Preciso de ajuda para recuperar dados do meu disco rígido externo WD My Passport depois que ele de repente parou de aparecer no meu computador. Ele tem fotos importantes e arquivos de trabalho, e estou preocupado em piorar as coisas tentando soluções aleatórias. Procuro orientação sobre etapas seguras de recuperação de dados do WD My Passport ou se devo ir direto para um serviço profissional.
Já passei por isso com vários drives WD My Passport, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Arquivos desaparecidos nem sempre significam arquivos perdidos para sempre. Muitas vezes, o disco ainda funciona e o problema está no sistema de arquivos, na tabela de partições ou em uma exclusão acidental.
Comece pelo Windows e veja se a unidade aparece de alguma forma.
Abra o Gerenciamento de Disco. Encontre o WD My Passport na lista de discos. Eu ignoraria a letra da unidade por enquanto. O que importa primeiro é se o Windows reconhece o dispositivo e se a capacidade parece próxima do que está indicado no rótulo.
Se a capacidade parecer correta, eu consideraria isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows marca como RAW ou Não Alocado, ou mostra um aviso para formatar, a recuperação ainda funciona com bastante frequência porque o hardware está respondendo normalmente. A história é diferente se a unidade nunca aparece, desconecta e reconecta sozinha, ou começa a fazer cliques, zumbidos ou giros lentos estranhos. Nesse ponto, eu deixaria de pensar em problema no sistema de arquivos e passaria a pensar em defeito de hardware.
Quando a unidade estiver visível, pare de gravar nela.
Essa parte pega muita gente. Se você apagou arquivos há um minuto, ou se a partição de repente parou de abrir, cada nova gravação coloca os dados antigos em risco. O software de recuperação precisa de espaço intocado para trabalhar. Continuar usando a unidade faz suas chances piorarem rapidamente.
Antes de usar ferramentas de recuperação, verifique se os arquivos já não existem em outro lugar. Já vi gente passar meio dia escaneando uma unidade e depois perceber que a pasta estava sincronizada com OneDrive, Google Drive, Dropbox ou algum backup antigo que a pessoa esqueceu que tinha configurado. Vale a pena verificar primeiro. Economiza tempo, economiza estresse.
Se não houver cópia em lugar nenhum, eu partiria para um software de recuperação.
Para drives WD My Passport, eu normalmente tento Disk Drill logo no início do processo. Ele se saiu bem no meu uso com arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW. Ele também lê bem NTFS e exFAT, o que cobre muitos desses drives. O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto ou documento abre na visualização, suas chances de recuperação geralmente são boas.
O que eu faço, passo a passo:
- Instale o software no seu computador, não no drive WD.
- Conecte o My Passport e espere o software detectá-lo.
- Se a unidade parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte e escaneie o arquivo de imagem em vez de forçar o disco original.
- Execute uma verificação completa.
- Analise os resultados e visualize os arquivos importantes quando possível.
- Recupere os arquivos para uma unidade diferente, nunca de volta para o mesmo My Passport.
Depois de recuperar o que importa, configure backups antes de voltar a confiar na unidade.
Drives externos são bons para armazenamento. Eu ainda uso. Eu não manteria a única cópia de algo importante em apenas um deles. Histórico de Arquivos, Acronis, sincronização na nuvem, qualquer opção que combine com sua configuração. Duas cópias transformam um dia ruim com um drive em um incômodo, em vez de um pequeno desastre.
Pare de conectar e desconectar repetidamente. Isso causa mais danos do que as pessoas imaginam.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre verificar se a unidade é detectada, mas eu acrescentaria isto primeiro. Tente um cabo USB diferente e uma porta diferente, de preferência na parte traseira de um desktop ou diretamente no laptop, não por meio de um hub. Unidades WD My Passport falham por causa de cabos ruins com mais frequência do que as pessoas esperam. Já vi unidades parecerem mortas e depois aparecerem normalmente com um cabo novo. Parece uma solução boba, mas funciona.
Em seguida, verifique o Gerenciador de Dispositivos. Se você vir o WD em Unidades de disco ou Dispositivos USB, suas chances são melhores. Se ele aparecer com o tamanho correto no Gerenciamento de Disco, mas sem letra, atribua uma letra de unidade somente se a partição já parecer íntegra. Se estiver como RAW, não formate. Também não execute o chkdsk. Discordo de quem recomenda chkdsk logo de início nessas situações. Isso pode piorar a recuperação dos arquivos.
Se a unidade girar, permanecer conectada e estiver silenciosa, eu a analisaria com o Disk Drill a partir de outra unidade. Recupere para um segundo disco, não de volta para o Passport. Se a conexão cair durante as verificações, faça um clone primeiro e depois trabalhe a partir do clone. Isso economiza desgaste e reduz o risco.
Se ela fizer cliques, desligar ou desaparecer a cada poucos minutos, pare com o faça você mesmo e use um laboratório. Trabalhos em sala limpa são caros, mas perder suas fotos também é.
Além disso, isto ajuda com o básico do Windows se você precisar de um passo a passo visual:
guia fácil de recuperação de disco rígido no Windows
Versão curta:
Cabo novo.
Porta nova.
Não formatar.
Não usar chkdsk.
Use o Disk Drill se a unidade permanecer estável.
Procure um profissional se não permanecer.
Esse é o caminho mais seguro.
Se @mikeappsreviewer e @himmelsjager já fizeram você verificar detecção/cabo/RAW, eu acrescentaria uma coisa que eles só mencionaram de leve: veja a saúde SMART da unidade antes de fazer qualquer coisa pesada. Use CrystalDiskInfo ou WD Drive Utilities se ela ainda for detectada. Se você vir muitos setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura, pare de escaneá-la repetidamente. É assim que uma unidade talvez recuperável vira pois é.
Além disso, eu discordo um pouco da ideia de partir direto para uma varredura completa se os dados forem muito importantes. Para fotos/arquivos de trabalho insubstituíveis, fazer uma imagem primeiro é mais seguro do que ficar mexendo no disco original por horas. HDD Raw Copy Tool ou ddrescue se você souber usar. Depois rode o Disk Drill na imagem, não no Passport com falha. Menos estresse no hardware, menor chance de ele morrer no meio da varredura.
Se a unidade não monta mas mostra o tamanho correto, isso geralmente significa corrupção lógica, não morte instantânea. Se ela aparece como 0 bytes, desaparece, trava o Explorer ou faz ruídos de clique, pare com o faça você mesmo. Sério.
Se você seguir pelo caminho do software, esta análise do Disk Drill para recuperação de disco rígido externo dá uma boa ideia do que esperar antes de executá-lo. Instale-o na sua unidade interna, escaneie o Passport ou a imagem dele, visualize os arquivos e depois recupere em outro lugar.
O principal: não formate, não execute ferramentas de reparo, não fique desconectando e reconectando a cada 2 min. É aí que as pessoas pioram a situação.
Um ponto que eu acrescentaria ao que @himmelsjager, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer disseram: verifique se o problema está na ponte do gabinete, e não no disco em si.
Muitos modelos My Passport usam hardware de ponte USB com criptografia integrada. Então, mesmo que você retire a unidade, conectar o disco sem o gabinete via SATA muitas vezes não fará seus arquivos aparecerem magicamente. Eu discordo um pouco do conselho comum de simplesmente tirar do gabinete para usar separado para externos da WD, porque em muitos Passports isso cria falsas esperanças.
O que eu faria em seguida é o seguinte:
- Procure no Visualizador de Eventos por erros de Disco e NTFS exatamente quando você conectá-lo
- Teste em um segundo computador, só uma vez, para descartar alguma estranheza local do driver USB
- Se ele aparecer por tempo suficiente, copie primeiro apenas as pastas mais críticas, não tudo
- Se as leituras forem lentas, mas constantes, faça uma imagem antes da recuperação de arquivos
Quanto ao software, o Disk Drill é aceitável se a unidade permanecer online.
Prós:
- visualizações fáceis
- bom para fotos e documentos
- interface simples
- pode escanear imagens de disco
Contras:
- varreduras profundas podem demorar
- não é minha primeira escolha para uma unidade fisicamente instável
- a qualidade da recuperação depende muito do dano ao sistema de arquivos
Se o Disk Drill encontrar nomes de arquivos e estrutura de pastas, isso é um bom sinal. Se encontrar apenas fragmentos genéricos de arquivos, espere uma bagunça.
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: se o Passport estiver na garantia, não o envie para a WD antes da recuperação. A substituição em garantia geralmente significa que seus dados serão perdidos para sempre.