Posso recuperar arquivos do cartão CF? Preciso de conselhos

Estou tentando recuperar arquivos perdidos de um cartão CompactFlash depois que ele de repente parou de mostrar minhas fotos na câmera e no computador. Essas imagens são realmente importantes, e estou preocupado que eu possa piorar as coisas ao tentar soluções aleatórias. Quais são as etapas ou ferramentas mais seguras para recuperação de cartão CF?

O cartão CF parece vazio? Eu pararia e faria isto primeiro

Sim, já vi isso acontecer. Um cartão CompactFlash aparece em branco, ou sua câmera diz que quer formatá-lo, e seu estômago despenca. Parece que o ensaio foi perdido. Às vezes não foi.

O que costuma quebrar primeiro é a tabela de arquivos, não os dados das fotos em si. Seu computador perde o mapa. Os arquivos ainda podem estar no cartão até que algo novo grave por cima deles.

Primeiro passo, pare de mexer no cartão

Se você quer ter a melhor chance de recuperar seus arquivos, faça isto imediatamente:

1. Tire o cartão CF da câmera.
  2. Não tire mais fotos com ele.
  3. Não copie nada para ele.
  4. Não confirme nenhum aviso de formatação.
  5. Não execute ferramentas de reparo ainda.

Eu fiz isso errado uma vez com um cartão SanDisk antigo. Coloquei-o de volta na câmera para verificar só mais uma vez. Má ideia. Cada gravação extra aumenta o risco.

O que eu tentaria antes de qualquer outra coisa

Se não houver backup, eu começaria com um software de recuperação. Para um cartão que seu computador ainda detecta, esta geralmente é a opção menos complicada.

Eu começaria com Disk Drill.

O motivo é simples. É fácil de usar, lê formatos comuns de CF como FAT32 e exFAT, e tende a encontrar os arquivos de câmera com os quais as pessoas se importam, JPG, CR2, CR3, NEF, ARW, MOV, MP4. A parte de pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se um arquivo abre na prévia sem problemas, suas chances são melhores.

O fluxo exato de recuperação que eu usaria

1. Retire o cartão e deixe-o em paz

Separe-o. Nada de usar a câmera de novo até terminar a recuperação.

2. Use um leitor de cartão CF de verdade

Conecte o cartão em um leitor dedicado. Eu evitaria conectar a câmera por USB. Leitores geralmente expõem o cartão de forma mais direta, e os apps de recuperação tendem a funcionar melhor com eles.

3. Instale o app no seu computador

Não instale nada no cartão CF. Parece óbvio, mas já vi gente escolher a unidade errada na pressa.

4. Faça a varredura do cartão

Abra Disk Drill, escolha o cartão CF, execute uma varredura completa e deixe terminar. Se o cartão montar e permanecer estável, deixe a varredura concluir totalmente. Não fique cancelando e reiniciando porque parece lento.

5. Verifique as prévias

Veja as fotos e vídeos encontrados antes de recuperar. Se as prévias abrirem, esses arquivos geralmente têm uma chance melhor de voltar em condição utilizável.

6. Salve os arquivos recuperados em outro lugar

Coloque-os no seu disco interno, em um SSD externo ou em outro dispositivo de armazenamento. Não de volta no cartão CF. Nunca. Eu sei que isso também parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas fazerem coisas estranhas, eu incluso para ser bem sincero.

Se o cartão estiver se comportando de forma estranha

Esta parte importa.

Se o cartão estiver lendo devagar, perder conexão, gerar erros de leitura ou travar durante a varredura, eu faria primeiro uma imagem byte a byte e analisaria a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Menos estresse na mídia com falha. Fluxo de trabalho mais seguro.

E eu ignoraria CHKDSK, Primeiros Socorros do macOS ou outras opções de reparo até depois da recuperação. Essas ferramentas gravam alterações no sistema de arquivos. Se seu objetivo é resgatar, não limpar, não deixe que mexam no cartão ainda.

Recupere os arquivos primeiro. Conserte o cartão depois.

Quando o software deixa de fazer sentido

Às vezes o cartão já passou da fase de fazer por conta própria.

Eu procuraria um serviço de recuperação se qualquer uma destas situações estiver acontecendo:

• O cartão não é detectado em nenhum computador
  • Os pinos parecem tortos ou danificados
  • O cartão esquenta
  • Ele continua desconectando
  • Os arquivos são importantes demais para arriscar

Se o cartão ainda aparece normalmente, a recuperação por software geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. Se o hardware em si parecer estranho, eu não continuaria mexendo nele.

Espero que isso ajude um pouco.

Se o cartão CF não aparece nem na câmera nem no computador, eu dividiria isso em dois casos.

1. O cartão é detectado, mas parece vazio.
  2. O cartão não é detectado de jeito nenhum.

@mikeappsreviewer está certo sobre parar todas as gravações. Concordo com essa parte 100 por cento. Onde eu discordo é no seguinte. Eu não começaria escaneando o cartão original repetidamente se ele parecer instável. Eu tentaria primeiro uma leitura limpa em outro leitor e em outra porta USB. Leitores baratos falham muito, e pinos antigos de CF são sensíveis.

Minha ordem seria:

1. Teste o cartão em um leitor de CF comprovadamente bom.
  2. Tente em um segundo computador, se tiver um.
  3. Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac.
  4. Se o cartão aparecer com capacidade, recupere os dados dele com o Disk Drill.
  5. Salve os arquivos no seu SSD ou HDD, não de volta no cartão.

O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com sistemas de arquivos de câmera e mostra prévias das fotos antes da recuperação. Isso economiza tempo. Se seus arquivos RAW tiverem prévia, suas chances são melhores. É uma das melhores ferramentas de recuperação de fotos de cartão CompactFlash para casos normais de faça você mesmo.

Se o cartão mostrar 0 bytes, desconectar, ou travar durante as leituras, pare. Nesse ponto eu tenderia a criar uma imagem do cartão primeiro ou enviá-lo para um laboratório. Tentativas repetidas de escaneamento em um cartão morrendo são como as pessoas transformam uma perda parcial em perda total. Já vi isso acontecer, é horrível.

Não formate. Não execute o CHKDSK. Não deixe a câmera reparar o cartão. Essas ferramentas gravam alterações.

Observação: se você quiser uma explicação rápida sobre recuperação de armazenamento, este vídeo com dicas de recuperação de fotos de CompactFlash é mais útil do que os posts vagos de sempre.

Resumindo, sim, a recuperação é possível se o cartão ainda informar sua capacidade e os chips de memória estiverem bons. Se ele estiver totalmente morto ou com pinos tortos, pare com as tentativas caseiras agora.

Se tanto a câmera quanto o computador pararam de reconhecer as fotos, eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @jeff disseram: verifique se o problema é realmente o leitor, o cabo ou os pinos do CF antes de entrar fundo no modo de recuperação. CompactFlash antigo é meio conhecido por problemas físicos bobos.

O que eu ainda não faria é continuar recolocando o cartão 20 vezes em dispositivos diferentes. Isso pode piorar situações de pinos tortos. Olhe dentro do slot da câmera e do leitor de cartão com uma lanterna, se puder.

Minha opinião:

• Se o cartão mostrar a capacidade correta, isso é um sinal razoável
  • Se aparecer como não alocado/em branco, o sistema de arquivos pode estar destruído, mas as fotos ainda podem estar lá
  • Se não aparecer de jeito nenhum, as chances de DIY caem rápido

Discordo um pouco da abordagem de escanear imediatamente: se o cartão tem estado instável, eu primeiro veria se o sistema operacional consegue ler informações básicas do dispositivo de forma consistente por alguns minutos. Se continuar desconectando, pare de mexer nele.

Quanto ao software, sim, Disk Drill é uma primeira tentativa razoável para recuperação de fotos em CompactFlash, especialmente se você precisa recuperar RAW/JPG e visualizar os resultados antes de salvar. Só recupere para outra unidade, não para o cartão CF. Superimportante.

Além disso, ignore qualquer aviso de formatação. Esses avisos são o caos em forma de caixa.

Observação: este tópico em ajuda para recuperação de imagens em CFexpress e dicas para resgatar fotos também vale a leitura, mesmo sendo CFexpress e não CF padrão. Parte da lógica de recuperação é semelhante.

Se os arquivos forem insubstituíveis e o cartão estiver sumindo, esquentando ou conectando e desconectando, eu pularia totalmente o DIY, pra ser sincero.