O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e estou tentando descobrir se consigo recuperar espaço suficiente apenas limpando algumas coisas em vez de comprar mais iCloud ou trocar de celular. Já apaguei algumas fotos e apps, mas o armazenamento ainda parece cheio. O que devo verificar em seguida para liberar espaço com segurança e melhorar o armazenamento do iPhone?
Eu bati nessa parede mais de uma vez. Normalmente na pior hora. Eu estava tentando filmar uma música em um show, ou salvar um clipe curto de um grupo da família no chat, e então o iPhone mostrava o aviso de armazenamento. Fim da história. Sem slot para microSD, sem expansão fácil, sem movimento de resgate. O que vem com o telefone é com o que você vive.
Se você não quer outra conta mensal do iCloud, ou já paga por isso e seu telefone ainda parece lotado, você precisa reduzir as coisas de um jeito mais inteligente. Quando meu gráfico de armazenamento ficou vermelho, eu senti a lentidão na mesma hora. Os apps demoravam mais para abrir. O Safari ficava travando. Até as coisas pequenas pareciam estranhas. Os iPhones parecem precisar de algum espaço livre para respirar, e quando você tira isso, o desempenho cai.
O que funcionou melhor para mim foi passar pelas fotos e vídeos primeiro. Eu costumava fazer isso à mão, o que era miserável depois de alguns milhares de imagens. Acabei experimentando um app chamado Clever Cleaner, e pela primeira vez ele não pareceu um daqueles apps de limpeza vagabundos com pop-ups e bloqueios de pagamento a cada dois toques. Esse aqui era grátis quando eu usei. Sem anúncios, sem insistência de assinatura, sem nenhuma das bobagens de costume.
A parte à qual eu sempre voltava era a seção Heavies. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, então você vê primeiro os maiores devoradores de armazenamento. Muito mais rápido do que ficar adivinhando. Também há uma seção Similars, que agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tirou nove fotos do mesmo cachorro ou pôr do sol porque uma delas tinha que ser a boa. Ela também mostra o tamanho do arquivo de capturas de tela e vídeos, o que ajuda quando você quer ganhos rápidos. Pelo que eu vi, o processamento fica no dispositivo, então suas coisas privadas não estão sendo enviadas para algum lugar aleatório. Depois de limpar alguns gigabytes, meu telefone pareceu normal de novo.
Se a sua biblioteca estiver limpa e você ainda precisar de espaço para arquivos maiores, uma unidade externa faz sentido. Nos iPhones mais novos com USB-C, eu usei um pen drive comum e funcionou bem. Um SSD externo é melhor se você move arquivos grandes de vídeo com frequência. iPhones mais antigos com Lightning precisam de um acessório diferente, algo como um drive SanDisk iXpand que conecta direto no telefone. Transfira seus clipes em 4K ou fotos em resolução total, apague-os do telefone, e você recupera espaço sem pagar todo mês.
Uma configuração que muita gente deixa passar é o descarregamento de apps. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Seus apps aparecem organizados por tamanho. Se você vir jogos, apps de compras, ou coisas aleatórias que não toca há meses, descarregue-os. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. Depois, se você reinstalá-lo, suas coisas ainda estarão lá. Eu gosto mais disso do que apagar apps de vez porque exige menos compromisso.
Também há o lixo oculto. O cache do Safari se acumula silenciosamente. O meu tinha muito mais dados armazenados do que eu esperava. Você pode limpá-lo em Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Mensagens é outro. Conversas antigas acumulam vídeos, memes, GIFs, notas de voz, tudo isso. Vá em Armazenamento do iPhone, toque em Mensagens, e depois verifique Anexos Grandes. Eu encontrei clipes de anos atrás parados ali sem fazer nada além de ocupar espaço.
Se você quer backup em nuvem sem depender do iCloud, o Google Fotos é uma opção. O nível gratuito oferece 15 GB compartilhados com o Gmail e o resto da sua conta Google, o que ainda é mais generoso do que a cota gratuita da Apple. Faça backup das suas fotos lá e depois use a ferramenta de limpeza para remover as cópias do telefone. Eu fiz isso por um tempo antes de decidir o que queria manter localmente.
Um iPhone lotado geralmente vira um iPhone lento. Para mim, os maiores ganhos vieram de limpar a biblioteca de fotos, descarregar apps abandonados, limpar o lixo do navegador e das mensagens, e mover arquivos pesados para uma unidade física. Recupere algum espaço livre e o telefone tende a parar de lutar contra você.