Estou tentando recuperar arquivos perdidos de um cartão CompactFlash depois que ele de repente parou de mostrar minhas fotos na câmera e no computador. Essas imagens são realmente importantes, e estou preocupado que eu possa piorar as coisas ao tentar soluções aleatórias. Quais são as etapas ou ferramentas mais seguras para recuperação de cartão CF?
O cartão CF parece vazio? Eu pararia e faria isto primeiro
Sim, já vi isso acontecer. Um cartão CompactFlash aparece em branco, ou sua câmera diz que quer formatá-lo, e seu estômago despenca. Parece que o ensaio foi perdido. Às vezes não foi.
O que costuma quebrar primeiro é a tabela de arquivos, não os dados das fotos em si. Seu computador perde o mapa. Os arquivos ainda podem estar no cartão até que algo novo grave por cima deles.
Primeiro passo, pare de mexer no cartão
Se você quer ter a melhor chance de recuperar seus arquivos, faça isto imediatamente:
- Tire o cartão CF da câmera.
- Não tire mais fotos com ele.
- Não copie nada para ele.
- Não confirme nenhum aviso de formatação.
- Não execute ferramentas de reparo ainda.
Eu fiz isso errado uma vez com um cartão SanDisk antigo. Coloquei-o de volta na câmera para verificar só mais uma vez. Má ideia. Cada gravação extra aumenta o risco.
O que eu tentaria antes de qualquer outra coisa
Se não houver backup, eu começaria com um software de recuperação. Para um cartão que seu computador ainda detecta, esta geralmente é a opção menos complicada.
Eu começaria com Disk Drill.
O motivo é simples. É fácil de usar, lê formatos comuns de CF como FAT32 e exFAT, e tende a encontrar os arquivos de câmera com os quais as pessoas se importam, JPG, CR2, CR3, NEF, ARW, MOV, MP4. A parte de pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se um arquivo abre na prévia sem problemas, suas chances são melhores.
O fluxo exato de recuperação que eu usaria
1. Retire o cartão e deixe-o em paz
Separe-o. Nada de usar a câmera de novo até terminar a recuperação.
2. Use um leitor de cartão CF de verdade
Conecte o cartão em um leitor dedicado. Eu evitaria conectar a câmera por USB. Leitores geralmente expõem o cartão de forma mais direta, e os apps de recuperação tendem a funcionar melhor com eles.
3. Instale o app no seu computador
Não instale nada no cartão CF. Parece óbvio, mas já vi gente escolher a unidade errada na pressa.
4. Faça a varredura do cartão
Abra Disk Drill, escolha o cartão CF, execute uma varredura completa e deixe terminar. Se o cartão montar e permanecer estável, deixe a varredura concluir totalmente. Não fique cancelando e reiniciando porque parece lento.
5. Verifique as prévias
Veja as fotos e vídeos encontrados antes de recuperar. Se as prévias abrirem, esses arquivos geralmente têm uma chance melhor de voltar em condição utilizável.
6. Salve os arquivos recuperados em outro lugar
Coloque-os no seu disco interno, em um SSD externo ou em outro dispositivo de armazenamento. Não de volta no cartão CF. Nunca. Eu sei que isso também parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas fazerem coisas estranhas, eu incluso para ser bem sincero.
Se o cartão estiver se comportando de forma estranha
Esta parte importa.
Se o cartão estiver lendo devagar, perder conexão, gerar erros de leitura ou travar durante a varredura, eu faria primeiro uma imagem byte a byte e analisaria a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Menos estresse na mídia com falha. Fluxo de trabalho mais seguro.
E eu ignoraria CHKDSK, Primeiros Socorros do macOS ou outras opções de reparo até depois da recuperação. Essas ferramentas gravam alterações no sistema de arquivos. Se seu objetivo é resgatar, não limpar, não deixe que mexam no cartão ainda.
Recupere os arquivos primeiro. Conserte o cartão depois.
Quando o software deixa de fazer sentido
Às vezes o cartão já passou da fase de fazer por conta própria.
Eu procuraria um serviço de recuperação se qualquer uma destas situações estiver acontecendo:
- O cartão não é detectado em nenhum computador
- Os pinos parecem tortos ou danificados
- O cartão esquenta
- Ele continua desconectando
- Os arquivos são importantes demais para arriscar
Se o cartão ainda aparece normalmente, a recuperação por software geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. Se o hardware em si parecer estranho, eu não continuaria mexendo nele.
Espero que isso ajude um pouco.
Se o cartão CF não aparece nem na câmera nem no computador, eu dividiria isso em dois casos.
- O cartão é detectado, mas parece vazio.
- O cartão não é detectado de jeito nenhum.
@mikeappsreviewer está certo sobre parar todas as gravações. Concordo com essa parte 100 por cento. Onde eu discordo é no seguinte. Eu não começaria escaneando o cartão original repetidamente se ele parecer instável. Eu tentaria primeiro uma leitura limpa em outro leitor e em outra porta USB. Leitores baratos falham muito, e pinos antigos de CF são sensíveis.
Minha ordem seria:
- Teste o cartão em um leitor de CF comprovadamente bom.
- Tente em um segundo computador, se tiver um.
- Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac.
- Se o cartão aparecer com capacidade, recupere os dados dele com o Disk Drill.
- Salve os arquivos no seu SSD ou HDD, não de volta no cartão.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com sistemas de arquivos de câmera e mostra prévias das fotos antes da recuperação. Isso economiza tempo. Se seus arquivos RAW tiverem prévia, suas chances são melhores. É uma das melhores ferramentas de recuperação de fotos de cartão CompactFlash para casos normais de faça você mesmo.
Se o cartão mostrar 0 bytes, desconectar, ou travar durante as leituras, pare. Nesse ponto eu tenderia a criar uma imagem do cartão primeiro ou enviá-lo para um laboratório. Tentativas repetidas de escaneamento em um cartão morrendo são como as pessoas transformam uma perda parcial em perda total. Já vi isso acontecer, é horrível.
Não formate. Não execute o CHKDSK. Não deixe a câmera reparar o cartão. Essas ferramentas gravam alterações.
Observação: se você quiser uma explicação rápida sobre recuperação de armazenamento, este vídeo com dicas de recuperação de fotos de CompactFlash é mais útil do que os posts vagos de sempre.
Resumindo, sim, a recuperação é possível se o cartão ainda informar sua capacidade e os chips de memória estiverem bons. Se ele estiver totalmente morto ou com pinos tortos, pare com as tentativas caseiras agora.
Se tanto a câmera quanto o computador pararam de reconhecer as fotos, eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @jeff disseram: verifique se o problema é realmente o leitor, o cabo ou os pinos do CF antes de entrar fundo no modo de recuperação. CompactFlash antigo é meio conhecido por problemas físicos bobos.
O que eu ainda não faria é continuar recolocando o cartão 20 vezes em dispositivos diferentes. Isso pode piorar situações de pinos tortos. Olhe dentro do slot da câmera e do leitor de cartão com uma lanterna, se puder.
Minha opinião:
- Se o cartão mostrar a capacidade correta, isso é um sinal razoável
- Se aparecer como não alocado/em branco, o sistema de arquivos pode estar destruído, mas as fotos ainda podem estar lá
- Se não aparecer de jeito nenhum, as chances de DIY caem rápido
Discordo um pouco da abordagem de escanear imediatamente: se o cartão tem estado instável, eu primeiro veria se o sistema operacional consegue ler informações básicas do dispositivo de forma consistente por alguns minutos. Se continuar desconectando, pare de mexer nele.
Quanto ao software, sim, Disk Drill é uma primeira tentativa razoável para recuperação de fotos em CompactFlash, especialmente se você precisa recuperar RAW/JPG e visualizar os resultados antes de salvar. Só recupere para outra unidade, não para o cartão CF. Superimportante.
Além disso, ignore qualquer aviso de formatação. Esses avisos são o caos em forma de caixa.
Observação: este tópico em ajuda para recuperação de imagens em CFexpress e dicas para resgatar fotos também vale a leitura, mesmo sendo CFexpress e não CF padrão. Parte da lógica de recuperação é semelhante.
Se os arquivos forem insubstituíveis e o cartão estiver sumindo, esquentando ou conectando e desconectando, eu pularia totalmente o DIY, pra ser sincero.