Apaguei acidentalmente um grande lote de fotos RAW e JPEG do cartão SD da minha câmera antes de fazer backup, e algumas delas eram de um ensaio pago. Preciso de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação de fotos em que os fotógrafos realmente confiam para recuperar fotos excluídas com segurança, sem danificar o cartão nem perder a qualidade da imagem.
Já precisei recuperar fotos e vídeos apagados de cartões mais vezes do que gostaria de contar. Às vezes apaguei arquivos por engano. Algumas vezes um cartão SD apresentou problemas depois de uma sessão longa. Uma vez eu estava cansado, cliquei na coisa errada e criei meu próprio problema. Depois de passar por isso algumas vezes, acabei chegando a uma regra clara. O que você faz no primeiro minuto importa mais do que o aplicativo que você instala.
Se os seus arquivos sumiram, pare de usar o cartão ou a unidade imediatamente. Não tire mais fotos. Não cole novos arquivos nele. Não o formate de novo. Dados apagados muitas vezes continuam lá até que novos dados ocupem o lugar deles. Continue gravando no cartão e suas chances caem rápido.
Quando o cartão estiver fora e em segurança, estas são as ferramentas que eu avaliaria.
1. Disk Drill
Este é o que eu costumo indicar primeiro na maioria das vezes. Já usei em cartões SD, pendrives, unidades externas e SSDs. Ele atinge um bom meio-termo. Forte o suficiente para muitos problemas reais, simples o bastante para que você não sinta que precisa de um manual de laboratório.
A parte à qual sempre voltava era o modo Advanced Camera Recovery. Se você já tentou recuperar filmagens de um drone, câmera de ação ou câmera mirrorless, já viu o modo de falha mais comum. O arquivo volta, mas não reproduz, ou reproduz metade do clipe e para. O Disk Drill faz um trabalho melhor com vídeo fragmentado do que muitas das ferramentas mais simples. Também tive mais sorte com formatos de foto RAW aqui do que com alguns aplicativos de recuperação mais antigos.
O que funcionou bem:
- Fácil de entender
- Lida com a maioria dos formatos comuns de foto e vídeo
- O Advanced Camera Recovery ajuda com arquivos de vídeo divididos ou fragmentados
- Permite visualizar os arquivos antes da recuperação
- Funciona no Windows e no Mac
O que me incomodou:
- Você precisa da versão paga para recuperação completa
- As varreduras profundas ficam lentas em cartões grandes
2. R-Studio
O R-Studio parece ter sido feito para pessoas que já sabem como é um sistema de arquivos danificado. Eu não entregaria isso a alguém que quer um grande botão Recuperar e nada mais. Ainda assim, quando o cartão está realmente muito comprometido, as partições estão quebradas ou o sistema de arquivos foi parcialmente perdido, este aqui já me salvou quando opções mais simples não encontraram nada.
Eu tive um cartão SD de uma câmera em que outras ferramentas encontraram fragmentos e nomes inúteis, mas o R-Studio conseguiu recuperar mais arquivos utilizáveis. O preço disso é a interface. Ela parece técnica porque é técnica. Você passa mais tempo lendo menus e opções de varredura. Se isso não for um problema para você, ele merece seu lugar.
Pontos positivos:
- Resultados de recuperação sólidos
- Funciona bem com sistemas de arquivos danificados
- Mais controles de varredura e recuperação do que a maioria das pessoas vai usar
- Compatível com uma ampla variedade de tipos de armazenamento
Pontos negativos:
- Leva mais tempo para aprender
- A interface é densa
- Custa mais do que muitas outras opções
3. PhotoRec
Se você quer algo gratuito, este é aquele para o qual as pessoas sempre voltam por um motivo. O PhotoRec é de código aberto, não impõe limite aos dados recuperados e funciona com base em assinaturas de arquivos em vez de depender de o sistema de arquivos estar íntegro. Quando um cartão foi formatado ou a tabela de arquivos está destruída, isso faz muita diferença.
Eu já o usei quando um cartão parecia não ter mais salvação nas ferramentas comuns. Ainda assim, ele encontrou arquivos. O porém é organizar a bagunça depois. Os nomes geralmente desaparecem. A estrutura de pastas também some. Você acaba com uma pilha de arquivos recuperados e algum trabalho de detetive. Se isso não for um problema para você, ele entrega mais do que se espera de uma opção gratuita.
Por que as pessoas continuam com ele:
- Gratuito
- Amplo suporte a formatos
- Bom para cartões formatados ou danificados
- Funciona no Windows, macOS e Linux
Por que as pessoas reclamam dele:
- Interface de linha de comando
- Os nomes originais dos arquivos geralmente se perdem
- A estrutura de pastas não volta
- Organizar os resultados leva tempo, às vezes muito
Outras ferramentas que as pessoas continuam mencionando
O Recuva existe há uma eternidade. Ainda vejo ele sendo sugerido quando alguém apagou um lote de fotos de um cartão em bom estado e quer o caminho mais simples. Justo. A interface é fácil, e a versão gratuita é o motivo de tanta gente experimentar primeiro. Eu não recorreria a ele primeiro em um cartão muito corrompido.
O DiskDigger aparece bastante em tópicos sobre celulares e Android. Ele é mais leve e menos inchado do que alguns pacotes para desktop, e eu entendo isso. Para recuperação básica de imagens, ele é bom. Para cartões SD grandes cheios de fotos RAW ou projetos de vídeo bagunçados, não vejo ele ocupando o mesmo lugar que as ferramentas de desktop mais fortes.
Uma coisa que aprendi da maneira mais difícil: o software de recuperação é só metade da solução. Depois de recuperar seus arquivos, passe alguns minutos olhando o que causou a perda em primeiro lugar. Cartão ruim. Cartão removido rápido demais. A bateria acabou no meio da gravação. Clique errado depois de ficar sem dormir. Cometer o mesmo erro duas vezes parece pior, pode confiar.
Se você agir rápido e não colocar novos dados no cartão, suas chances ficam muito melhores. Nem todo arquivo volta intacto. Alguns voltam. Outros não. Ainda assim, se você parar de gravar no cartão logo no começo, você se dá uma chance, e essa é a parte em que as pessoas mais erram.
Para fotos de ensaios pagos, eu começaria pelo Disk Drill primeiro. Ele tem uma das melhores taxas de sucesso em cartões SD com misturas de RAW e JPEG, e a visualização ajuda você a verificar se os arquivos estão intactos antes de gastar dinheiro. Mas eu não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. Facilidade de uso importa, mas para fotógrafos, a integridade dos arquivos importa mais do que uma interface bonita.
Minha lista curta:
-
Disk Drill
Melhor equilíbrio para recuperação de fotos.
Bom com Canon CR2, Nikon NEF, Sony ARW, JPEG e formatos de vídeo comuns.
Funciona bem quando os arquivos foram excluídos por engano.
A visualização é útil. Economiza tempo. -
RescuePRO Deluxe
Muitos fotógrafos confiam neste porque a SanDisk o inclui com cartões há anos.
Não é sofisticado, mas tem um longo histórico com mídias SD.
Já vi fotógrafos de casamento manterem ele por perto só por esse motivo. -
Photo Mechanic mais fluxo de trabalho de recuperação
Não é um software de recuperação por si só, mas depois da recuperação, use-o para organizar por hora de captura e visualizações incorporadas. Ajuda quando os nomes dos arquivos voltam corrompidos. Essa parte também é ignorada com muita frequência. -
R-Studio
Mais forte com cartões danificados. Menos amigável.
Melhor escolha se o cartão apresentar erros no sistema de arquivos.
O que eu faria no seu lugar:
Retire o cartão agora.
Use um leitor de cartão, não a câmera.
Escaneie o cartão e recupere para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o cartão SD.
Tente uma verificação rápida primeiro, depois uma verificação profunda.
Se você quiser uma lista maior de ferramentas de recuperação de fotos em cartão SD, este tópico é útil:
melhor software de recuperação de cartão SD para fotos RAW e JPEG excluídas
Se o cartão foi formatado após a exclusão, suas chances caem, mas não são zero. Se você continuou fotografando nele, seja sincero consigo mesmo, alguns arquivos se foram para sempre. É assim que as sobrescritas funcionam.
Para coisas de trabalhos pagos, eu dividiria “mais confiável” em duas categorias: o que os fotógrafos mantêm instalado vs o que eles usam quando as coisas ficam feias.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas eu colocaria o RescuePRO um pouco acima do que eles colocaram se o cartão for SanDisk. Não porque ele seja mágico, e sim porque muitos fotógrafos profissionais realmente o usam há anos e conhecem suas manhas. Isso importa quando você está estressado e tentando não vomitar por causa de uma galeria de casamento apagada.
Meu ranking aproximado:
-
Disk Drill
Melhor escolha geral para lotes de RAW + JPEG apagados de cartões SD. Boas prévias, lida bem com formatos comuns de câmera e não é um saco de usar. Para a maioria das pessoas, esta é a primeira tentativa mais prática. -
RescuePRO Deluxe
Das antigas, mas ainda confiado por uma tonelada de fotógrafos. Especialmente se você tiver mídia SanDisk. Às vezes, o familiar e sem graça vence. -
R-Studio
Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, mostrando erros ou parecer parcialmente corrompido, isso pode recuperar mais do que apps mais simples. A interface é meio brutal, porém. -
PhotoRec
Discordo um pouco do hype habitual aqui. É poderoso, sim. Mas para um trabalho pago, despejar milhares de arquivos renomeados em uma pilha caótica nem sempre é a “melhor” resposta, a menos que você esteja desesperado.
Se você quiser mais opiniões do mundo real, este é um bom resumo de opiniões de fotógrafos sobre o Disk Drill para recuperação de fotos de cartão SD.
Versão curta: os fotógrafos confiam mais no Disk Drill como app de recuperação de primeira escolha, depois no RescuePRO e no R-Studio dependendo de quão danificado está o cartão. Se você continuou fotografando após a exclusão, prepare-se para que alguns arquivos já estejam perdidos. Triste, mas verdade.