Posso recuperar dados de um disco rígido formatado?

Formatei acidentalmente um disco rígido externo que tinha fotos importantes, arquivos de trabalho e backups antigos. Parei de usar a unidade imediatamente porque estou preocupado que novos dados possam sobrescrever tudo. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados de um disco rígido formatado ainda é possível e quais etapas devo seguir a seguir para melhorar minhas chances.

Formatou uma unidade por engano? Não grave nada nela.

Eu costumava achar que formatar significava que os arquivos tinham sumido para sempre. Depois de lidar com unidades que pareciam apagadas, partições corrompidas e tentativas de recuperação suficientes, parei de acreditar nisso. Uma unidade formatada nem sempre está vazia do jeito que as pessoas pensam.

O primeiro passo é simples. Pare de usar a unidade.

Se for externa, desconecte-a. Se for o disco principal do seu sistema, pare de baixar coisas, pare de instalar aplicativos, pare de mover arquivos. Cada nova gravação aumenta as chances de seus dados antigos serem sobrescritos e, quando isso acontece, acabou.

Antes de tentar a recuperação, ajuda saber que tipo de formatação aconteceu.

Formatação Rápida vs Formatação Completa

1. A Formatação Rápida geralmente remove os registros do sistema de arquivos que apontam para seus arquivos. A unidade parece vazia, mas os dados dos arquivos muitas vezes ainda ficam no disco até que novos dados os substituam.

2. A Formatação Completa é mais agressiva. Em sistemas Windows modernos, ela grava nos setores e também verifica se há erros. Se os dados originais foram sobrescritos durante esse processo, o software de recuperação não vai trazê-los de volta. Em termos simples, a Formatação Rápida te dá uma chance melhor do que a Formatação Completa.

1. Verifique os backups primeiro

Isso parece óbvio, mas já vi pessoas pularem essa etapa e perderem horas escaneando unidades.

Procure em:

• OneDrive
  • Google Drive
  • iCloud
  • Pastas Excluídos Recentemente ou Lixeira
  • Histórico de Arquivos no Windows

Às vezes a sincronização de pastas estava ativada e você esqueceu. Às vezes os arquivos estão na lixeira da nuvem por 30 dias e você dá sorte. Se existir um backup, você recupera seus nomes de arquivo, pastas e carimbos de data e hora sem a bagunça de uma recuperação bruta.

2. Tente um software de recuperação

Se não houver backup, normalmente esta é a próxima coisa que eu faria.

Tive resultados razoáveis com Disk Drill. Ele oferece suporte a unidades formatadas, funciona no Windows e no Mac, e tende a encontrar arquivos mesmo quando as informações da partição estão corrompidas ou ausentes.

O processo seguro é assim:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
  2. Escaneie a unidade formatada.
  3. Verifique as pré-visualizações dos arquivos com os quais você se importa.
  4. Recupere-os para outro disco, não para o mesmo.

A etapa de pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já vi varreduras retornarem milhares de nomes de arquivos, e depois metade deles estava corrompida. Se a pré-visualização funcionar, suas chances são melhores.

3. Se os arquivos importam muito, use um laboratório de recuperação

Se o software não encontrar nada útil e os dados valerem dinheiro de verdade ou muito estresse, eu pararia por aí e enviaria para um laboratório.

Isso normalmente é para coisas como:

• registros comerciais
  • arquivos jurídicos
  • fotos antigas de família
  • dados de projeto sem backup em lugar nenhum

Laboratórios têm ferramentas que usuários comuns não têm. A desvantagem é o custo e, sim, fica caro rápido. Ainda assim, se os arquivos forem insubstituíveis, esse é um dos poucos caminhos que restam.

O que eu faria, em ordem

• Pare de usar a unidade
  • Descubra se foi Formatação Rápida ou Formatação Completa
  • Verifique backups na nuvem e locais
  • Execute um software de recuperação a partir de outra unidade
  • Salve os arquivos recuperados em outro lugar
  • Se for crítico, entregue a um profissional antes de piorar a situação

Se você formatou uma unidade por acidente, a velocidade importa. O autocontrole também. O maior erro que continuo vendo é as pessoas entrarem em pânico e depois gravarem mais dados no mesmo disco. Não faça isso.

Sim, a recuperação ainda é possível se você parou de usar a unidade rapidamente. Essa parte ajudou bastante.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: verifique a saúde da unidade antes de forçá-la com varreduras repetidas. Se a unidade externa estiver fazendo cliques, desconectando sozinha ou mostrando 0 bytes, pare. A recuperação por software em uma unidade com falha muitas vezes piora as coisas. Nesse caso, faça primeiro uma imagem setor por setor, depois analise a imagem, não o disco original. Os profissionais fazem isso por um motivo.

Minha ordem seria:

1. Não monte a unidade nem navegue por ela.
  2. Se a unidade parecer instável, clone-a ou crie uma imagem dela primeiro.
  3. Analise o clone com o Disk Drill.
  4. Recupere os arquivos para uma unidade diferente.
  5. Organize os resultados por tipo de arquivo e data, já que recuperações de unidades formatadas muitas vezes perdem a estrutura de pastas.

Discordo um pouco do foco em descobrir primeiro se foi uma formatação rápida ou completa. Isso ajuda, claro, mas se você já sabe que a unidade foi formatada e parou de usá-la, o próximo passo útil é criar a imagem e fazer a varredura. O tempo importa mais do que o trabalho de investigação.

O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida com partições excluídas, volumes formatados e assinaturas brutas de arquivos em um só lugar. As pré-visualizações economizam tempo. Se suas fotos forem exibidas corretamente na pré-visualização, isso é um bom sinal de que os arquivos estão intactos.

Se você quiser uma explicação em linguagem simples, esta análise e passo a passo da recuperação de dados com Disk Drill mostra o que ele encontra em unidades formatadas e como a recuperação geralmente acontece na prática.

Se os arquivos forem insubstituíveis, fotos de família, documentos fiscais, arquivos de trabalho, pare após uma passada cuidadosa se os resultados parecerem ruins. É nas varreduras repetidas que as pessoas começam a cometer erros.

Sim, às vezes. Formatar nem sempre significa que os dados foram destruídos instantaneamente. Parar de usar imediatamente foi a atitude mais inteligente que você poderia tomar.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @yozora disseram: verifique se a unidade é um HDD ou SSD. Se for um SSD, as chances de recuperação podem cair bastante porque o TRIM pode ter limpado blocos após a formatação. Com um disco rígido externo comum, as chances geralmente são melhores, especialmente se foi uma formatação rápida.

Além disso, não leve tão ao pé da letra essa ideia de “apenas uma varredura” como regra universal. Eu meio que discordo disso. Ficar mexendo aleatoriamente várias vezes é ruim, sim. Mas uma varredura profunda mais um modo de varredura diferente no Disk Drill pode valer a pena se a primeira passada não encontrar assinaturas ou nomes de arquivos. Só não continue gravando na unidade nem recupere os arquivos de volta nela. Essa é a parte que destrói os dados.

Outra coisa que as pessoas esquecem: se os backups antigos nessa unidade foram criados pelo Time Machine, Windows Backup ou algum aplicativo de backup, às vezes o resultado recuperado é um grande contêiner de backup em vez de arquivos organizados. Talvez você precise recuperar primeiro o banco de dados do backup e depois abri-lo com o software de backup original. Isso pega muita gente de surpresa.

Extras práticos:

• Use uma porta USB com alimentação ou um hub alimentado se a unidade continuar desconectando
  • Desative aplicativos de importação automática ou de fotos para que eles não mexam na unidade
  • Anote o sistema de arquivos original, se você se lembrar, NTFS/exFAT/HFS+/APFS, porque isso pode explicar os resultados da varredura
  • Recupere primeiro os tipos de arquivo mais importantes, fotos/documentos, antes de tentar recuperar tudo

O Disk Drill é uma ferramenta razoável para isso porque pode combinar varredura do sistema de arquivos com recuperação baseada em assinatura, e isso faz diferença em unidades formatadas.

Se você quiser conselhos mais fáceis de entender sobre recuperação de disco formatado, este tópico no melhor software de recuperação de disco rígido para discos formatados também vale a pena conferir.