Melhor maneira gratuita de obter mais armazenamento no iPhone sem excluir fotos ou vídeos?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e estou tentando encontrar uma maneira gratuita de liberar espaço sem apagar fotos ou vídeos. Já removi alguns apps, mas meu armazenamento ainda está no limite e agora não consigo atualizar o iOS nem salvar novos arquivos. Preciso de ajuda com as melhores dicas gratuitas para liberar armazenamento no iPhone que realmente funcionam.

Encher o iPhone nem sempre é um problema de “apague sua vida”. Passei por isso um tempo atrás, quando o meu se recusava a salvar um vídeo e começou a travar em tudo. O toque parecia atrasado, os apps reabriam do zero, tudo estava uma bagunça. O que me ajudou foi mudar a forma como o armazenamento era gerenciado, não ficar passando pelas fotos uma por uma como um maluco.

Comece com Fotos. Ative Otimizar Armazenamento do iPhone. Na maioria dos celulares, isso é o que mais economiza espaço com o menor incômodo. Suas fotos em qualidade total ficam no iCloud, e o telefone mantém versões locais menores. Você continua vendo a biblioteca inteira. Quando abre algo, o arquivo completo é carregado se necessário. Se o seu rolo da câmera estiver lotado, só isso já libera uma quantidade absurda de espaço.

Depois olhe a tranqueira dos apps. Essa parte muita gente deixa passar. TikTok, Instagram, navegadores, até o Reddit, eles crescem muito além do tamanho da instalação por causa da mídia em cache. Você baixa um app de 200 MB e, alguns meses depois, ele está ali ocupando vários gigabytes de lixo. O iOS não te dá um botão único e limpo para limpar todo o cache, o que é irritante, mas existem alternativas.

No Safari, limpe o histórico e os dados dos sites em Ajustes. Não é algo gigantesco, mas ajuda. Nos apps sociais, a solução mais limpa que encontrei foi apagar o app e reinstalá-lo. Sua conta continua lá. Suas coisas na nuvem continuam lá. Os arquivos temporários somem. Parece meio bobo, mas funciona.

Se você não quiser remover os apps por completo, use Desinstalar Apps Não Usados em Armazenamento do iPhone. Eu gosto disso para apps que quase nunca abro, apps de companhia aérea, apps antigos de compras, ferramentas aleatórias de scanner, coisas assim. O binário do app é removido, mas seus documentos e ajustes permanecem. Quando precisar dele de novo, toque no ícone e ele volta.

O que me fez passar do limite foi a bagunça das fotos. Não memórias antigas, mas lixo duplicado, fotos em sequência, capturas de tela repetidas, vídeos enormes que eu tinha esquecido que existiam. As ferramentas da própria Apple pegaram parte disso, mas não o suficiente. Acabei testando o Clever Cleaner depois que meu celular ficou tão lotado que mal dava para usar.

Eu não confio muito em apps de limpeza, então esperava o pacote de sempre: isca, bloqueio por assinatura depois da varredura, anúncios a cada dois toques, barra de progresso falsa, tudo isso. Esse me surpreendeu. Sem anúncios. Sem muro de assinatura pulando na minha cara. A parte que mais usei foi a seção Similares. Ela agrupou fotos quase duplicadas, coisas como oito fotos do mesmo cachorro na mesma pose, com uma só um pouco menos borrada. Ele escolhia a melhor foto, e eu apagava os extras rapidinho.

A seção Pesados ajudou mais do que eu esperava. Ela organizava os vídeos por tamanho, que é algo que o Fotos deveria fazer melhor há muito tempo. Encontrei alguns clipes enormes ali, um deles tinha mais de 1 GB, e eu já tinha esquecido por que salvei aquilo em primeiro lugar. Quando pude ver os tamanhos exatos dos arquivos, decidir o que tirar do telefone ficou fácil. Pelo que vi, o processamento ficava no aparelho, o que importava para mim porque eu não estava com vontade de entregar minha galeria para algum servidor aleatório.

Algumas correções menores também ajudaram. Se os Dados do Sistema parecerem enormes em Armazenamento do iPhone, reinicie o telefone. Parece simples demais, eu sei. Já vi isso diminuir depois de reiniciar porque o iOS limpa alguns logs temporários e cache restante. Verifique também o Mensagens. Conversas antigas em grupo ocupam espaço em silêncio, especialmente as cheias de vídeos, notas de voz e memes de 2021 que ninguém vai abrir de novo. Configurar as mensagens para serem apagadas automaticamente depois de um ano liberou mais espaço do que eu esperava.

Se o seu armazenamento está cheio agora, eu faria nesta ordem:

1. Ative Otimizar Armazenamento do iPhone.
  2. Verifique Armazenamento do iPhone e desinstale apps que você mal usa.
  3. Limpe os dados do Safari.
  4. Apague e reinstale os apps com cache mais pesado.
  5. Revise fotos duplicadas, capturas de tela e vídeos grandes.
  6. Reinicie o telefone e verifique de novo os Dados do Sistema.
  7. Altere a retenção do Mensagens se conversas antigas estiverem se acumulando.

Quando fiz isso, recuperei cerca de 10 a 15 por cento do meu armazenamento em uma limpeza curta. Nenhuma foto importante perdida. Nenhuma redefinição completa. Nenhum celular novo. Se o seu iPhone está lento e cheio, eu começaria por aí.

Ignore por enquanto a rota de limpeza das fotos. Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas não gosto muito de depender do iCloud como a resposta gratuita, porque 5GB enchem rápido. Se você já passou disso, Otimizar Armazenamento do iPhone não vai te salvar a menos que você pague ou mova algumas coisas antes.

O que eu verificaria em vez disso são os dados locais que a Apple esconde à vista de todos.

Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, e depois procure por:
Mensagens, músicas baixadas, downloads de podcasts, app Arquivos, Mail e conteúdo offline em apps como Netflix, Spotify, YouTube. Esses itens costumam ocupar vários GB e as pessoas esquecem deles. Remover downloads não é apagar suas fotos ou vídeos.

Verifique também o Mail. Se você adicionou uma conta de e-mail grande com anexos sincronizando, o armazenamento sobe rápido. Apagar e adicionar o Mail novamente às vezes limpa a bagunça mais rápido do que vasculhar conversa por conversa.

Mais uma coisa: se você usa WhatsApp ou Telegram, abra o gerenciador de armazenamento interno deles. Esses apps acumulam cópias de mídia. O mesmo vale para mensagens de voz. Isso aumenta rápido.

Para limpar fotos sem apagar coisas que importam para você, o Clever Cleaner vale a pena conferir. Ele ajuda a encontrar fotos duplicadas, capturas de tela e arquivos grandes mais rápido. Se você quiser uma leitura rápida, esta página mostra feedback real de usuários sobre o Clever Cleaner e o que as pessoas acharam útil para liberar armazenamento do iPhone, veja avaliações do app Clever Cleaner de usuários de iPhone.

Minha ordem seria:

1. Remover downloads offline.
  2. Limpar o excesso do Mail.
  3. Verificar o armazenamento do WhatsApp ou Telegram.
  4. Esvaziar a pasta Downloads do app Arquivos.
  5. Depois usar o Clever Cleaner para limpar duplicados inúteis.

Essa combinação liberou 6GB no meu celular. Sem apagar a biblioteca de fotos, sem redefinição de fábrica. Meio bobo a Apple tornar isso tão irritante.

Eu pularia uma coisa sobre a qual tanto @mikeappsreviewer quanto @kakeru meio que ficam rodeando: se o seu celular está tão cheio que você não consegue atualizar o iOS, às vezes a solução gratuita mais rápida é conectá-lo a um Mac ou PC e fazer a atualização pelo Finder ou iTunes. Isso pode funcionar até quando a atualização no próprio aparelho continua falhando porque precisa de espaço temporário extra. Meio à moda antiga, mas ainda funciona.

Também confira estas coisas sorrateiras:

• app Gravador
  • projetos do GarageBand se você mexeu nele uma vez em 2019
  • exportações do iMovie
  • downloads e PDFs do app Livros
  • episódios salvos dos Podcasts
  • Contatos com bibliotecas enormes de fotos sincronizadas
  • Apagados Recentemente no app Arquivos

Apagados Recentemente é a parte que as pessoas deixam passar. O Fotos tem isso, o Arquivos tem isso, o Notas também pode ter anexos parados lá.

Mais uma opinião impopular: não fique obcecado com Dados do Sistema, a menos que esteja absurdamente enorme por dias. As pessoas perdem horas tentando brigar com um número que muda sozinho.

Se você realmente quiser limpar a bagunça das fotos sem destruir suas memórias de verdade, o Clever Cleaner continua sendo uma das melhores opções gratuitas para duplicatas e fotos parecidas. Também achei útil esta seleção: melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente.

E sim, Clever Cleaner é um app gratuito de limpeza para iPhone muito bem avaliado provavelmente é a forma mais simples de dizer isso. Não é mágica, só é mais rápido do que procurar porcaria manualmente.

Uma coisa que eu acrescentaria e que @kakeru, @shizuka e @mikeappsreviewer só mencionaram indiretamente: verifique os dados de idioma e vozes baixados. Vozes da Siri, pacotes de tradução offline, teclados extras, dicionários e vozes de acessibilidade podem ocupar um espaço surpreendente.

Veja em:

• Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado > Vozes
  • app Traduzir para idiomas offline
  • dicionários de teclado se você instalou extras

Além disso, se você usa Apple Music mas não quer apagar músicas permanentemente, desative Downloads Automáticos para que seu celular pare de se encher de novo silenciosamente depois que você fizer a limpeza.

Eu discordo um pouco da abordagem de “simplesmente reinstalar apps com muito cache” como primeiro passo. Alguns apps fazem você baixar tudo de novo, entrar novamente na conta, perder rascunhos ou apagar configurações locais. Eu deixaria isso para os piores casos.

Para o Clever Cleaner, prós:

• grátis
  • rápido para duplicatas, capturas de tela e arquivos grandes
  • mais fácil do que organizar fotos manualmente

Contras:

• ainda ajuda principalmente com a bagunça de fotos, não com todo o armazenamento do sistema/apps
  • você deve revisar as sugestões antes de apagar
  • não é uma solução milagrosa para “Dados do Sistema”

Se você quer ganhar espaço sem mexer em memórias reais, o Clever Cleaner é útil, mas eu primeiro procuraria as coisas ocultas que não são fotos e que a Apple esconde. Normalmente é aí que estão os gigabytes surpresa.