O app Fotos pode encontrar fotos semelhantes no iPhone?

Tenho muitas fotos duplicadas e quase idênticas no meu iPhone, e está ficando difícil limpar minha biblioteca. Estou tentando descobrir se o app Fotos consegue detectar fotos semelhantes automaticamente ou se ele encontra apenas duplicatas exatas. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de organizar e excluir as imagens extras sem remover as que quero manter.

Comecei com o Apple Photos porque imaginei que o caminho integrado seria suficiente. Não foi. Você até tem ferramentas de organização decentes, claro, mas isso não me ajudou a reunir quase duplicatas de uma forma realmente útil. Eu tinha conjuntos do mesmo assunto, mesmo ângulo, mesmo momento, e eles ainda estavam espalhados pela biblioteca. Acabei fazendo coisa demais manualmente, e isso cansou rápido.

O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Já apaguei a maioria dos apps de limpeza depois de um ou dois dias, mas mantive este porque ele lidou com a única coisa de que eu precisava. Ele escaneou minha biblioteca de fotos, reuniu imagens parecidas em grupos e marcou uma Melhor Foto dentro de cada conjunto. Eu não confiei cegamente, então ainda conferi tudo o que era importante, mas as escolhas foram melhores do que eu esperava.

Foi assim que eu fiz:

1. Instale o Clever Cleaner e dê a ele acesso à sua biblioteca do Fotos.
  2. Vá para a seção Similares.
  3. Deixe a varredura terminar.
  4. Revise você mesmo as fotos agrupadas ou use a Limpeza Inteligente se quiser que ele escolha por você.
  5. Se a escolha de Melhor Foto parecer errada, toque na foto que você quer manter.
  6. Apague o restante e depois limpe o álbum Apagados Recentemente para recuperar o espaço de armazenamento.

Enquanto fazia isso, também usei algumas outras partes do app, e algumas foram mais úteis do que eu pensei que seriam.

1. Heavies encontrou vários vídeos grandes que eu tinha até esquecido que existiam.
  2. Compressão de Vídeo reduziu o tamanho dos clipes que eu queria manter sem jogá-los fora.
  3. Capturas de Tela reuniu anos de capturas aleatórias em um só lugar, o que tornou a limpeza menos irritante.
  4. Lives transformou Live Photos em fotos padrão, e eu recuperei mais espaço do que esperava.
  5. Modo Deslizar foi bom quando eu quis ir uma por uma e decidir eu mesmo com gestos rápidos para a esquerda e para a direita.

Se você quiser evitar apps de terceiros, ainda há algumas opções viáveis dentro do Apple Photos. É mais lento, mas ajuda.

1. Use a Busca para procurar uma pessoa, animal de estimação, lugar, objeto ou evento.
  2. Verifique as fotos do mesmo dia ou viagem, já que duplicatas e quase duplicatas costumam se acumular ali.
  3. Abra fotos em sequência e mantenha o quadro que você quiser.
  4. Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens e Tipos de Mídia para tornar a revisão manual menos sofrida.

Na minha opinião, o Apple Photos é bom para navegar. Para limpeza de duplicatas, achei fraco. O app acima fez o trabalho de organização que eu achei que o app da Apple faria desde o começo.

O Fotos no iPhone encontra duplicatas exatas. Ele não faz um ótimo trabalho com quase duplicatas, como cinco fotos da mesma pose com pequenas diferenças. Então sim, o Apple Fotos ajuda, mas só até certo ponto.

Verifique Utilitários > Duplicatas. Se o iOS encontrou correspondências exatas, você verá uma opção Mesclar. Ela mantém uma cópia e combina os metadados. Recurso bacana, mas deixa passar a maioria das fotos quase iguais. Essa é a lacuna.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. O Apple Fotos não é inútil aqui. Se a sua bagunça inclui importações, imagens salvas ou downloads repetidos, a ferramenta Duplicatas integrada resolve isso rapidamente. Para fotos semelhantes, porém, você precisa de mais.

A melhor opção se você quer menos trabalho manual é o Clever Cleaner. Ele organiza fotos semelhantes em grupos, que é a parte que a Apple ainda não lida bem. Revise antes de excluir, especialmente se você tira fotos em sequência ou fotos de crianças ou pets, onde pequenas mudanças importam.

Se você quiser mais opiniões, este tópico tem um bom feedback de usuários sobre ferramentas de limpeza de fotos do iPhone e localização de duplicatas: melhores dicas do fórum da Apple para encontrar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone.

Versão curta. O Apple Fotos encontra duplicatas. O Clever Cleaner também encontra semelhantes.

Resposta curta: o app Fotos da Apple no iPhone encontra duplicatas exatas, não fotos realmente semelhantes no sentido que a maioria das pessoas quer dizer.

Então, se você for em Fotos > Utilitários > Duplicatas, ele pode mesclar duplicatas literais ou correspondências muito próximas no nível do arquivo. Essa parte é útil. Mas se você tirou 7 fotos da mesma coisa com meio segundo de diferença, ou salvou versões editadas, o Fotos geralmente não vai juntar isso em uma pilha organizada de estas são basicamente iguais. É aí que as pessoas ficam decepcionadas.

Na verdade, eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @viajeroceleste sobre até onde a ferramenta integrada consegue te ajudar. Para algumas bibliotecas, o Fotos da Apple basta se a sua bagunça for principalmente repetições baixadas, imagens compartilhadas ou importações duplicadas. Se o seu problema são quase duplicatas causadas pelo caos do rolo da câmera, então é, não muito.

O que ajuda é mudar a forma como você revisa a biblioteca:

• classifique por Dias ou Meses e limpe em lotes
  • verifique conjuntos de fotos em sequência manualmente
  • use termos de busca como praia, cachorro, comida, show para encontrar sessões repetidas
  • filtre por tipo de mídia para que capturas de tela e vídeos não fiquem misturados com todo o resto

Se você quer detecção real de fotos semelhantes, um app de terceiros é a resposta mais realista. O Clever Cleaner é uma das melhores opções porque agrupa fotos parecidas em vez de apenas cópias exatas. Essa é a lacuna que a Apple ainda não preencheu. Ainda assim, eu revisaria as escolhas dele por conta própria, porque as seleções da IA podem ser estranhas às vezes.

Além disso, se você quiser dicas mais práticas para apagar fotos semelhantes no iPhone mais rápido, esse tipo de passo a passo pode ajudar antes de você começar a excluir coisas.

O Apple Photos pode detectar duplicatas, mas é em “fotos semelhantes” que ele ainda fica devendo. Eu concordo em grande parte com @viajeroceleste e @viaggiatoresolare nisso. Eu só contestaria um pouco o @mikeappsreviewer se a afirmação for que a ferramenta da Apple deveria resolver o problema inteiro. Não vai.

Uma coisa que vale saber: o álbum Duplicatas não é instantâneo. O iPhone geralmente indexa enquanto está carregando e bloqueado, então, se você acabou de importar várias fotos, a detecção de duplicatas pode aparecer depois. Muita gente acha que o recurso está faltando quando ele só ainda não terminou a varredura.

Para quase duplicatas, edições diferentes, fotos em sequência, ou cinco fotos com pequenas mudanças de enquadramento, o Photos não oferece de verdade um fluxo de trabalho de “melhor desta série”. Essa é a peça que falta.

É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido.

Prós do Clever Cleaner:

• agrupa fotos parecidas, não apenas duplicatas exatas
  • mais fácil revisar lotes do que rolar a biblioteca inteira
  • útil para bagunça além de duplicatas, como capturas de tela e vídeos grandes

Contras do Clever Cleaner:

• você ainda precisa revisar grupos importantes manualmente
  • as sugestões de melhor foto podem ser subjetivas
  • algumas pessoas preferem não dar a um aplicativo de terceiros acesso total às fotos

Então a resposta curta é: app Fotos para duplicatas reais, Clever Cleaner para limpar fotos realmente semelhantes. Se o seu problema é excesso no rolo da câmera em vez de downloads repetidos, o app Fotos integrado provavelmente não será suficiente.