Existe uma maneira mais rápida de encontrar fotos duplicadas em um iPad?

Minha fototeca do iPad ficou desorganizada, e acho que tenho muitas fotos duplicadas ocupando armazenamento. Verificar manualmente o app Fotos está demorando uma eternidade, então estou procurando a maneira mais rápida de encontrar e remover fotos duplicadas em um iPad sem apagar acidentalmente nada importante.

A primeira coisa que eu verificaria é se elas são realmente duplicatas ou apenas fotos que parecem quase iguais. Isso também me confundiu. Achei que meu iPad tinha um monte de arquivos duplicados, mas muitos deles eram, na verdade, apenas correspondências aproximadas: algumas selfies tiradas em sequência, várias fotos da mesma vista, cópias editadas ou imagens salvas mais de uma vez do Mensagens ou de outro app.

Essa diferença importa, porque o localizador de duplicatas da Apple é bem limitado.

Se a sua biblioteca de fotos for grande, eu começaria com o Clever Cleaner. A seção Similares é útil porque agrupa fotos visualmente próximas, mesmo que tecnicamente não sejam o mesmo arquivo. Então, ela pode encontrar coisas como selfies repetidas, fotos em sequência e fotos tiradas quase do mesmo ângulo, que a Apple geralmente não sinaliza.

Ele também escolhe uma Melhor Foto para cada grupo, mas você não precisa confiar nisso cegamente. Você pode abrir o grupo, olhar tudo e escolher o que quer manter por conta própria. Isso é bem menos irritante do que ficar pulando pelo app Fotos e ampliando cada imagem uma por uma.

O Clever Cleaner também verifica duplicatas exatas, então é uma boa primeira passada se a sua biblioteca vem se acumulando há anos e você já nem sabe mais o que tem lá. O principal motivo para usá-lo é que ele encontra tanto duplicatas reais quanto aquelas fotos que são praticamente a mesma coisa.

Depois disso, eu ainda daria uma olhada no álbum Duplicatas integrado da Apple.

No iPadOS 16 ou mais recente, abra o Fotos, role para baixo até Utilitários e toque em Duplicatas. A Apple agrupará os arquivos que considerar correspondentes e mostrará um botão Mesclar. Quando você os mescla, ela mantém a versão com a melhor qualidade e metadados úteis, e envia os extras para Apagados Recentemente.

Funciona, mas é rígido. Se uma imagem foi cortada, editada, comprimida, salva de outro app ou tirada um segundo depois, a Apple pode não considerá-la uma duplicata. É por isso que o álbum Duplicatas pode parecer quase vazio, mesmo quando sua biblioteca parece cheia de fotos repetidas.

Se você não vir o álbum Duplicatas, o iPad ainda pode estar analisando sua biblioteca. Isso pode acontecer depois de uma importação grande, uma sincronização do iCloud ou uma atualização de software. Deixe o iPad bloqueado e conectado à energia por um tempo. Com uma biblioteca grande, pode levar um ou dois dias para aparecer. Além disso, ele não estará lá no iPadOS 15 ou anterior.

Para uma biblioteca menor, a ferramenta da Apple pode ser suficiente. Se você só copiou o mesmo lote de fotos algumas vezes, provavelmente não precisa de outro app. Mas se você tem milhares de fotos e muitas imagens quase idênticas, o Clever Cleaner geralmente vai encontrar mais.

Você também pode fazer isso manualmente dentro do Fotos. Pesquise por coisas como screenshots, cachorro, praia ou o nome de uma cidade, depois limpe as repetições óbvias. Navegar por Meses ou Anos também pode ajudar, especialmente em viagens, eventos ou dias em que você tirou várias versões da mesma cena. É mais lento, mas evita instalar qualquer outra coisa.

Uma última coisa: fotos apagadas ou mescladas ficam em Apagados Recentemente por até 30 dias, e ainda usam armazenamento enquanto estão lá. Verifique esse álbum antes de esvaziá-lo, especialmente se você estiver tentando liberar espaço imediatamente.

E se o Fotos do iCloud estiver ativado, as exclusões também serão sincronizadas no seu iPhone, Mac e outros dispositivos Apple. Certifique-se de que você realmente quer que essas cópias desapareçam de todos os lugares antes de removê-las permanentemente.

A desvantagem oculta é que excluir “duplicatas” pode não liberar tanto armazenamento no iPad quanto você espera se o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPad estiver ativado. Nessa configuração, seu iPad pode estar mantendo apenas versões locais menores mesmo assim, então o app Fotos pode mostrar menos ganho imediato de armazenamento do que a quantidade de fotos excluídas sugere.

Para ser mais rápido, eu faria isso em etapas em vez de tentar limpar a biblioteca inteira de uma vez. Use primeiro o álbum Duplicatas da Apple porque é o mais seguro para cópias reais. Depois vá atrás do lixo mais óbvio por Tipos de Mídia: capturas de tela, gravações de tela, salvamentos do WhatsApp/Instagram, downloads e repetições desfocadas de Live Photos. Isso geralmente libera mais espaço mais rápido do que comparar fotos de viagem uma por uma.

Concordo com @mikeappsreviewer que um app de fotos semelhantes pode ajudar, mas eu trataria o Clever Cleaner ou qualquer app de limpeza como uma ferramenta de organização, não como um botão de exclusão automática. Deixe o app agrupar as fotos, depois revise você mesmo a opção marcada para manter, especialmente com fotos editadas, versões recortadas, recibos, documentos ou qualquer coisa sentimental. O método seguro mais rápido ainda é: agrupar automaticamente, excluir manualmente e depois esvaziar Apagados Recentemente quando tiver certeza.

Se você tem um Mac disponível faz diferença, porque o gargalo normalmente é revisar as correspondências, não encontrá-las. Se o seu iPad está sincronizando com o Fotos do iCloud, pode ser muito mais rápido fazer a limpeza no app Fotos em um Mac e deixar que as exclusões sejam sincronizadas de volta para o iPad. Tela maior, atalhos de teclado, verificação lado a lado mais fácil e menos toques com o dedo em miniaturas minúsculas.

Somente no iPad, eu seria um pouco menos agressivo do que alguns apps de limpeza incentivam. Use o álbum Duplicados da Apple para correspondências exatas e depois use algo como o Clever Cleaner apenas para reduzir os grupos bagunçados de estas parecem iguais. Eu não deixaria nenhum app excluir em massa fotos de férias, fotos de crianças, digitalizações de documentos ou versões editadas sem conferi-las, porque similar pode significar mesmo momento em vez de seguro para remover.

Um truque sem graça, mas útil: antes de excluir um lote grande, crie um álbum chamado algo como Verificar Antes de Excluir e mova primeiro para lá as fotos que você talvez queira manter. Depois exclua os extras óbvios em partes menores. Não é tão chamativo, mas evita a pior versão desse trabalho, que é limpar tudo rápido e depois passar uma hora vasculhando Apagados Recentemente porque o app escolheu a foto errada.