Alguma Maneira Real de Fazer a Recuperação do Seagate Backup Plus?

Meu disco Seagate Backup Plus de repente parou de mostrar meus arquivos, e o Windows não o detecta ou pede para formatá-lo. Tenho backups importantes e dados pessoais nele, então estou procurando opções seguras de recuperação do Seagate Backup Plus antes de correr o risco de piorar a situação.

Desculpe que você esteja passando por isso. Um Seagate Backup Plus que de repente parece vazio, pede para ser formatado ou se comporta como um disco novo em folha é bem estressante, mas ainda não comece a clicar em tudo.

O principal é isto: pare de usar a unidade imediatamente. Não copie nada para ela, não execute ferramentas de reparo aleatórias e não a formate. Se os arquivos foram excluídos ou o sistema de arquivos virou RAW, os dados ainda podem estar lá, mas a unidade marca esse espaço como reutilizável. Quanto mais tempo ela ficar conectada e ativa, maiores as chances de o Windows ou algum processo em segundo plano gravar por cima do que você está tentando recuperar.

Primeiro, verifique se isso parece ser um problema de hardware ou de sistema de arquivos.

Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, girando para cima e para baixo repetidamente ou emitindo algum som alto horrível de zumbido, isso é um mau sinal. A recuperação por software geralmente não é a resposta para falha física. Nesse caso, verifique os Serviços de Recuperação de Dados Rescue da Seagate antes de fazer qualquer outra coisa. Alguns discos Backup Plus incluem um período de cobertura de recuperação com a garantia, então vale a pena verificar o número de série em vez de presumir que será caro.

Se ela soa normal, mas o Windows não a mostra no Explorador de Arquivos ou diz que você precisa formatá-la antes de usar, isso provavelmente é um problema lógico. Chato, mas geralmente mais recuperável. Os arquivos ainda podem estar lá, enquanto o índice ou sistema de arquivos da unidade foi o que se danificou.

Para recuperação por conta própria, eu normalmente usaria algo como Disk Drill. É uma opção sólida para partições RAW e unidades externas que foram corrompidas depois de serem desconectadas de forma inadequada ou por falha ao ejetar corretamente.

Aqui está a forma mais segura como eu faria isso:

1. Não instale nada na unidade Seagate. Instale o software de recuperação na sua unidade interna, como C:, ou em outra unidade externa.

2. Se a unidade estiver instável, crie uma imagem primeiro. O Disk Drill tem uma opção de backup byte a byte em suas ferramentas extras. Use isso para criar uma imagem completa do disco da Seagate. Depois, desconecte a unidade física e escaneie a imagem em vez disso. Isso coloca muito menos estresse no hardware real.

3. Use um bom cabo USB. Se você escanear a unidade diretamente, teste outro cabo primeiro. Cabos USB ruins podem fazer uma unidade parecer morta ou corrompida quando não está. Selecione a unidade Seagate no software e inicie a varredura de dados perdidos.

4. Visualize antes de recuperar. Não simplesmente extraia tudo às cegas. Use a visualização em fotos, documentos ou vídeos quando possível. Se o arquivo for visualizado corretamente, isso geralmente é um sinal muito bom de que ele pode ser recuperado.

5. Recupere para uma unidade diferente. Isso importa. Nunca salve os arquivos recuperados de volta na mesma unidade Seagate da qual você está recuperando, porque você pode sobrescrever ainda mais dados.

Se a ferramenta de recuperação não listar a unidade, abra o Gerenciamento de Disco no Windows. Se a Seagate aparecer lá com a capacidade correta, como 2 TB ou 5 TB, o software de recuperação ainda tem uma chance razoável, mesmo que o Explorador de Arquivos não consiga lê-la.

Depois de recuperar os arquivos, não confie imediatamente na unidade. Baixe o SeaTools da Seagate e execute o Long Generic Test. Se falhar, aposente a unidade. Se passar, você pode formatá-la e reutilizá-la, mas eu ainda manteria outro backup em algum outro lugar.

Unidades externas grandes podem levar bastante tempo para serem escaneadas, então não entre em pânico se estiver lento. Se a unidade ainda estiver girando normalmente e mostrando o tamanho correto, há uma chance razoável de que seus arquivos possam ser recuperados.

Uma unidade que mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco é um caso bem diferente de uma unidade que aparece como 0 bytes ou fica desconectando. Se for o primeiro caso, eu evitaria o CHKDSK por enquanto, mesmo que o Windows possa sugerir repará-la, porque isso pode tornar um sistema de arquivos bagunçado mais difícil de recuperar de forma limpa. Faça uma varredura somente leitura com algo como o Disk Drill ou, melhor ainda, faça a varredura de uma imagem dela se você tiver espaço livre suficiente. Se for o segundo caso, não continue tentando fazer varreduras por horas. Isso geralmente acaba virando território de eu quase consegui recuperar enquanto a unidade piora. Verifique o cabo ou o gabinete externo, se possível, mas se a unidade não consegue permanecer conectada por tempo suficiente para ser lida de forma estável, a recuperação profissional é a opção mais segura.

Se o disco contém arquivos copiados normalmente ou conjuntos de backup do Seagate Toolkit faz diferença aqui. Se eram apenas arquivos arrastados e soltos, a maioria dos programas de recuperação mostrará a árvore de pastas original se o sistema de arquivos ainda estiver parcialmente intacto. Se era um backup do Toolkit, você pode primeiro recuperar um monte de pastas de banco de dados de backup ou blocos versionados, e isso pode parecer “errado” até você entender como o software de backup armazenou isso.

Concordo com o aviso sobre não executar o CHKDSK. Esse provavelmente é o caso mais comum de “eu estava tentando consertar e piorei tudo” com discos externos. O Windows não está tentando recuperar suas fotos ou documentos quando sugere reparo. Ele está tentando tornar o volume montável novamente, e esses são objetivos diferentes.

Um detalhe que as pessoas ignoram: verifique o Gerenciamento de Disco, mas não clique em Inicializar, Novo Volume Simples, Converter ou Formatar. Apenas olhe. As informações úteis são:

Ele mostra a capacidade correta?
Ele aparece como RAW?
Ele aparece como não alocado?
Ele aparece por alguns segundos e depois some?
Ele tem uma letra de unidade, mas o Explorador de Arquivos ainda reclama?

Se ele mostrar o tamanho correto e permanecer conectado, eu o trataria como recuperável até prova em contrário. Se ele aparecer como 0 bytes, sem mídia, ou continuar desconectando, software em geral é perda de tempo e pode forçar ainda mais o disco.

Para uma rota DIY mais segura, eu pegaria emprestado ou compraria outro disco que tenha pelo menos o mesmo tamanho do Seagate e faria uma imagem completa primeiro. Não “copiar os arquivos”, mas criar uma imagem do disco inteiro. Isso é irritante porque um disco de 5 TB precisa de 5 TB de espaço mesmo que você só tivesse 600 GB de arquivos nele, mas isso lhe dá uma alternativa de segurança. Faça a varredura na imagem, não no original, quando possível.

O Disk Drill é uma boa opção para uma abordagem mais amigável ao usuário, especialmente se você quiser prévias e não quiser mexer com ferramentas Linux. A ressalva é que o resultado da varredura pode parecer impressionante e ainda assim incluir arquivos danificados, duplicatas, lixo antigo apagado e arquivos com nomes genéricos. Não julgue pelo número de arquivos encontrados. Julgue se suas pastas importantes têm prévia correta e podem ser recuperadas para outro disco.

Se você quiser uma verificação mais barata ou mais técnica antes de pagar por qualquer coisa, o DMDE muitas vezes pode dizer rapidamente se a estrutura da partição ainda está lá. Ele não é tão amigável, e é mais fácil clicar na coisa errada se você estiver com pressa, então eu não o recomendaria para alguém que queira uma experiência de recuperação guiada. Mas ele pode ser útil para uma olhada rápida se o antigo volume NTFS/exFAT está visível.

Não recupere de volta para o Seagate. Isso inclui “apenas um arquivo de teste”. Recupere para sua unidade interna ou para um disco externo diferente. Escrever qualquer coisa no disco problemático é como dados recuperáveis se transformam em dados sobrescritos.

Se você já o formatou, essa é uma situação diferente de “o Windows está me pedindo para formatar”. Uma formatação rápida ainda pode deixar muitos dados recuperáveis, mas uma formatação completa ou o uso contínuo após a formatação é muito pior. Nesse caso, pare imediatamente e faça a varredura do disco como um volume formatado. Se você ainda não o formatou, não faça isso só para agradar o Windows.

Última coisa: se este disco tinha apenas uma cópia dos dados, então ele já não era mais realmente um backup. Após a recuperação, eu o aposentaria de uso importante, a menos que ele passe em um diagnóstico completo da Seagate e, mesmo assim, eu o manteria como uma terceira cópia, não como o principal destino de backup. Discos externos que desaparecem uma vez tendem a inspirar menos confiança na segunda vez.