Alguém pode me ajudar a recuperar vídeos de um cartão SD?

Eu acidentalmente perdi vídeos importantes do meu cartão SD depois que ele parou de funcionar e me pediu para reformatá-lo. As gravações são realmente importantes, e preciso de ajuda para descobrir o melhor método ou software de recuperação de vídeos de cartão SD que realmente funcione sem piorar a situação.

Vídeo excluído de um cartão SD, o que eu faria primeiro

Já passei por isso algumas vezes, e a primeira coisa que eu sempre quis saber era simples. A filmagem se foi de vez ou ainda há uma chance. Muitas vezes, ainda há uma chance.

Quando um vídeo é excluído de um cartão SD, a câmera normalmente não apaga os dados imediatamente. Ela marca o espaço como livre e espera até que uma nova filmagem seja gravada ali. Se nada novo tiver sido gravado por cima ainda, a recuperação muitas vezes é possível.

Primeiro passo, pare de mexer no cartão

Esta parte importa mais do que qualquer outra.

Pare de usar o cartão SD agora mesmo. Não grave mais vídeos. Não tire fotos. Não o formate, mesmo que sua câmera ou o Windows fiquem insistindo para isso. Cada gravação no cartão reduz suas chances, porque partes do arquivo excluído vão sendo substituídas.

Eu ignorei isso uma vez e continuei testando o cartão. Péssima ideia. Um clipe voltou pela metade e o outro já era.

Se o cartão ainda aparece no seu computador

Se o seu computador ainda detecta o cartão, mesmo que o Windows o identifique como RAW ou mostre um aviso para formatar, eu começaria com Disk Drill.

O motivo de eu escolhê-lo primeiro é o modo Advanced Camera Recovery. Ferramentas normais de recuperação de arquivos funcionam bem com arquivos simples, mas filmagens de câmera são bagunçadas. Muitas câmeras dividem os dados de vídeo em fragmentos pelo cartão. Já vi isso acontecer com câmeras de ação, drones e dashcams mais de uma vez. Você recupera um nome de arquivo, certo, mas aí o vídeo não abre ou toca por 11 segundos e para.

O Advanced Camera Recovery foi feito para juntar esses fragmentos de volta em algo reproduzível. Pelo que vi, isso importa mais com equipamentos como GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e similares.

Etapas que eu seguiria

1. Vá ao site oficial e baixe o Disk Drill para Windows ou macOS.
  2. Instale e abra o programa.
  3. Conecte o cartão SD com um leitor de cartões. Eu evitaria conectar pela câmera, se possível.
  4. No Disk Drill, encontre o cartão SD na lista de unidades.
  5. Clique em ‘Search for lost data.’
  6. Quando ele pedir um método, escolha Advanced Camera Recovery.
  7. Deixe a varredura rodar. Cartões pequenos terminam rápido. Os maiores ou instáveis demoram mais. Já tive varreduras que passaram de uma hora.
  8. Clique em ‘Review found items’ no canto superior direito se quiser analisar os resultados enquanto a varredura continua.
  9. Use filtros para restringir por tipo de arquivo, tamanho ou data.
  10. Visualize os vídeos antes de recuperá-los. Esta etapa economiza tempo e falsas esperanças.
  11. Selecione os clipes que você quer e clique em ‘Recover.’
  12. Salve-os em outro lugar, no seu disco interno ou em outro disco externo.
  13. Não os restaure de volta no mesmo cartão SD.

Essa última parte pega muita gente. Se você salvar os arquivos recuperados no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever outras filmagens que ainda não foram retiradas dele.

Depois da varredura

Quando a recuperação terminar, seus arquivos devem aparecer no Explorador de Arquivos do Windows ou no Finder do macOS.

Uma observação rápida sobre limites. O Disk Drill no Windows restaura até 100 MB gratuitamente. No Mac, você pode primeiro fazer a varredura e visualizar, depois decidir se vale a pena pagar por uma licença.

Um passo extra se a filmagem for muito importante

Se a filmagem for importante, trabalho, questão legal, vídeo de família que você não pode refazer, eu faria uma imagem completa byte por byte do cartão SD antes de tentar a recuperação.

Isso cria uma cópia exata do cartão, então você faz as tentativas de recuperação na cópia em vez do original. Menos risco. Mais margem para erros. Pessoas que trabalham com recuperação de verdade costumam começar por aí por um motivo.

Situações em que eu pularia o software e iria direto para um serviço de recuperação

Se qualquer uma destas coisas estiver acontecendo, eu não continuaria mexendo nisso por conta própria.

1. O cartão SD está rachado, torto ou com dano por água.
  2. O computador não detecta o cartão de jeito nenhum.
  3. O cartão fica desconectando durante a varredura.
  4. O cartão esquenta rápido depois de ser conectado.
  5. A câmera relata erros de mídia ou de hardware.
  6. A filmagem tem valor pessoal, jurídico ou comercial sério.

Esse é o limite para mim. Se o cartão parece fisicamente comprometido ou os arquivos são importantes demais para arriscar, um laboratório é a opção mais segura.

Minha versão curta

Se o cartão ainda aparece no Disk Drill e não parece fisicamente danificado, vale a pena tentar primeiro a recuperação por software. O maior fator é a rapidez. Pare de usar o cartão, comece a recuperação logo, e suas chances serão melhores.

Se o cartão pediu para ser reformatado, ignore isso. Não escreva nada nele. Sem testes, sem novas tentativas, sem novos clipes.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: use um leitor de cartão e faça a varredura a partir de um computador. Discordo um pouco sobre começar primeiro com um modo de recuperação. Para um cartão SD com falha, meu primeiro passo é clonar o cartão e depois analisar o clone. Se o cartão desconectar no meio da varredura, você perde tempo e força ainda mais o cartão.

Minha ordem seria:

1. Verifique se o cartão SD mostra um tamanho no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no Mac.
  2. Se ele aparecer, faça primeiro uma imagem do cartão.
  3. Analise a imagem com um software de recuperação, não o cartão original.
  4. Recupere os arquivos para outra unidade.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de vídeos de cartão SD, principalmente porque faz uma boa pré-visualização dos vídeos encontrados e lida melhor com sistemas de arquivos danificados do que muitas ferramentas baratas. Se o Disk Drill encontrar os clipes, mas eles não reproduzirem, tente usar o VLC após a recuperação. Às vezes o arquivo está bom e o problema é o player padrão.

Se o cartão mostrar 0 bytes, desconectar ou esquentar, pare. Isso indica falha de hardware. Software não vai corrigir isso.

Além disso, aqui está um guia curto para recuperar vídeos apagados de um cartão SD:
assista a esta dica rápida de recuperação de vídeos de cartão SD

Mais uma coisa: não formate primeiro e espere que a recuperação ainda funcione. As pessoas fazem isso o tempo todo e pioram a situação.

Se o cartão pediu para ser reformatado, eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram: verifique se o problema é o sistema de arquivos ou o controlador do cartão antes de passar horas fazendo varreduras.

Muita gente vai direto para um software de recuperação, mas se o cartão SD estiver falhando por mau contato ou por um leitor morrendo, você pode piorar as coisas rapidamente. Tente primeiro outro leitor de cartão USB e outro computador. Sério, leitores baratos falham o tempo todo e fazem um cartão saudável parecer morto.

Se o cartão montar, mas mostrar a capacidade errada, 0 bytes ou continuar desaparecendo, pare aí. Isso já não é mais realmente uma situação de “qual software é melhor”.

Se ele realmente continuar visível e estável, o Disk Drill é uma opção legítima para recuperação de vídeos de cartão SD. Eu gosto dele principalmente porque tende a fazer um trabalho decente com arquivos de mídia e pré-visualizações, o que importa quando você está separando uma pilha de clipes com aparência de corrompidos. Não concordo totalmente com a ideia de que todo caso precisa primeiro de um fluxo enorme de recuperação. Se o cartão estiver estável e os vídeos não forem algo único na vida, uma varredura direta somente leitura geralmente já basta. Às vezes as pessoas complicam demais esse tipo de coisa, pra ser sincero.

Algumas dicas extras que ainda não foram reforçadas o suficiente:

• Procure também por arquivos sidecar, não só .mp4 ou .mov
  • Recupere por assinatura de arquivo se os nomes das pastas estiverem destruídos
  • Teste os clipes recuperados no VLC antes de assumir que estão corrompidos
  • Salve tudo no seu PC, nunca de volta no cartão SD

Se os vídeos eram de uma dashcam, drone ou GoPro, espere arquivos fragmentados e nomes estranhos. Isso é normal.

Além disso, esta thread é bem relevante se você quiser mais perspectivas sobre recuperação de vídeo de cartão SD:
melhor chance de recuperar vídeos caseiros de um cartão SD

Se você já reformatou o cartão, ainda não entre em pânico. Uma formatação rápida é ruim, mas nem sempre significa fim de jogo. Uma formatação completa é quando as chances ficam muuuuito piores.