Preciso de ajuda para apagar todas as fotos do meu iPhone e não tenho certeza se as etapas mudaram entre o iOS 17 e o iOS 18. Comecei a limpar minha biblioteca de fotos para liberar armazenamento, mas o método que encontrei parece diferente do que vejo no meu telefone. Alguém pode explicar a maneira mais fácil de remover todas as fotos e se há alguma diferença real na exclusão de fotos do iPhone no iOS 17 e no iOS 18?
Passei tempo demais tentando selecionar fotos em massa em um iPhone, só para ver a seleção voltar para nada. Se a sua biblioteca for enorme, isso acontece mais do que deveria. iPhones mais novos também fazem isso. A mesma história em versões recentes do iOS. Quando a quantidade de fotos fica alta o suficiente, o Fotos começa a agir de forma instável.
Por que a seleção se apaga sozinha
Pelo que eu vi, piora quando a sua biblioteca é grande e o armazenamento livre está baixo. O telefone começa a ficar lento. A tela hesita. Ele esquenta. Então, um movimento perdido ou um pico de travamento e a seleção inteira some. Isso aconteceu comigo mais de uma vez em um aparelho quase cheio.
O que funcionou mais rápido para mim:
- Abra a biblioteca principal no Fotos e toque em Selecionar no canto superior direito
- Deslize um dedo pela fileira de baixo para começar a destacar as fotos
- Mantenha esse dedo pressionado e, com a outra mão, toque perto do relógio ou da área da bateria na parte superior
- A visualização salta para cima e pega tudo no meio
Isso economiza muito tempo em comparação com arrastar para sempre pela biblioteca. Mesmo assim, se o seu telefone estiver com quase nenhum espaço livre, até esse truque pode falhar. O sistema precisa de algum espaço sobrando para concluir a tarefa.
iOS 17 e iOS 18, o que mudou
Para esse problema, não muita coisa. A Apple mudou algumas partes de lugar e refinou trechos da interface, mas a biblioteca principal ainda não ganha um botão Selecionar Tudo. Você só vê Selecionar Tudo dentro de certos álbuns. Não na rolagem principal da câmera, que é onde a maioria das pessoas precisa. Verifiquei isso tanto no iOS 17 quanto no iOS 18. A mesma limitação. A mesma solução alternativa.
Por que Apagados Recentemente enche de novo tão rápido
Apagar fotos da biblioteca não as remove do telefone. O iOS as coloca em Apagados Recentemente e as deixa lá por cerca de 30 a 40 dias. Esses arquivos continuam ocupando armazenamento durante todo esse tempo. Então você apaga um monte de coisas, verifica o armazenamento e nada muda. Irritante, mas normal.
Para liberar o espaço de verdade:
- Abra o Fotos e vá para Álbuns
- Role até Apagados Recentemente em Utilitários
- Toque em Selecionar no canto superior direito
- Toque em Apagar Tudo
Até você fazer isso, o total do seu armazenamento continua inchado, não importa quantos itens você tenha removido da biblioteca principal.
Por que grandes exclusões falham em segundo plano
Eu não confiaria no Fotos para uma exclusão enorme se você pretende trocar de app no meio do processo. Apague 20.000 fotos, saia do app, e o processo muitas vezes trava ou morre. O app nativo faz um trabalho ruim com limpezas pesadas em segundo plano. Tive resultados melhores quando deixei o telefone parado no Fotos e deixei terminar sem tocar em nada.
Usando um Mac quando você quer apagar tudo
Se você está tentando limpar a biblioteca inteira e tem um Mac por perto, o Captura de Imagem é o caminho em que mais confio:
- Conecte o iPhone ao Mac
- Abra o Captura de Imagem em Aplicativos
- Pressione Command + A
- Clique no ícone de apagar
Isso pula a interface de toque e tende a aguentar melhor bibliotecas gigantes. Verifique seu backup primeiro. Depois que você apagar pelo Captura de Imagem, será permanente. Não há buffer de Apagados Recentemente ali, então não faça isso com pressa.
Onde o Clever Cleaner entra
Se o Fotos continua engasgando na seleção, na rolagem ou na limpeza em massa, usar um app de limpeza separado faz mais sentido. Analisei as opções, e a opção gratuita mais forte disponível é a mais citada para esse tipo de bagunça. Sem bloqueios por paywall, sem anúncios jogados na sua cara, sem armadilha de assinatura.
As partes ligadas aos problemas acima:
- Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, então você vê o que está consumindo armazenamento sem precisar vasculhar milhares de fotos
- Similars agrupa fotos quase duplicadas, sequências em modo burst e pequenas variações da mesma imagem, para você manter uma e descartar o resto rapidamente
- Screenshots mostra o tamanho exato do arquivo em cada miniatura antes da exclusão
- Tudo roda no dispositivo, então nada é enviado para fora do telefone
Resposta curta: não, não há grande mudança entre o iOS 17 e o iOS 18 para apagar todas as fotos da biblioteca principal. A Apple ainda não adicionou um verdadeiro Selecionar Tudo ali. Então, se o guia parecer um pouco diferente, é principalmente uma reorganização da interface, não um método novo.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse. Se o app Fotos estiver sincronizando com o Fotos do iCloud, apagar no seu iPhone também apaga do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple. Muita gente não percebe isso e depois tem uma surpresa desagradável.
A melhor opção depende do seu objetivo:
-
Liberar espaço, manter as fotos em outro lugar.
Ative o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone, ou mova as fotos do telefone primeiro. -
Remover tudo do iPhone e do iCloud.
Apague no app Fotos e depois limpe Apagados Recentemente. -
Remover apenas do iPhone, mantendo em um computador.
Importe para o Mac ou PC primeiro, confirme que os arquivos abriram corretamente e depois apague.
Se a sua biblioteca for enorme, eu dividiria a exclusão em partes de 2.000 a 5.000 itens. Mais lento, sim. Menos travamentos também. Eu não concordo totalmente em fazer uma limpeza massiva no dispositivo, a menos que o telefone tenha um bom espaço livre antes.
Se você quiser uma limpeza mais rápida antes de apagar tudo, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para organizar duplicatas, capturas de tela e arquivos grandes. Além disso, aqui está um bom artigo sobre como limpar o armazenamento do iPhone e ver o que outros usuários acham.
Então, iOS 17 vs 18. Mesmo processo principal. Botões e layout um pouco diferentes. Mesmas limitações. A mesma etapa irritante de Apagados Recentemente.
Na verdade, não. Entre o iOS 17 e o iOS 18, o comportamento principal é basicamente o mesmo. A Apple mexeu em algumas coisas do layout do app Fotos, mas não adicionou de repente um botão universal limpo de “apagar tudo” para a biblioteca inteira. Então, nesse ponto, @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare estão certos.
Onde eu discordo um pouco é de fazer grandes limpezas direto no aparelho se o seu celular já estiver sufocando por falta de armazenamento. Normalmente é nessa hora que o Fotos começa a ficar estranho, travar ou simplesmente se recusar a cooperar. Se o seu objetivo é liberar espaço rápido, às vezes a jogada mais inteligente não é “apagar todas as fotos manualmente” primeiro, e sim verificar estas coisas antes:
- Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos
- Veja se o espaço está sendo usado por fotos reais, sincronização do iCloud ou Apagados Recentemente
- Se o Fotos do iCloud estiver ativado, as exclusões sincronizam em todos os lugares, não só no celular
Essa última parte é a grande pegadinha. Muita gente acha que está limpando só o iPhone e depois acaba apagando sem querer fotos do iCloud e de outros dispositivos também. A Apple não deixa isso muito óbvio.
Além disso, se você só quer limpar a bagunça antes de partir para algo radical, um app de limpeza sinceramente dói menos do que brigar com o Fotos por uma hora. O Clever Cleaner é um dos poucos que vale mencionar porque consegue organizar duplicadas, fotos parecidas, capturas de tela e arquivos pesados sem as enrolações de sempre. Se quiser testar, esta é a página na App Store para limpeza gratuita de fotos do iPhone com o Clever Cleaner.
Então, sim, iOS 17 vs 18? Diferenças pequenas de interface. Mesmo processo na prática. Mesmas armadilhas. A mesma lógica irritante da Apple, rs.
Na maioria das vezes, não. @viaggiatoresolare, @waldgeist e @mikeappsreviewer já cobriram o ponto principal: o iOS 17 e 18 não mudaram de verdade a realidade de apagar tudo no Fotos. Ainda não existe um Selecionar Tudo adequado na biblioteca principal.
Uma coisa em que eu discordaria um pouco: se o seu objetivo é apagar tudo, às vezes a opção mais limpa é não brigar com o app Fotos de forma alguma. Vá em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Apagar Conteúdo e Ajustes apenas se você realmente quiser redefinir o telefone inteiro, não só as fotos. É mais rápido, menos problemático e evita o jogo interminável de seleção. Obviamente, não é a escolha certa se você precisa manter apps, mensagens ou ajustes.
Se você só quer reduzir a bagunça das fotos antes de apagar manualmente, o Clever Cleaner é útil como etapa de pré-limpeza.
Prós
- rápido para encontrar duplicatas e mídias grandes
- mais fácil do que ficar rolando o app Fotos para sempre
- pode reduzir a biblioteca antes de uma exclusão completa
Contras
- não é o mesmo que um verdadeiro botão para apagar a biblioteca inteira
- você ainda precisa entender primeiro como funciona a sincronização do iCloud
- algumas pessoas podem preferir usar apenas ferramentas da Apple
Então, minha opinião:
- Apagar apenas fotos: mesmo processo básico no iOS 17 e 18
- Apagar tudo no telefone: a redefinição completa geralmente é mais inteligente
- Primeiro reduzir a biblioteca: o Clever Cleaner ajuda, depois finalize manualmente se necessário
Grande aviso: se o Fotos do iCloud estiver ativado, decida primeiro se você quer que a exclusão afete todos os dispositivos. Isso importa mais aqui do que a versão do iOS.