iPhone travando apenas em certos apps - é o app ou o telefone?

Meu iPhone funciona bem na maior parte do tempo, mas alguns aplicativos específicos continuam travando, congelando ou demorando uma eternidade para carregar. Não tenho certeza se o problema está nesses aplicativos, no armazenamento do meu iPhone ou em alguma questão de desempenho do próprio aparelho. Preciso de ajuda para descobrir o que verificar e como corrigir a lentidão dos aplicativos no iPhone sem substituir o aparelho.

Encontrei isso no meu próprio iPhone, e a parte que a maioria dos guias ignora é simples. O lag não é um problema só. Você precisa descobrir primeiro qual tipo está acontecendo, ou acaba tentando soluções aleatórias por uma hora e não chega a lugar nenhum.

Quando apenas alguns apps parecem lentos

Se o problema aparece em um ou dois apps apenas, eu começo pelo app, não pelo telefone. Vi isso uma vez com o Mapas, depois de novo com um jogo pesado após uma atualização do iOS. Nova versão do iOS, versão antiga do app, combinação ruim.

A primeira coisa que fiz foi abrir a App Store e atualizar todos os apps que estavam lá. Se o problema continuasse, eu apagava o app com defeito e instalava de novo. Isso limpa lixo em cache e arquivos temporários que uma reinicialização deixa para trás. Estranhamente, é uma solução bem comum.

Além disso, verifique sua conexão antes de culpar o telefone. Apps ligados a dados em tempo real, mapas, feeds, streaming, todos parecem quebrados em uma rede instável. Tive um caso em que o Instagram parecia estar travando, mas o problema era meu Wi‑Fi.

Por que ele fica lento enquanto carrega

Isso é calor. Simplesmente calor.

Carregar aquece o telefone. Usá-lo ao mesmo tempo, especialmente para jogos, vídeo, navegação ou câmera, faz a temperatura subir rápido. Quando o iPhone esquenta demais, o iOS reduz o desempenho de propósito para proteger a bateria e os componentes internos. Então você percebe lag enquanto ele está na tomada, e depois ele volta a parecer normal.

O que me ajudou na hora:

Remover a capinha enquanto carrega.

Parar de fazer coisas pesadas enquanto ele está conectado.

Mantê-lo fora do sol direto.

Não carregá-lo em um carro quente. Fiz isso uma vez sem querer e o telefone ficou lento em minutos.

Quando a lentidão aumenta ao longo de semanas ou meses

Isso parece pior porque dá a impressão de que o telefone está se apagando. O meu ficou assim tão aos poucos que quase não percebi, até que abrir apps começou a parecer arrastado.

A primeira coisa que verifiquei foi a saúde da bateria.

Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.

Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS começa a limitar o desempenho para que o telefone não desligue sob carga. Quando isso começa, não é nada sutil. No meu caso, trocar a bateria fez mais sentido do que trocar o telefone. A diferença foi enorme na hora.

A segunda coisa, e acho que isso afeta mais gente, é o armazenamento.

iPhones precisam de espaço livre para respirar. Quando o armazenamento fica lotado, em algum ponto perto dos últimos 10 a 15 por cento restantes, o sistema começa a parecer sufocado. Alternar entre apps fica mais lento. Fotos demoram. O teclado começa a atrasar. Não é uma falha dramática só. Vai piorando aos poucos.

Para mim, as fotos eram o principal problema. Limpar uma biblioteca enorme manualmente foi horrível. Tentei uma vez, passei quase uma hora e mal consegui reduzir alguma coisa. Acabei usando Clever Cleaner. A parte útil foi organizar fotos quase duplicadas e mostrar arquivos grandes rapidamente, então eu não precisava vasculhar anos de capturas de tela aleatórias e fotos em sequência uma por uma.

Depois de liberar cerca de 15 GB, as lentidões com as quais eu vinha convivendo havia meses praticamente desapareceram.

Uma coisa que as pessoas esquecem, e eu também esqueci, é Fotos > Apagados Recentemente. Se você não esvaziar isso, os arquivos continuam lá por 30 dias e continuam ocupando armazenamento.

Algumas configurações que vale a pena mudar de qualquer forma

Eu desativo a Atualização em 2º Plano para coisas que não preciso que atualizem o dia todo.

O caminho é Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano.

Se você tiver um monte de apps atualizando em segundo plano, o telefone parece mais ocupado do que precisa.

Também ativo Reduzir Movimento.

O caminho é Ajustes > Acessibilidade > Movimento.

Isso reduz a carga das animações. O telefone não fica mais rápido em algum sentido mágico de benchmark, mas parece mais ágil porque as transições de tela deixam de se arrastar.

E sim, eu reinicio o telefone uma vez por semana. Parece coisa da velha guarda, mas ainda ajuda. Isso limpa bagunça temporária do sistema e acúmulo de memória do uso normal.

Se eu tivesse que resumir, dividiria o lag no iPhone em quatro grupos:

Um ou dois apps apenas, atualize ou reinstale.

Só enquanto carrega, o problema é calor.

Piorando com o tempo, verifique a saúde da bateria e libere armazenamento.

Lentidão aleatória no sistema inteiro, reduza a atividade em segundo plano e reinicie.

Essa divisão me poupou muito tempo perdido em tentativas aleatórias.

Se isso só acontece em certos apps, eu tenderia a achar primeiro que é do lado do app, mas não 100 por cento. @mikeappsreviewer falou sobre atualizações, reinstalações, calor, bateria e armazenamento. Eu acrescentaria isto.

Verifique se esses apps ficam lentos no celular e no Wi-Fi. Se uma rede estiver ruim, o app parece lento quando o telefone não está. Também observe o tipo de app. Apps de redes sociais, mapas, compras e streaming dependem de servidores. Se o backend deles estiver tendo um dia ruim, seu iPhone acaba levando a culpa.

Também discordo um pouco de culpar o armazenamento baixo rápido demais. Se o seu telefone parece fluido em todo o resto, armazenamento cheio tem menos chance de ser a causa principal. Isso importa mais quando o sistema inteiro começa a ficar lento.

Dois bons testes:

1. Abra o mesmo app após uma reinicialização recente, antes de abrir qualquer outra coisa.
  2. Teste o mesmo app em outro iPhone com a mesma rede.

Se o problema acompanha o app, é o app.

Se a sua biblioteca do Fotos for enorme, limpe isso. Clever Cleaner é bom para remover fotos duplicadas, capturas de tela e arquivos grandes rapidamente. Achei esta análise útil sobre um app gratuito de limpeza para iPhone que ajuda a liberar armazenamento rápido, veja por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone.

Também verifique Ajustes, Privacidade, Análises e Melhorias, Dados de Análise. Se o mesmo app continuar aparecendo nos registros de falha, aí está sua resposta.

Se forem apenas certos apps, eu não culparia o telefone inteiro tão rápido. @mikeappsreviewer e @hoshikuzu já falaram sobre atualizações, reinstalação, armazenamento, calor e rede, então eu olharia por outro ângulo: permissões e design do app.

Alguns apps ficam estranhos quando uma permissão fica presa em um estado meio quebrado. Apps de localização, apps de câmera, apps que usam muito o microfone, até editores de foto. Vá em Ajustes e confira as permissões desse app. Já corrigi comportamento com travamentos antes desativando o acesso à Localização ou Fotos e depois ativando de novo. Parece bobo, mas funciona mesmo assim.

Também veja se a lentidão acontece só durante uma ação específica. Exemplo:

• o app abre rápido, mas a busca é lenta
  • rola normalmente, mas trava ao fazer upload
  • só trava quando a câmera abre

Isso geralmente aponta para o recurso do app, não para o telefone em si.

Outra coisa que muita gente ignora é o modo de baixo consumo. Se você deixa isso ligado o dia todo, alguns apps ficam meio lentos. Não quebrados, só… meio travados. O mesmo vale para VPNs, bloqueadores de anúncios e filtros de conteúdo. Eles podem realmente atrapalhar alguns apps enquanto o resto do telefone parece normal.

Se o seu problema é mais fotos/vídeos ocupando espaço, o Clever Cleaner é honestamente um dos melhores apps de limpeza de armazenamento para iPhone para remover duplicatas e arquivos grandes sem transformar isso em um projeto para o fim de semana inteiro. E se você quiser um passo a passo melhor, veja o guia completo do app Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone.

Então, sim, se o iPhone está fluido em todo o resto, provavelmente é o app, o servidor do app ou algum conflito estranho de permissões. Se TODOS os apps começarem a ficar lentos depois, aí sim comece a suspeitar do próprio telefone.

Eu testaria uma coisa que nenhum dos outros realmente destacou: comportamentos estranhos no nível da conta.

Se o mesmo app fica lento apenas quando você está conectado à sua conta, mas não quando está desconectado ou em outra conta, isso aponta para dados corrompidos do app/lixo de perfil no servidor, e não para o seu iPhone. Já vi isso acontecer bastante com apps de redes sociais e de compras.

Além disso, não confie demais em reinstalar. Isso ajuda com arquivos em cache, claro, mas alguns apps puxam de volta exatamente o mesmo estado corrompido do iCloud ou dos próprios servidores.

Sinais rápidos:

• Lentidão só em um recurso = bug do app
  • Lentidão só em uma conta = problema de conta/servidor
  • Lentidão depois que as notificações se acumulam = app lidando mal com a sincronização em segundo plano

@hoshikuzu, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer já cobriram o ângulo usual de hardware/armazenamento. Eu só colocaria mais peso no armazenamento se o Safari, Fotos, teclado e a troca entre apps também parecerem estranhos.

Se o seu armazenamento está cheio de mídia, o Clever Cleaner é um atalho razoável.

Prós:

• limpeza rápida de duplicados/capturas de tela
  • fácil identificar arquivos grandes
  • mais simples do que limpar manualmente

Contras:

• não vai corrigir código ruim em um app
  • pode remover coisas de forma agressiva demais se você tiver pressa
  • valor limitado se armazenamento não for o seu problema real

Meu palpite: se o telefone está fluido em todo o resto, provavelmente são esses apps, os servidores deles ou os dados da sua conta dentro deles.