Qual é o software de reparo de disco mais confiável no momento?

Meu disco rígido externo começou a mostrar erros e o Windows continua pedindo para eu escanear e repará-lo. Estou preocupado em perder arquivos, então estou procurando um software confiável de reparo de disco que possa corrigir erros da unidade ou recuperar dados com segurança antes que as coisas piorem. Alguma recomendação?

Eu seria bem cético em relação a qualquer lista que afirme existir um melhor software de reparo de disco rígido. Essa expressão é usada para um monte de problemas totalmente diferentes, e a ferramenta certa depende do que realmente está errado com a unidade.

Descubra essa parte primeiro. Se os arquivos foram excluídos, a unidade foi formatada ou de repente aparece como RAW, trate isso como um trabalho de recuperação de dados. Se uma partição desapareceu ou o Windows mostra o disco como não alocado, você provavelmente está lidando com reparo de partição. Se a unidade está lenta, travando ou mostrando setores defeituosos, verifique a integridade da unidade antes de tentar consertar qualquer coisa. E se ela está fazendo cliques, rangendo, perdendo conexão ou não aparecendo de forma consistente, pare de mexer nela o máximo possível e foque em tirar os dados.

Quanto às ferramentas, este é o conjunto que eu analisaria:

Disk Drill
Disk Drill geralmente é o primeiro que eu usaria quando o objetivo é recuperar arquivos. Ele pode lidar com arquivos excluídos, unidades formatadas, partições RAW, sistemas de arquivos corrompidos e discos rígidos externos que o Windows se recusa a abrir. A outra parte útil é que ele inclui monitoramento S.M.A.R.T. e pode criar uma imagem byte a byte da unidade, o que importa muito se o disco estiver instável. Trabalhar a partir de uma imagem é muito mais seguro do que escanear repetidamente uma unidade com falha diretamente.

SeaTools
Boa opção gratuita para diagnósticos básicos, especialmente quando você não tem certeza se o problema é o Windows, o sistema de arquivos ou a própria unidade. Os testes curto e longo podem dar uma ideia rápida se o disco está começando a falhar.

TestDisk
Esta é uma das melhores ferramentas gratuitas para reparo de tabela de partição e setor de inicialização. Se uma partição desaparecer de repente ou a unidade aparecer como não alocada, vale a pena considerar o TestDisk. Só saiba que ele não é muito amigável para iniciantes, já que a interface é baseada em texto e um pouco implacável.

Clonezilla
Se a unidade ainda pode ser lida, mas parece estar piorando, clone-a antes de fazer qualquer coisa arriscada. O Clonezilla é sólido para criar uma cópia completa ou imagem do disco, para que você possa trabalhar a partir disso em vez de colocar mais estresse na unidade original.

CrystalDiskInfo
É útil mantê-lo instalado mesmo quando nada está errado. Ele mostra o status S.M.A.R.T., temperaturas e outros sinais de alerta que podem indicar uma unidade morrendo antes de o Windows começar a apresentar erros óbvios.

Victoria HDD/SSD
É mais uma ferramenta avançada, mas útil para varreduras de superfície e verificação detalhada de setores defeituosos. Eu não a colocaria como a primeira ferramenta de disco rígido de alguém, mas se você souber o que está vendo, ela pode mostrar muita coisa sobre a condição do disco.

O principal é não continuar executando ferramentas de reparo aleatórias em uma unidade que está claramente falhando. Se ela faz cliques, desaparece do Windows ou da BIOS, trava durante transferências ou continua ganhando novos setores defeituosos, faça backup ou recupere os dados enquanto ainda dá tempo e substitua a unidade. Se ela não é detectada de jeito nenhum ou está fazendo barulho mecânico óbvio, software não vai consertar isso. Nesse ponto, um serviço profissional de recuperação de dados é o caminho mais seguro. O software pode lidar com danos lógicos, mas não pode reparar cabeças, motores ou pratos.

Copie os arquivos importantes antes de deixar o Windows fazer qualquer “verificação e reparo”. Esse aviso geralmente significa problema no sistema de arquivos, e o CHKDSK pode tornar a unidade utilizável novamente, mas também pode despejar entradas de arquivo danificadas em fragmentos ou dificultar a recuperação. Se os arquivos forem importantes, eu trataria o reparo como a última etapa, não a primeira. Faça uma imagem da unidade se ela parecer instável e depois execute a recuperação na imagem ou em outra cópia. O Disk Drill é bom para a parte de recuperação se você quiser uma ferramenta mais guiada, mas eu não o consideraria como algo que repara magicamente uma unidade externa com defeito. Quando seus dados estiverem seguros, use o diagnóstico do fabricante e decida se a unidade é confiável o suficiente para continuar usando. Se ela tiver setores defeituosos ou continuar exibindo o mesmo aviso, substitua-a.

Não execute o reparo de dentro do Windows enquanto a unidade estiver desconectando ou apresentando erros de E/S. Esse botão de “verificar e reparar” não é uma ferramenta de recuperação; ele grava alterações no sistema de arquivos e, em uma unidade externa instável, isso pode transformar um problema confuso em algo pior.

Estou em grande parte com @mike34 quanto à ordem das operações, mas eu separaria “reparar” e “recuperar” de forma mais clara. Se você precisa dos arquivos, use primeiro um software de recuperação ou faça primeiro uma imagem. O Disk Drill é uma opção razoável para isso porque é simples o bastante para um usuário comum e pode funcionar com arquivos perdidos, volumes RAW e imagens de disco. A ressalva é que ele não vai tornar saudável uma unidade fisicamente defeituosa. Nenhum software vai. Se a unidade estiver fazendo cliques, desaparecendo ou demorando uma eternidade para copiar uma pasta, pare de escaneá-la repetidamente.

A parte chata que as pessoas costumam ignorar é a conexão. Antes de presumir que o próprio disco está perdido, tente um cabo USB diferente, uma porta USB traseira da placa-mãe se for um desktop, e sem hub. Alguns erros em unidades externas são apenas energia instável ou um gabinete defeituoso. Se ela se comportar normalmente depois disso, copie primeiro suas coisas importantes e depois execute o diagnóstico do fabricante. Se ela falhar no teste longo ou continuar pedindo reparo novamente depois de ter sido corrigida, eu não confiaria nela para nada importante. Use-a somente depois de substituí-la, ou simplesmente não a use.

Não instale nada nem salve arquivos recuperados nessa unidade externa. Isso parece óbvio, mas é o erro que arruína muitas recuperações. Se a unidade já estiver apresentando erros no sistema de arquivos, qualquer gravação nela pode sobrescrever informações de diretório, registros de arquivos excluídos ou arquivos que ainda podem ser recuperados.

O conselho acima sobre criar uma imagem primeiro está certo, mas eu colocaria a pergunta “para onde você está recuperando?” em prioridade ainda maior. Você precisa de outra unidade com espaço livre suficiente antes de começar. Se for um HD externo de 2 TB e você se importa com a maior parte do conteúdo, não tente recuperá-lo para a unidade C do seu laptop que já está meio cheia. Consiga outro disco primeiro, depois recupere ou clone para ele. Um software de recuperação não é uma bancada mágica de conserto, é mais como uma copiadora cuidadosa.

Para usuários comuns, o Disk Drill é aceitável como ferramenta de recuperação porque a interface é menos hostil do que a de ferramentas como o TestDisk, e ele pode trabalhar a partir de uma imagem de disco em vez de forçar a unidade original. Essa é a forma como eu o usaria se os arquivos fossem importantes. Eu não o usaria, nem o CHKDSK, nem qualquer outra coisa, esperando que a unidade externa volte a ser confiável depois disso. Se o Windows continuar pedindo para verificar e reparar depois que você tirar seus arquivos de lá, a unidade já perdeu minha confiança.

Se você só precisa de algumas pastas e a unidade ainda é montada, a abordagem imperfeita mais rápida é copiar primeiro, manualmente, o que for mais importante, antes de executar grandes varreduras. Comece com documentos, fotos, arquivos de imposto, pastas de projeto, qualquer coisa que você não possa substituir. Não comece com uma varredura completa da unidade só porque o software oferece essa opção. Varreduras completas podem levar horas, e uma unidade USB fraca pode não continuar funcionando por tanto tempo.

Depois que os dados estiverem seguros, aí sim o reparo entra em jogo. Execute o teste longo do fabricante, verifique o SMART se o gabinete permitir isso, e execute o reparo do Windows apenas se você aceitar a possibilidade de que ele corrija o sistema de arquivos removendo entradas corrompidas. Se passar no teste e isso tiver acontecido apenas por puxar o cabo sem ejetar, talvez você possa mantê-lo para coisas não críticas. Se falhar, desconectar ou começar a mostrar o mesmo aviso de novo, substitua-o. O software de reparo de disco mais confiável ainda é um backup mais uma nova unidade quando o hardware está começando a falhar.