Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e percebi tarde demais que não tinha um backup recente. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de dados para Mac com uma interface simples, porque não sou muito técnico e não quero piorar as coisas. Se alguém puder recomendar uma ferramenta de recuperação de dados para Mac fácil de usar que realmente funcione, eu realmente agradeceria a ajuda.
Já passei por isso em um Mac e, sim, é horrível. Fotos sumidas, pastas de projetos desaparecidas, o drive externo monta, mas não mostra nada. Os primeiros minutos importam mais do que as pessoas pensam.
O que eu faria primeiro, antes de mexer em qualquer app de recuperação:
- Pare de gravar qualquer coisa no drive imediatamente.
- Não mova arquivos novos para ele.
- Deixe o Primeiro Socorros de lado por enquanto. O mesmo vale para apps aleatórios de limpeza.
- Salve os arquivos recuperados em outro drive, nunca de volta no mesmo.
- Se o drive perder a conexão, travar ou parecer instável, faça primeiro um backup em imagem, se puder.
SSDs são onde as pessoas se prejudicam rápido. Em Macs mais novos, o TRIM pode apagar blocos deletados mais cedo do que você imagina, então ficar esperando ou usar o drive normalmente é uma aposta ruim.
Se você quiser um resumo de opções decentes, vale a pena dar uma olhada nesta discussão: Ferramentas de recuperação para Mac.
As ferramentas que eu manteria na lista curta:
- Disk Drill é a primeira que eu indicaria para a maioria das pessoas. Lida bem com APFS, roda sem problemas no Apple Silicon e faz um bom trabalho com arquivos excluídos, drives formatados, cartões SD e SSDs externos. Gostei do recurso de pré-visualização, e a opção de imagem de backup byte a byte faz diferença quando um drive parece instável.
- PhotoRec é a minha escolha se você precisa de uma opção gratuita. É forte, especialmente com cartões danificados e casos complicados, mas não é amigável. Roda no terminal, e normalmente você perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas.
- R-Studio vai mais a fundo. Se você está lidando com RAID, partições corrompidas ou problemas de sistema de arquivos em nível mais baixo, é uma das ferramentas sérias. Eu não colocaria isso na mão de um iniciante, porém. A interface parece densa rapidamente.
- iBoysoft Data Recovery é uma boa opção se você quiser algo mais simples. O suporte a APFS é sólido, e a pequena cota gratuita de recuperação ajuda quando você só precisa de alguns arquivos.
Se esse fosse o meu drive e o problema fosse algo comum, arquivos apagados, Lixo esvaziado, cartão SD corrompido, comportamento estranho de drive externo, eu começaria com o Disk Drill. Parece o meio-termo mais fácil entre resultados e facilidade de uso. Se você se vira bem no Terminal e quer uma opção gratuita, o PhotoRec ainda consegue fazer mais do que as pessoas esperam.
Se você quer a opção mais fácil, eu escolheria o Disk Drill para Mac.
Por quê. Interface simples. Botões grandes. Categorias de arquivos claras. A pré-visualização funciona bem, então você perde menos tempo vasculhando arquivos inúteis. Para usuários não técnicos, isso importa mais do que as pessoas admitem.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a lista geral, mas estou um pouco menos convencido sobre o iBoysoft para iniciantes. Parece simples no começo, depois começa a mostrar prompts extras e opções de varredura que as pessoas nem sempre entendem. O Disk Drill parece mais limpo.
Minha classificação rápida para uso simples:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade e resultados de recuperação.
- EaseUS Data Recovery Wizard, layout fácil, mas achei as varreduras mais lentas em unidades grandes.
- Wondershare Recoverit, interface bem polida, decente para fotos e documentos, o preço é irritante.
Mais uma coisa. Se os seus arquivos excluídos estavam no SSD interno de um Mac mais novo, as chances de recuperação caem rápido. Se foi em uma unidade externa, cartão SD ou pendrive, suas chances geralmente são melhores.
Se você quer um resumo em linguagem simples, isso me ajudou a comparar as ferramentas antes de escolher uma:
melhor software de recuperação para Mac com configuração simples
Então, sim, se seu principal objetivo é uma interface simples em primeiro lugar, o Disk Drill é o que eu começaria usando. Pré-visualize os arquivos, recupere para uma unidade diferente e mantenha o processo curto.
Se a sua prioridade principal é uma interface simples no Mac, eu ainda colocaria o Disk Drill no topo, mas por um motivo um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @nachtdromer.
O que o torna mais fácil para pessoas sem conhecimento técnico é que ele não te afoga em jargões logo de cara. Normalmente, você pode simplesmente escolher a unidade, escanear, visualizar e recuperar. Isso importa mais do que ter 900 opções “avançadas” nas quais você nunca vai mexer. O painel de visualização também é super útil, especialmente se você só precisa de alguns documentos ou fotos e não quer restaurar uma montanha de lixo.
Onde eu meio que discordo um pouco: as pessoas frequentemente ficam obcecadas com as “melhores taxas de recuperação” como se cada aplicativo fosse absurdamente diferente. Em casos normais de exclusão acidental, a usabilidade importa tanto quanto. Uma ferramenta poderosa com uma interface bagunçada pode piorar uma situação ruim se você clicar na coisa errada ou salvar os arquivos de volta no mesmo disco.
Minha versão curta:
- Disk Drill: software de recuperação de dados para Mac mais fácil no geral para iniciantes
- EaseUS: simples o suficiente, mas parece mais poluído para mim
- PhotoRec: eficaz, mas nada amigável para iniciantes
- R-Studio: ótimo para profissionais, exagerado para a maioria das pessoas
Se você quiser mais comparações, este tópico tem um bom resumo de os melhores softwares de recuperação de dados para Mac para arquivos excluídos e unidades externas.
Uma ressalva que ninguém gosta de ouvir: se os arquivos foram excluídos do seu SSD interno em um Mac mais novo, a recuperação pode funcionar ou não. Se foi um cartão SD, pendrive ou SSD/HDD externo, suas chances geralmente são bem maiores.
Então sim, para uma pergunta sobre a melhor ferramenta de recuperação de dados para Mac com interface simples, eu começaria pelo Disk Drill para Mac. É a opção menos irritante, e sinceramente isso conta bastante.
Concordo em grande parte com @nachtdromer, @mike34 e @mikeappsreviewer que o Disk Drill é a recomendação mais segura para um usuário de Mac sem conhecimentos técnicos, mas eu acrescentaria uma pequena ressalva: “simples” só ajuda se o aplicativo também deixar claro o que não fazer. Algumas ferramentas de recuperação parecem amigáveis, mas depois discretamente empurram opções extras de reparo que confundem iniciantes.
Por esse motivo, o Disk Drill provavelmente é a melhor primeira tentativa no Mac.
Prós do Disk Drill
- Interface limpa, fácil de navegar
- Boa visualização de arquivos antes da recuperação
- Lida bem com APFS, unidades USB, cartões SD e discos externos
- Permite que você foque nos arquivos excluídos em vez de se perder em configurações técnicas
Contras do Disk Drill
- Não é a opção mais barata
- Verificações profundas ainda podem retornar muitos resultados bagunçados
- Em SSDs internos mais novos de Mac, nenhum aplicativo pode prometer muito se o TRIM já limpou os dados
Onde eu discordo um pouco do ranking habitual: o EaseUS é fácil o suficiente, mas acho a interface dele mais parecida com um assistente do que realmente clara. Ele guia você, claro, mas às vezes isso só significa mais telas. O R-Studio é excelente, mas é coisa demais para este caso de uso. O PhotoRec é poderoso e gratuito, mas se você quer algo simples, ele é basicamente o oposto de simples.
Então, se o seu objetivo é o melhor software de recuperação de dados para Mac com uma interface simples, eu começaria com o Disk Drill, verificaria a unidade afetada, visualizaria apenas o que importa e recuperaria para um dispositivo diferente. Se for o seu SSD interno, mantenha expectativas realistas. Se for uma unidade externa ou um cartão SD, suas chances geralmente são bem melhores.