Qual é a maneira mais segura de recuperar arquivos de um disco rígido RAW?

Meu disco rígido de repente aparece como RAW, e não consigo abrir nenhum dos meus arquivos. Ele tem fotos importantes, documentos de trabalho e backups que eu realmente preciso recuperar sem piorar o estado da unidade. Estou procurando as etapas, ferramentas ou orientações mais seguras para recuperação de disco rígido RAW antes de tentar qualquer coisa arriscada.

Na primeira vez que vi uma unidade aparecer como RAW, tive certeza de que já era. No fim, o confuso era o Windows, não o disco. RAW normalmente significa que o sistema de arquivos não é mais legível para o Windows, então seus arquivos continuam lá, mas o sistema operacional deixa de saber como mapeá-los.

Já passei por isso depois de um desligamento forçado, de um cabo ser puxado no meio da transferência, de danos na tabela de partição, corrupção do sistema de arquivos, setores defeituosos, malware e, uma vez, em um drive externo antigo que vinha apresentando falhas havia semanas. Um volume NTFS ou exFAT normal pode acabar marcado como RAW por qualquer um desses motivos.

Antes de mexer em ferramentas de recuperação, eu dividiria o problema em duas categorias: problema no sistema de arquivos ou problema de hardware.

Se a unidade mostrar estes sinais, eu normalmente tentaria resolver por conta própria:

1. Ela aparece no Gerenciamento de Disco sem comportamento estranho.
  2. O tamanho parece correto.
  3. Ela permanece conectada o tempo todo.
  4. Não há cliques, rangidos nem outros sons ruins.

Se você estiver vendo desconexões, falhas aleatórias de detecção, valores SMART preocupantes ou ruído vindo da unidade, eu pararia por aí mesmo. Aprendi isso da pior forma. Mais verificações significam mais estresse e, em uma unidade morrendo, isso importa. Se os dados forem importantes, eu pularia as experiências e iria para um laboratório de recuperação.

Quando o hardware parece estável, eu não tentaria “reparar” a partição RAW primeiro. Eu tiraria os arquivos dela antes e só depois lidaria com a partição.

O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill. Em volumes RAW, ele normalmente começa verificando se algum registro original do sistema de arquivos ainda pode ser lido. Às vezes, metadados suficientes sobrevivem para uma recuperação mais limpa. Se não, ele recorre à varredura por assinatura de arquivos e procura diretamente no disco por tipos de arquivo conhecidos.

Meu processo habitual é assim:

1. Instale o Disk Drill em outra unidade, nunca na RAW.
  2. Escolha o disco ou a partição RAW.
  3. Clique em Procurar dados perdidos. Em uma unidade externa, use Verificação universal se ele pedir. Para vídeo fragmentado de câmera ou drone, Recuperação avançada de câmera costuma funcionar melhor.
  4. Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.
  5. Visualize os arquivos antes de restaurar qualquer coisa.
  6. Recupere tudo para outra unidade.

Eu não mexeria em reparos até ter verificado os arquivos recuperados e aberto uma amostra dos mais importantes. Fotos, documentos, vídeos, o que for mais importante, teste isso primeiro.

Depois que os dados estiverem seguros, aí sim eu tentaria corrigir o volume. Se antes de virar RAW ele era NTFS, o CHKDSK às vezes repara danos no sistema de arquivos ou problemas no setor de inicialização. Ainda assim, eu não o executaria primeiro, já que ele grava alterações no disco. Se o CHKDSK não fizer nada, ou se a partição for exFAT ou outra coisa, eu passaria para o TestDisk.

Se nenhuma das duas ferramentas trouxer a partição de volta, eu não continuaria mexendo nela para sempre. Eu recriaria a partição no Gerenciamento de Disco, faria uma formatação rápida e copiaria os arquivos recuperados de volta para ela.

Primeira regra: pare de usar a unidade. Nada de verificações, nada de reparos, nada de prompt para formatar, nada de CHKDSK. Cada gravação reduz suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere os arquivos primeiro. Discordo um pouco sobre esperar tempo demais para avaliar o próprio disco. Se isso for um HDD, verifique o SMART antes de uma varredura completa. Uma leitura rápida com o CrystalDiskInfo leva menos de um minuto. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura aumentando, clone a unidade primeiro e trabalhe a partir do clone. O ddrescue é a opção mais segura para discos frágeis.

Melhor ordem segura:

1. Desconecte e reconecte com um cabo ou gabinete novo se for externo.
  2. Verifique a integridade SMART.
  3. Se a unidade estiver instável, clone-a setor por setor.
  4. Se estiver estável, faça uma varredura somente leitura com o Disk Drill.
  5. Recupere para uma unidade física diferente.
  6. Abra uma amostra das suas fotos, documentos e vídeos para verificar se não estão corrompidos.

O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de unidade RAW porque lida com partições perdidas e varreduras profundas em um único fluxo de trabalho, e a visualização ajuda você a evitar perder horas restaurando arquivos inúteis. Instale-o em outro lugar, nunca no disco RAW.

Se você quiser um passo a passo simples sobre como recuperar arquivos de um disco rígido RAW ou corrompido, este vídeo é bom:
assista a este passo a passo de recuperação de unidade RAW

Se a unidade faz cliques, desaparece ou trava seu PC, pare. Hora do laboratório. Nenhuma solução caseira supera uma sala limpa quando o hardware está falhando. Essa é a parte que as pessoas ignoram e depois se arrependem.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @himmelsjager disseram: se os arquivos forem realmente insubstituíveis, a atitude mais segura é criar uma imagem da unidade antes mesmo de fazer qualquer recuperação lógica, não apenas um clone se o SMART parecer ruim. Uma imagem completa, byte por byte, em outro disco saudável permite tentar diferentes métodos de recuperação depois sem forçar a unidade original repetidamente. As pessoas pulam essa etapa porque leva tempo, e depois se arrependem.

Além disso, discordo um pouco do conselho comum de apenas escanear. Mesmo varreduras somente leitura ainda são leituras pesadas e, em um HDD instável, isso pode ser suficiente para levá-lo ao limite. Então minha ordem seria:

1. Verifique se a BIOS/UEFI reconhece a capacidade correta.
  2. Tente outra porta USB, cabo ou adaptador SATA.
  3. Leia o SMART, se possível.
  4. Se a unidade estiver lenta, travando ou apresentando erros de E/S, faça a imagem primeiro.
  5. Execute a recuperação na imagem, não no original.

Para recuperação por software, o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida para um disco rígido RAW porque ele pode escanear o arquivo de imagem da mesma forma que escaneia um disco físico. Isso é uma grande vantagem em termos de segurança. Eu evitaria corrigir o volume RAW, reconstruir partições ou deixar o Windows formatar qualquer coisa até que os dados já tenham sido copiados para outro lugar.

Mais um ponto prático que as pessoas esquecem: se seus backups estavam armazenados na mesma unidade física, então eles não são realmente backups. Brutal, mas verdadeiro.

Se você quiser um guia visual simples, este é um bom passo a passo de recuperação de disco rígido RAW.

Se a unidade faz cliques, para de girar, tem cheiro estranho ou desaparece no meio da leitura, pare de mexer nela. Isso já não é mais problema de software.