Apaguei acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD e agora estou tentando recuperar os arquivos antes que desapareçam para sempre. Estou procurando o melhor software de recuperação de cartão SD que realmente funcione, seja seguro de usar e consiga recuperar arquivos excluídos ou perdidos rapidamente. Qualquer conselho ou recomendação realmente ajudaria.
Ei, eu passei por isso uma vez com um cartão de câmera, e a primeira medida é chata, mas importante. Pare de usar o cartão SD agora. Tire-o do telefone ou da câmera e deixe-o quieto. Arquivos excluídos normalmente não somem na hora. O cartão marca o espaço como livre, e dados novos passam por cima do conteúdo antigo se você continuar fotografando ou copiando coisas.
Pagar um laboratório de recuperação pesa no bolso, então eu começaria em casa com um software de recuperação. Testei um monte deles ao longo do tempo, e o que eu sempre acabava usando de novo era o Disk Drill. Funcionou para mim em casos em que as ferramentas mais simples não encontraram nada. Ele roda em Windows e Mac, e eu não precisei ficar cuidando da interface para concluir uma varredura.
Onde ele mais me ajudou foi com mídia de câmera. Muitos aplicativos de recuperação lidam bem com arquivos simples, mas depois desandam com formatos RAW de foto como CR2, CR3, ARW ou NEF. A mesma coisa acontece com arquivos grandes de vídeo de GoPros, drones e câmeras mirrorless. Esses clipes muitas vezes ficam divididos em partes pelo cartão. Alguns programas encontram os pedaços, mas não conseguem reconstruí-los em um arquivo que dê para reproduzir.
O Disk Drill inclui um modo Advanced Camera Recovery para esse tipo de bagunça. Essa parte importa se a sua filmagem voltar corrompida em outros aplicativos. Você pode escanear o cartão de graça e visualizar o que ele encontra. No Windows, ele também recupera até 100 MB grátis, o que é suficiente para testar se a varredura encontrou o conteúdo certo antes de gastar dinheiro.
Se você quiser outras opções, aqui está a lista curta que eu olharia.
- R-Photo
Se você só se importa com fotos e vídeos no Windows, esta é uma boa opção gratuita para uso pessoal. Gostei da visualização em miniaturas porque você vê o que está recuperando em vez de ficar adivinhando pelos nomes dos arquivos. Ele não vai ajudar com documentos, PDFs ou recuperação de arquivos mistos. Para mídia, porém, entrega mais do que se espera de algo grátis.
- Recuva
Este é o velho confiável para recuperação básica de arquivos no Windows. Grátis, fácil, rápido o bastante. Eu só usaria quando o cartão ainda parece saudável e o sistema de arquivos não está destruído. Se o cartão SD aparecer como RAW, agir como corrompido ou contiver arquivos de câmera mais complicados, ele costuma não dar conta.
- DiskGenius
Este parece feito para pessoas que não se importam com uma tela poluída e opções demais. Ele funciona tanto como ferramenta de partição quanto como aplicativo de recuperação, e o suporte a FAT32 é útil, já que a maioria dos cartões SD usa FAT32. Eu não entregaria isso a alguém que quer uma configuração inicial limpa e simples. Além disso, a versão gratuita tem um limite de recuperação minúsculo de 64 KB, então fotos em tamanho real basicamente ficam de fora a menos que você pague.
- DiskDigger
Se você está preso no Android e não tem um computador por perto, este é um dos poucos nomes que vale mencionar porque tem um aplicativo nativo para Android. Ainda acho que um PC é o melhor caminho quando você tem um disponível. A versão para desktop permite recuperação gratuita, mas a espera entre salvar os arquivos cansa rápido. Testei uma vez e, é, paciência ajuda.
Algumas coisas antes de fazer a varredura.
Se o cartão SD parece estar falhando, desconexões aleatórias, erros de leitura, travando a sua máquina, faça primeiro uma imagem do cartão se o seu software oferecer suporte a isso. Eu fiz isso uma vez com um cartão suspeito porque cada leitura extra parecia arriscada. Tanto o Disk Drill quanto o DiskGenius oferecem suporte a criação de imagem byte a byte. Você escaneia o arquivo de imagem em vez de forçar o cartão danificado repetidamente.
E não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. É assim que você sobrescreve os dados que está tentando recuperar. Salve tudo no seu computador ou em uma unidade externa. Use um leitor de cartões se tiver um. Normalmente isso deixa o processo menos instável. Boa sorte, espero que você consiga recuperar pelo menos a maior parte.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas eu ajustaria um pouco a ordem. Para fotos/vídeos apagados diretamente do cartão SD, o melhor software de recuperação de cartão SD geralmente é o Disk Drill primeiro, e depois algo mais agressivo se ele não encontrar os arquivos.
Por que eu colocaria o Disk Drill em primeiro:
- mais limpo para pessoas comuns
- suporte sólido para cartão SD
- as pré-visualizações são realmente úteis
- melhor para organizar o que pode ser recuperado sem fazer você vasculhar um monte de lixo total
Onde eu meio que discordo da ideia de usar apenas ferramentas grátis primeiro: às vezes os apps gratuitos fazem você perder tempo e entregam uma pilha bagunçada de arquivos parciais. Se as fotos importam, eu prefiro fazer uma varredura decente logo de cara do que ficar pulando entre 4 ferramentas medianas. O tempo importa porque as pessoas ficam impacientes e começam a reutilizar o cartão. péssima ideia.
Minha ordem:
- Disk Drill pelo melhor equilíbrio entre segurança, qualidade de recuperação e facilidade
- PhotoRec se o cartão estiver realmente muito danificado e você não se importar com os nomes dos arquivos
- R-Photo se for só para Windows e principalmente fotos
- R-Studio se você se sentir confortável com coisas mais técnicas
Além disso, se o cartão montar de forma estranha ou continuar desconectando, não continue insistindo. É aí que a recuperação em casa começa a ficar arriscada.
Se você quiser uma opinião da comunidade, este tópico em melhor software de recuperação de cartão SD recomendado por usuários do Reddit vale uma olhada rápida.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se os arquivos foram apagados de dentro da câmera depois que novas fotos foram tiradas, as chances de recuperação podem cair rápido. Então sim, pare de usar o cartão o quanto antes. É um conselho meio sem graça, mas é o que mais salva sua pele na maioria das vezes.
Eu os classificaria assim para fotos e vídeos excluídos do cartão SD.
-
Disk Drill
Melhor escolha geral se você quer a maior taxa de recuperação com o mínimo de complicação. Lida bem com exFAT e FAT32, visualiza os arquivos antes da recuperação e faz um trabalho melhor do que a maioria dos apps com vídeo fragmentado. Se o seu cartão veio de uma câmera, drone ou celular, este é o primeiro que eu testaria. @mikeappsreviewer mencionou isso, e eu concordo quanto aos resultados. Discordo um pouco sobre a versão gratuita ser suficiente para testar, 100 MB acabam rápido com arquivos de vídeo. -
PhotoRec
Interface feia. Mecanismo de recuperação forte. Gratuito. Código aberto. Ele ignora o sistema de arquivos e procura por assinaturas de arquivos, o que ajuda quando o cartão parece vazio ou danificado. Ponto negativo, os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas geralmente somem. Se você se importa mais em recuperar os arquivos do que em mantê-los organizados, funciona. -
R-Studio
Melhor para casos mais difíceis do que as ferramentas para iniciantes. Bom se o cartão SD tem problemas de partição, setores defeituosos ou comportamento de leitura estranho. Custa mais e parece mais técnico, mas a qualidade da varredura é sólida. -
UFS Explorer
Esta é a minha opção de última tentativa em casa antes de um laboratório. Caro, menos amigável, mas forte com mídia danificada e varreduras personalizadas.
Meu conselho, pule os freeware ruins de início. Alguns deles recuperam miniaturas e chamam isso de sucesso, rs. Use um leitor de cartão, faça a varredura para outra unidade, recupere para outra unidade. Se o cartão desconectar, crie uma imagem dele primeiro.
Para um guia visual rápido, este passo a passo de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos excluídos cobre o básico muito bem.
Se você quer um único nome, o melhor software de recuperação de cartão SD para a maioria das pessoas é o Disk Drill. Se o Disk Drill deixar passar alguma coisa, execute o PhotoRec depois dele. Essa combinação é muito usada por um bom motivo.