Como posso recuperar fotos após formatar acidentalmente meu cartão SD?

Eu formatei meu cartão SD acidentalmente e perdi cerca de dois anos de fotos e vídeos que significam muito para mim. Não adicionei nenhum arquivo novo desde que isso aconteceu e estou tentando descobrir a maneira mais segura de recuperar os dados antes que se percam para sempre. Eu realmente preciso de ajuda com etapas de recuperação de cartão SD, software de recuperação confiável ou qualquer coisa que possa me ajudar a recuperar essas memórias.

Já passei por isso com um cartão SD de um drone, e a primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão agora mesmo. Se ele foi formatado e depois ficou praticamente sem uso, seus arquivos ainda têm chance.

O que normalmente acontece em câmeras, celulares, drones e sistemas Windows é uma formatação rápida. Isso apaga o índice dos arquivos, não os dados de fotos e vídeos em si. Então o cartão parece vazio, enquanto os dados antigos ainda ficam lá até que algo novo seja gravado por cima.

Então, nada de mais fotos. Nada de mais vídeos. Não mova arquivos para ele. Não deixe o dispositivo continuar usando-o. Cada gravação reduz suas chances.

Se você quiser o caminho mais simples, eu começaria com Disk Drill. Eu usei porque a interface era fácil de entender, e ele fez um trabalho melhor em cartões SD formatados do que algumas das outras opções que testei. A ferramenta de visualização me ajudou a separar arquivos inúteis daqueles que ainda abriam. Se seus arquivos perdidos forem de câmeras de ação, drones ou câmeras veiculares, vale a pena testar o modo de recuperação focado em câmeras, já que esses arquivos de vídeo costumam ser divididos de formas estranhas.

O que eu faria, passo a passo:

1. Retire o cartão SD do dispositivo.

2. Conecte-o ao computador com um leitor de cartões.

3. Instale o aplicativo de recuperação no drive interno do computador, não no cartão SD.

4. Execute uma varredura no cartão.

5. Verifique os resultados da visualização.

6. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, como no computador ou em outra unidade.

Também testei algumas outras ferramentas. O Recuva pareceu bom para casos mais simples, especialmente se você quiser algo fácil, mas não funcionou tão bem para mim quando o cartão já tinha sido formatado ou os vídeos estavam fragmentados. O UFS Explorer foi mais a fundo e lidou melhor com casos mais complicados, especialmente quando o cartão parecia parcialmente danificado, embora eu tenha precisado explorar a interface por um tempo porque ela não foi feita para usuários casuais.

Um ponto em que eu pararia e repensaria a situação é se o cartão continuar desconectando, aparecer e sumir, ficar extremamente lento durante leituras, fizer sons estranhos pelo leitor ou simplesmente não aparecer. Nesse ponto, eu não continuaria forçando com varreduras. Um laboratório de recuperação faz mais sentido nesse caso, já que um cartão com falha pode piorar rapidamente.

Se você ainda não gravou nada novo no cartão SD, suas chances ainda são razoáveis. Essa parte é a mais importante.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre interromper completamente o uso. Onde eu divirjo um pouco é no seguinte. Antes de executar um software de recuperação, faça primeiro uma imagem completa do cartão SD se o seu PC o reconhecer corretamente. Use uma ferramenta como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma verificação travar ou o cartão começar a falhar, você ainda terá um snapshot limpo. As pessoas pulam esta etapa e depois se arrependem.

Depois disso, tente o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação no arquivo de imagem. O Disk Drill é sólido para recuperação de cartão SD formatado, especialmente para fotos e formatos de vídeo comuns. Se os nomes de arquivos e pastas tiverem sumido, classifique por tipo de arquivo e visualize o que abre. Para fotos, JPGs e arquivos RAW recuperados costumam voltar melhor do que vídeos.

Mais uma coisa. Se isso foi uma formatação completa, e não uma rápida, as chances de recuperação caem bastante. Na maioria das câmeras é uma formatação rápida, então isso joga a seu favor.

Leitura útil aqui sobre recuperar fotos após formatar um cartão SD, recuperar fotos após formatar um cartão SD.

A melhor frase de busca para esse problema é recuperação de fotos de cartão SD formatado, já que a maioria dos guias usa exatamente esses termos.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @hoshikuzu disseram: não julgue a recuperação apenas pelo resultado da primeira varredura. Muita gente faz uma passada, vê nomes de arquivos estranhos ou pastas ausentes, e presume que o cartão já era. Nem sempre é verdade.

Cartões SD formatados frequentemente voltam em duas camadas:

1. qualquer estrutura de pastas antiga que ainda possa ser reconstruída
  2. recuperação bruta de arquivos, em que fotos/vídeos são encontrados apenas pela assinatura

Esse segundo método é bagunçado, mas pode salvar muita coisa. Você pode perder os nomes originais e as datas em alguns casos, mas a imagem/vídeo em si ainda pode estar intacta. Então, se o Disk Drill mostrar tanto arquivos reconstruídos quanto encontrados, verifique as duas seções. É aí que as pessoas deixam passar arquivos recuperáveis.

Também discordo um pouco da mentalidade de escanear para sempre. Se o cartão começar a apresentar erros de leitura, ficar extremamente lento ou montar de forma inconsistente, pare. Repetir varreduras pode piorar um cartão que está morrendo. Nesse caso, uma tentativa de imagem ou uma recuperação profissional é mais inteligente do que forçar na marra.

Além disso, se essas forem realmente fotos de família insubstituíveis, eu não experimentaria primeiro 8 ferramentas gratuitas diferentes. Cada ferramenta lê o cartão de forma diferente, e algumas são meio gambiarra, para ser sincero. Escolha uma opção sólida, de preferência o Disk Drill, faça a varredura com cuidado, recupere para outra unidade e depois revise os resultados.

Para ajuda extra, este tutorial passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD após formatação vale a pena conferir.

O mais importante é: nenhuma gravação nova = ainda há boas chances. Essa parte é enorme.