Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e percebi tarde demais que não tinha um backup recente. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de dados para Mac com uma interface simples, porque não sou muito técnico e não quero piorar as coisas. Se alguém puder recomendar uma ferramenta de recuperação de dados para Mac fácil de usar que realmente funcione, eu realmente agradeceria a ajuda.
Já passei por isso em um Mac e, sim, é horrível. Fotos sumidas, pastas de projetos desaparecidas, o drive externo monta, mas não mostra nada. Os primeiros minutos importam mais do que as pessoas pensam.
O que eu faria primeiro, antes de mexer em qualquer app de recuperação:
- Pare de gravar qualquer coisa no drive imediatamente.
- Não mova arquivos novos para ele.
- Deixe o Primeiro Socorros de lado por enquanto. O mesmo vale para apps aleatórios de limpeza.
- Salve os arquivos recuperados em outro drive, nunca de volta no mesmo.
- Se o drive perder a conexão, travar ou parecer instável, faça primeiro um backup em imagem, se puder.
SSDs são onde as pessoas se prejudicam rápido. Em Macs mais novos, o TRIM pode apagar blocos deletados mais cedo do que você imagina, então ficar esperando ou usar o drive normalmente é uma aposta ruim.
Se você quiser um resumo de opções decentes, vale a pena dar uma olhada nesta discussão: Ferramentas de recuperação para Mac.
As ferramentas que eu manteria na lista curta:
- Disk Drill é a primeira que eu indicaria para a maioria das pessoas. Lida bem com APFS, roda sem problemas no Apple Silicon e faz um bom trabalho com arquivos excluídos, drives formatados, cartões SD e SSDs externos. Gostei do recurso de pré-visualização, e a opção de imagem de backup byte a byte faz diferença quando um drive parece instável.