Estou ficando sem espaço no meu iPhone e tentando decidir se é mais inteligente comprar um modelo com mais armazenamento da próxima vez ou continuar pagando pelo armazenamento do iCloud todo mês. Minhas fotos, vídeos e apps estão ocupando a maior parte do espaço, e não tenho certeza de qual opção economiza mais dinheiro a longo prazo ou funciona melhor para backups e uso diário.
Eu pesquisei sobre essa história toda de upgrade do chip de armazenamento do iPhone há algum tempo, depois que meu celular ficou completamente cheio. No começo, pareceu até meio razoável. As pessoas trocam telas e baterias o tempo todo, então pensei que talvez substituir o chip de armazenamento fosse só mais outro tipo de reparo.
A assistência técnica com que entrei em contato me desencorajou bem rápido. Eles disseram que dá para fazer, mas não é o tipo de coisa que recomendariam para um problema normal de armazenamento. Isso envolve microssolda no chip NAND, programação de firmware e um risco real para a placa lógica. Se algo der errado, o celular pode morrer de vez. Mesmo que funcione, sua garantia acaba e futuros reparos da Apple podem ficar complicados.
O que mais ajudou foi lidar com o armazenamento que eu já tinha.
Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Eu achava que simplesmente tinha esgotado a capacidade do celular, mas muito do espaço era só lixo que eu tinha ignorado por anos. Ativar Desinstalar Apps Não Usados vale a pena para apps que você quase não usa, porque isso remove o app, mas mantém os documentos e dados. Se você reinstalar o app depois, suas coisas voltam.
As Mensagens também podem ocupar muito mais espaço do que o esperado. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos aleatórios vão se acumulando sem chamar atenção. Configurar conversas antigas para serem apagadas automaticamente ajudou a evitar que isso acumulasse de novo.
As fotos eram o verdadeiro problema para mim, porém. O álbum Duplicados da Apple mal encontrou alguma coisa, porque a maior parte da minha bagunça não era de cópias exatas. Eram fotos quase duplicadas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando o Clever Cleaner para essa parte. Ele agrupou fotos semelhantes, escolheu a de melhor aparência de cada conjunto, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela das quais eu tinha me esquecido e converteu Live Photos de que eu não precisava em imagens estáticas. Isso liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois da limpeza óbvia, o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone fez a maior diferença. As fotos em tamanho original ficam no iCloud, enquanto o iPhone mantém versões locais menores até você abrir alguma coisa. No uso normal, quase não notei diferença, mas o app Fotos parou de ocupar uma parte tão grande do armazenamento local. Se não vale a pena pagar pelo iCloud, Google Drive ou Dropbox podem funcionar para arquivos e vídeos, embora você provavelmente tenha que gerenciar as coisas de forma mais manual.
Eu só comprei armazenamento extra depois de fazer tudo isso. No meu caso, um pen drive externo fez sentido para fotos e vídeos antigos que eu queria guardar, mas não precisava manter no celular todos os dias. iPhones com USB-C tornam isso bem mais fácil, e alguns drives podem até ser usados por apps compatíveis para gravar vídeo direto no armazenamento externo. Só confira se a unidade está formatada em algo que o iPhone consiga usar, como exFAT ou APFS.
Fico feliz por não ter pago pela troca do chip de armazenamento. Limpar o celular, mover as coisas antigas para a nuvem e manter uma unidade externa para arquivos de longo prazo resolveu o problema sem arriscar o aparelho inteiro. Eu tentaria tudo isso antes sequer de considerar uma modificação de hardware.
Um iPhone com mais capacidade só fará mais sentido se o seu problema forem apps, mídia offline ou gravar muitos vídeos, porque o iCloud não se transforma magicamente em armazenamento extra para apps. Ele ajuda principalmente ao manter fotos e vídeos fora do dispositivo quando a opção Otimizar Armazenamento está ativada. Então eu dividiria a decisão assim: se Fotos for o grande vilão em Armazenamento do iPhone, pagar pelo iCloud geralmente sai mais barato e é mais flexível do que comprar a próxima categoria de armazenamento a cada poucos anos. Se o problema forem apps, jogos, downloads e projetos de vídeo, compre mais armazenamento na próxima vez, porque o armazenamento em nuvem não vai resolver esse incômodo. Pessoalmente, eu não planejaria mais em torno de 64 GB, e teria cautela até mesmo com 128 GB se você costuma ficar com os celulares por vários anos.
Mais armazenamento no telefone não vai proteger você de perder o aparelho. Esse é o ponto que as pessoas confundem neste debate. Um iPhone com mais capacidade é melhor para apps, downloads e gravação de vídeo, como @mike34 disse, mas o iCloud serve principalmente para pagar pela conveniência entre dispositivos e por uma rede de segurança quando o telefone quebra ou é roubado. Eu não compraria um modelo com mais armazenamento só para evitar uma pequena mensalidade da nuvem se o principal problema forem as fotos. Eu compraria mais armazenamento interno se você odeia gerenciar espaço, viaja muito com sinal ruim ou mantém jogos e vídeos enormes offline. Só lembre que o Fotos do iCloud é sincronização, não um arquivo separado perfeito, então apagar uma foto do telefone também pode apagá-la do iCloud.