é Disk Drill.

O que me convenceu nele foi a versatilidade. Usei em casos simples de exclusão, em pendrives formatados, em partições ausentes e em volumes corrompidos. Ele se manteve melhor em todos esses cenários do que a maioria das coisas que testei. Também reconhece uma longa lista de tipos de arquivo, e o recurso de visualização ajuda bastante. Eu sempre verifico as visualizações primeiro, porque um resultado grande de varredura não significa nada se os arquivos estiverem quebrados ou inúteis.

Uma coisa de que gosto mais do que esperava é a opção de backup byte a byte. Unidades USB costumam falhar de formas feias. Elas se desconectam no meio da varredura. Começam a ler mais devagar. Somem e depois voltam. Criar uma imagem primeiro dá a você uma cópia mais segura para trabalhar, assim você para de forçar a unidade original repetidamente. Aprendi isso da forma mais difícil.

Se você quer uma opção gratuita, o Recuva ainda vale a pena dar uma olhada. Tive uma sorte razoável com ele em pendrives saudáveis nos quais os arquivos foram excluídos recentemente e nada mais deu errado. É simples, rápido, e você não precisa passar vinte minutos tentando descobrir onde as coisas estão.

A limitação é bem clara. O Recuva perde força quando o dano fica pior. Formatação, volumes RAW, problemas de partição e corrupções mais pesadas são os pontos em que ele começa a deixar passar coisas que ferramentas premium costumam encontrar. Nesses casos, o Disk Drill normalmente se saiu melhor nos meus testes.

Antes de executar qualquer coisa, faça isto primeiro.

1. Pare de usar a unidade USB imediatamente. Quando arquivos são excluídos, os dados geralmente continuam lá até que novos dados os sobrescrevam. Cada foto, documento ou arquivo copiado aleatoriamente reduz suas chances. Abra o Gerenciamento de Disco e veja se a unidade aparece com mais ou menos o tamanho certo. Se aparecer, a recuperação por software ainda faz sentido. Se o Windows mostrar a capacidade errada, ou se a unidade nem aparecer, eu começaria a pensar em problema de hardware.

2. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não os coloque de volta no mesmo pendrive. As pessoas fazem isso e, sim, isso destrói rapidamente os dados recuperáveis.

3. Mantenha suas expectativas sob controle. Mesmo um bom software de recuperação às vezes bate num limite. Já vi pessoas pularem de aplicativo em aplicativo por horas e depois perceberem que um backup teria salvado o dia inteiro. A regra 3-2-1 ainda é a única em que confio no longo prazo: três cópias dos seus dados, em dois tipos de armazenamento, com uma cópia guardada em outro lugar. É chato. Funciona.

Eu colocaria o Disk Drill perto do topo para isso. Arquivos excluídos mais pastas que não abrem normalmente apontam para dano no sistema de arquivos, não para um simples erro de tipo lixeira. É aí que as ferramentas mais fracas começam a deixar passar coisas.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, o Recuva é bom para exclusões recentes. Discordo de usá-lo como sua primeira tentativa quando as pastas já não abrem. Na minha experiência, esse sintoma significa que você deve pular as opções mais leves e usar uma ferramenta com melhor verificação profunda e opções de imagem.

O que eu escolheria:

1. Disk Drill, melhor equilíbrio entre segurança, profundidade de varredura, pré-visualizações de arquivos e suporte a USB.
  2. R-Studio, mais forte para usuários técnicos, interface pior.
  3. Recuva, apenas para exclusões simples em uma unidade saudável.

O principal é escanear o USB e recuperar para o seu PC, não de volta para o pendrive. Se a unidade perder a conexão ou aparecer como RAW, o Disk Drill é uma das melhores apostas.

Se você quiser uma visão rápida, esta análise do Disk Drill para recuperação de arquivos USB é decente,
veja como o Disk Drill recupera arquivos excluídos de uma unidade USB

Se o USB estiver apresentando erros no Windows toda vez que você o conecta, aja rápido. Pendrives se deterioram rápido, e novas tentativas pioram a situação.

Se as pastas não abrem, eu não trataria isso como uma simples situação de “ops, apaguei um arquivo”. Isso geralmente também aponta para corrupção do sistema de arquivos, então discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre começar pelo mais simples, a menos que o USB esteja perfeitamente saudável no restante.

Minha lista curta:

1. Disk Drill
    Melhor escolha geral para software de recuperação de arquivos em USB quando você tem arquivos apagados e problemas estranhos com pastas/acesso. É uma das opções mais seguras porque você pode primeiro fazer a varredura, visualizar os arquivos recuperáveis e recuperar para outra unidade. Essa combinação importa mais do que marketing chamativo.

2. R-Studio
    Muito forte, mas meio irritante de usar se você não se sente confortável com ferramentas mais técnicas. Ótimo quando a estrutura do USB está danificada.

3. Recuva
    Serve para exclusões recentes. Não é minha primeira escolha se as pastas estiverem quebradas ou se a unidade estiver se comportando de forma suspeita.

Onde eu concordo com @voyageurdubois é que uma varredura mais profunda importa muito quando o USB começa a apresentar problemas. Onde eu discordo um pouco é que nem todo mundo precisa ir direto para o fluxo de trabalho mais avançado. Se a unidade ainda for lida de forma consistente, Disk Drill é um meio-termo melhor antes de entrar no modo totalmente nerd com o R-Studio.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se o Windows continuar pedindo para “corrigir” o USB, não clique nisso ainda. Isso pode deixar a recuperação mais complicada.

Também encontrei uma discussão no Reddit sobre o Disk Drill para recuperação de arquivos em USB, que vale uma leitura rápida se você quiser mais experiências do mundo real.

Recupere para o seu PC, não de volta para o USB. Essa parte não é negociável, para ser sincero.

Sou um pouco menos otimista quanto a partir direto para a ferramenta mais pesada, a menos que o USB esteja claramente instável. Se ele ainda monta e mostra a capacidade correta, o Disk Drill provavelmente é a melhor opção intermediária.

Prós do Disk Drill

• bom para arquivos excluídos e também para estrutura de pastas corrompida
  • a visualização ajuda a verificar os arquivos antes da recuperação
  • pode criar uma imagem do disco primeiro
  • interface mais fácil do que a do R-Studio

Contras

• não é o mais barato
  • varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados/brutos
  • os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma/versão, então verifique antes de escanear

Onde eu divirjo um pouco de @voyageurdubois e @kakeru é o seguinte: se as pastas não abrem, eu evitaria executar ferramentas de reparo primeiro, mas também não presumiria que a unidade está morrendo imediatamente. Teste em modo somente leitura, se possível, crie uma imagem se a conexão estiver instável e depois escaneie a imagem.

Minha classificação seria:

1. Disk Drill
  2. R-Studio se você se sentir confortável com uma interface mais técnica
  3. Recuva apenas se isso foi uma exclusão limpa e recente, como @mikeappsreviewer sugeriu

Uma dica prática que ninguém menciona o suficiente: se as fotos/documentos recuperados forem visualizados corretamente, pare de buscar uma varredura melhor. Salve primeiro os dados bons. A recuperação piora quando as pessoas continuam experimentando no mesmo USB.