Como recuperar fotos apagadas de uma câmera Nikon se eu não tiver um backup?

Apaguei acidentalmente fotos da minha câmera Nikon antes de transferi-las para o meu computador e não tenho backup. Essas fotos são realmente importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar com segurança as fotos apagadas da câmera Nikon sem piorar a situação.

Se você apagou fotos de uma Nikon, eu ainda não as descartaria. O que importou para mim não foi o ato de apagar em si. Foi o que eu fiz com o cartão depois.

Primeiro passo: pare de usar o cartão. Imediatamente. Nada de mais fotos, sem reformatar, sem copiar arquivos para ele. Em cartões SD, imagens apagadas muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Depois que você continua fotografando, suas chances caem rápido.

A maioria das câmeras Nikon armazena fotos em cartões SD ou outro cartão removível, então isso tem menos a ver com recuperação da câmera e mais com recuperação do cartão. Tive resultados melhores tirando o cartão e usando um leitor de cartões no meu computador. USB pela câmera foi pior para mim, e mais lento também.

Se você não tiver backup, um software de recuperação foi o caminho que segui. Tive uma experiência razoável com Disk Drill. O motivo de eu ter testado foi simples. Ele lê tipos de arquivo da Nikon como NEF, NRW e JPEG, e não me afogou em opções estranhas.

O que eu fiz:

1. Tirei o cartão SD da Nikon.
  2. Conectei-o ao meu computador com um leitor de cartões.
  3. Instalei o Disk Drill no computador, nunca no cartão SD.
  4. Selecionei o cartão SD e cliquei em Procurar dados perdidos.
  5. Executei a Verificação Universal. Para fotos apagadas e formatações rápidas, funcionou bem para mim.
  6. Esperei a verificação terminar e então visualizei as imagens. Se a visualização abria corretamente, a recuperação geralmente corria bem.
  7. Salvei os arquivos recuperados no meu computador, não de volta no mesmo cartão SD.

Se você perdeu vídeo também, execute a Recuperação Avançada de Câmera após a verificação principal. Vi isso recuperar gravações que uma verificação normal não encontrou, principalmente quando os arquivos estavam fragmentados.

Algumas coisas me atrapalharam na primeira vez:

1. Se o cartão aparecer como vazio, não presuma que as fotos desapareceram. Já vi isso acontecer após uma formatação rápida, dano no sistema de arquivos ou uma exclusão simples. Se os dados antigos não tiverem sido sobrescritos, você ainda tem uma chance.
  2. Se você recuperar arquivos RAW, especialmente NEF, o Windows talvez não os abra imediatamente. Os meus pareceram corrompidos no início, mas estavam bem. Eu precisava de um software com suporte a RAW da Nikon.
  3. Arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes estranhos, e a estrutura de pastas geralmente desaparece. Irritante, sim. Normal também. Ferramentas de recuperação frequentemente identificam arquivos por assinaturas de arquivo, não pelas informações originais de diretório.

Antes de verificar, procure cópias em lugares sem graça que as pessoas esquecem. Uma vez encontrei transferências antigas em um laptop, e em outra havia cópias paradas na sincronização em nuvem. Procure no seu computador, em unidades externas, SnapBridge, Nikon Image Space, Google Photos, Dropbox ou qualquer outra coisa que você tenha deixado ativada.

Um limite claro. Se nenhum computador detectar o cartão SD, se o cartão estiver fisicamente danificado, ou se ele continuar perdendo a conexão durante a verificação, eu pararia por aí. Um cartão com falha piora quanto mais você mexe nele. Nesse ponto, uma empresa de recuperação faz mais sentido.

Então sim, RAWs apagados, um cartão esvaziado ou um cartão SD aparecendo em branco de repente nem sempre significam fim. Se você parar de usar o cartão cedo e verificá-lo logo, suas chances serão muito melhores.

Retire o cartão da Nikon e deixe-o em paz. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima. Suas chances de recuperação dependem da taxa de sobrescrita, não do botão de excluir.

Uma coisa que eu acrescentaria: verifique se sua Nikon usava slots duplos ou gravava JPGs pequenos em um cartão e arquivos RAW no outro. Muita gente esquece o slot 2 e passa horas escaneando o cartão errado. Também veja o menu de Retoque da câmera ou o cache de transferências recentes se você já usou o SnapBridge. É improvável, mas já vi pessoas encontrarem cópias redimensionadas lá.

Não concordo totalmente com ficar escaneando para sempre um cartão instável. Se o cartão desconectar uma vez ou começar a ler devagar, primeiro faça uma imagem do cartão com uma ferramenta como USB Image Tool ou R-Studio e depois escaneie a imagem. Menos desgaste, menos risco. Se a criação da imagem falhar, pare de mexer nele.

Se você quer um software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos da Nikon, especialmente para NEF e JPG. A visualização importa mais do que os resultados da varredura. Se um arquivo abrir na visualização sem problemas, suas chances são boas. Salve os resultados no seu SSD ou em outra unidade, nunca de volta no cartão. Se os nomes estiverem faltando, classifique pelo horário EXIF após a recuperação.

Se você quiser um passo a passo rápido antes de tentar qualquer coisa, isso me ajudou: Análise do Disk Drill com testes reais de recuperação

Se o cartão foi formatado na câmera após a exclusão, ainda não entre em pânico. A formatação rápida geralmente deixa os dados das fotos intactos. Se o cartão estiver torto, rachado ou esquentar, pule o software e procure um laboratório. Esse é o ponto em que tentar fazer por conta própria começa a piorar as coisas.

Não fique mexendo na própria câmera. Eu discordo um pouco de quem parte direto para varreduras repetidas no cartão original. Se essas fotos são realmente importantes, a opção mais segura é primeiro fazer uma imagem setor por setor do cartão e depois fazer o trabalho de recuperação na imagem, não no cartão. Isso importa se o sistema de arquivos estiver instável ou se o cartão estiver começando a falhar.

@mikeappsreviewer e @ombrasilente estão certos sobre uma coisa, porém: pare de usar o cartão imediatamente.

Algumas coisas extras para verificar que as pessoas costumam esquecer:

• Se a sua Nikon salvou RAW+JPEG, uma das versões ainda pode existir mesmo que a outra pareça ter sumido.
  • Alguns corpos Nikon criam novas pastas após mudanças de data ou erros no cartão, então navegue manualmente pelo cartão em um computador antes de presumir que ele está vazio.
  • Se você usou um Mac, verifique o Captura de Imagem, as importações do Fotos e o Lixo. No Windows, verifique Imagens, uploads da câmera no OneDrive e o histórico de importação.
  • Se a câmera tiver slots duplos, confirme qual cartão estava ativo quando você tirou essas fotos.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de fotos da Nikon porque lida muito bem com arquivos NEF e permite visualizar os resultados. Mas eu também compararia com esta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para fotos excluídas e cartões SD antes de escolher uma ferramenta.

Mais uma coisa que as pessoas não dizem o suficiente: se as fotos apagadas estavam na memória interna da câmera em vez do cartão SD, as chances de recuperação geralmente são piores e o processo é menos direto. Nesse caso, pare rapidamente de tentar coisas aleatórias. Isso pode dar muito errado bem rápido.

A única coisa que eu acrescentaria ao que @ombrasilente, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique se as fotos “excluídas” na verdade foram ocultadas por um índice DCIM danificado, e não realmente apagadas. Às vezes, cartões da Nikon parecem vazios na câmera enquanto os blocos de dados ainda estão lá. Em um computador, ative os arquivos ocultos e inspecione o cartão manualmente antes de fazer a varredura. Já vi fotos paradas em pastas estranhas depois de uma falha da câmera.

Discordo um pouco de “faça a varredura primeiro, resolva depois” se o cartão tiver qualquer histórico de erros. Se o leitor clicar, travar ou o cartão montar de forma inconsistente, não continue tentando de novo. Cada reconexão é um estresse. Nesse ponto, recupere a partir de uma imagem ou pare e considere um laboratório.

Sobre o Disk Drill, já que ele continua sendo mencionado:

Prós:

• Bom suporte para formatos da Nikon, como NEF e JPG
  • A visualização é útil, o que economiza tempo
  • Simples o suficiente se você não conhece a fundo ferramentas de recuperação

Contras:

• Varreduras profundas podem retornar muito lixo pelos nomes de arquivo
  • A recuperação completa é paga
  • Não é minha primeira escolha para um cartão fisicamente instável

Mais uma dica prática: depois da recuperação, compare os tamanhos dos arquivos. Um NEF recuperado que seja muito menor do que seus RAWs Nikon habituais geralmente está incompleto, mesmo que “abra”. Se você fotografou em sequência, também espere lacunas onde clusters sobrescritos quebraram a sequência.

Então sim, o Disk Drill é uma opção caseira razoável, mas valide as fotos recuperadas, não apenas conte quantas são.