Como recuperar arquivos excluídos permanentemente no Mac após um simples erro?

Excluí acidentalmente arquivos importantes de forma permanente no meu Mac enquanto limpava o armazenamento, e eles não estão mais no Lixo. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos no Mac, porque alguns desses documentos e fotos são realmente importantes e não tenho backup.

Eu trataria isso como um problema em que o relógio está correndo, não como um caso perdido. Esvaziar o Lixo elimina o caminho fácil de restauração, claro, mas os dados brutos do arquivo ainda podem estar lá até que o macOS grave por cima deles ou o SSD apague blocos antigos por meio do TRIM.

A primeira coisa que eu faria seria parar de usar o Mac. Sério. Não instale nada, não baixe arquivos, não mova pastas enormes, não execute atualizações na mesma unidade. Cada gravação reduz suas chances.

1. Verifique novamente antes de entrar no modo de recuperação

Já vi arquivos parecerem excluídos quando na verdade só foram movidos, ocultados ou sincronizados para algum lugar estranho. Então eu verificaria a busca do Finder novamente, abriria a Lixeira outra vez e alternaria os arquivos ocultos com Command + Shift + .

Parece bobo, mas esta etapa economiza tempo quando o arquivo está em alguma pasta renomeada ou foi parar no iCloud Drive sem você perceber.

2. Veja primeiro os backups e as cópias sincronizadas

Se o Time Machine estava ativado, eu começaria por ele antes de mexer em ferramentas de recuperação. Abra a pasta onde o arquivo costumava ficar, entre no Time Machine, volte para uma data anterior à exclusão e restaure-o.

Depois, eu verificaria o iCloud. Acesse https://www.icloud.com e procure em Apagados Recentemente se você tinha a sincronização de Mesa, Documentos, Fotos ou iCloud Drive. Já vi arquivos sobreviverem lá quando tinham desaparecido localmente.

3. Verifique os snapshots do APFS

Este ponto costuma passar despercebido com frequência. Abra o Utilitário de Disco, selecione o volume principal de Dados APFS e veja se existem snapshots de antes de o arquivo desaparecer. Se houver um, monte-o e copie o arquivo ausente para outro local.

Nem todo Mac terá um snapshot que você possa usar, mas, quando ele existe, é um dos caminhos de recuperação mais limpos.

4. Verifique a unidade com um software de recuperação

Se os backups e snapshots não derem em nada, eu passaria rapidamente para um software de recuperação. Disk Drill é o que eu indicaria primeiro para a maioria dos usuários de Mac porque a interface é mais fácil de lidar, funciona com as versões atuais do macOS e a visualização de arquivos ajuda bastante. Se a visualização abrir, pelo menos você sabe que o arquivo não está irrecuperável.

O que eu faria:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade externa, se você tiver uma.

2. Abra-o e escolha a unidade onde o arquivo foi excluído.

3. Clique em Procurar dados perdidos.

4. Se ele pedir um modo de verificação ou recuperação, escolha o mais próximo da sua situação e deixe terminar. Não interrompa no meio porque os resultados iniciais costumam ser confusos.

5. Use a busca ou os filtros por nome de arquivo, tipo de arquivo ou caminho da pasta.

6. Visualize o que ele encontrar.

7. Selecione o que você quer recuperar.

8. Recupere para outra unidade. Não para a mesma unidade interna do Mac.

Eu também manteria R-Studio e Data Rescue na lista. São opções sólidas, embora pareçam menos guiadas. A mesma regra vale independentemente do aplicativo que você usar: verifique a unidade de origem e salve os arquivos recuperados em outro lugar.

5. Saiba quando parar e enviar para um laboratório

Eu não continuaria mexendo nisso se a unidade tiver problema de hardware, o Mac sofreu dano por líquido, o SSD aparece de forma estranha ou nem aparece, o app de recuperação trava no meio da varredura, ou os arquivos são importantes o bastante para que um movimento errado cause prejuízo. Nesse ponto, eu levaria a um laboratório de recuperação.

Laboratórios custam mais, sim. Ainda assim, quando o próprio armazenamento parece instável, tentar por conta própria fica arriscado rapidamente.

O principal aqui é a velocidade. Não existe um prazo exato de recuperação após a exclusão permanente. Em Macs com SSD, o TRIM mais a atividade normal em segundo plano vão corroendo o que resta. Então eu verificaria os backups primeiro, depois os snapshots, e em seguida iniciaria uma varredura imediatamente se isso falhar.

Comece pelo que as pessoas costumam ignorar.

Verifique o próprio app. Fotos, Notas, Pages e Word geralmente mantêm sua própria seção Apagados Recentemente. O Mail também, se um anexo foi removido de uma pasta local e não da caixa de correio. Se o arquivo era uma foto ou documento, abra o app antes de fazer qualquer outra coisa.

Depois verifique o histórico de versões na nuvem. Não o Apagados Recentemente do iCloud, isso o @mikeappsreviewer já cobriu. Quero dizer Dropbox, OneDrive, Google Drive e até algumas ferramentas de sincronização de NAS. Muitas mantêm arquivos excluídos por 30 dias, às vezes mais em planos pagos. O histórico de versões salva as pessoas o tempo todo depois de erros de limpeza.

Se os arquivos estavam em Documentos ou Mesa, veja em outro Mac conectado com o mesmo ID Apple. Já vi remoções sincronizadas demorarem um pouco para acontecer. Ative o modo avião no segundo Mac primeiro e depois dê uma olhada. Não é infalível, mas vale 2 minutos.

Discordo um pouco sobre snapshots APFS como primeiro passo faça-você-mesmo para usuários comuns. Úteis, sim. Fáceis, nem sempre. Se você quer o caminho mais rápido com menos complicação, verifique a lixeira do app, a retenção na nuvem e depois execute um software de recuperação.

Para software de recuperação de arquivos no Mac, o Disk Drill ainda é uma das opções mais fáceis. O principal é o suporte a visualização e a organização por tipo de arquivo ou caminho antigo da pasta. Se ele encontrar seu arquivo e mostrar uma prévia corretamente, suas chances são melhores. Recupere para uma unidade externa, não para o disco interno do seu Mac. É aí que as pessoas erram.

Se os arquivos excluídos forem documentos de trabalho, verifique também:

1. Pastas de AutoRecovery do Microsoft Office
  2. Pastas de recuperação de apps da Adobe
  3. Arquivos temporários em ~/Library/Containers
  4. Anexos de e-mail que podem ser baixados novamente do e-mail enviado

Este guia é curto e mais fácil de seguir se você quiser outra perspectiva sobre recuperação de arquivos no Mac:
guia rápido de recuperação de arquivos no Mac no Instagram

Se os arquivos foram excluídos de um SSD interno há dias, as chances caem rápido. Se aconteceu hoje, pare de gravar dados e faça a varredura o quanto antes. Pequeno erro de digitação aqui, mas sim, o tempo importa muuuuito.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas disseram: verifique se os arquivos foram excluídos de um drive externo, cartão SD ou pen drive em vez do SSD interno do Mac. Isso muda bastante as chances. O armazenamento externo geralmente oferece uma chance melhor porque o TRIM e as gravações constantes em segundo plano do sistema são menos problemáticos do que no drive interno.

Além disso, eu não gastaria muito tempo fuçando coisas obscuras do APFS, a menos que você já tenha familiaridade com Terminal e volumes. Para a maioria das pessoas, isso acaba virando uma missão paralela rs.

O que eu faria em seguida:

• Verifique em Aplicativos > Utilitários > Terminal e veja se o caminho do arquivo ainda resolve com ls se você lembrar da pasta
  • Veja em exclusões de privacidade do Spotlight caso a pasta tenha sido ocultada da busca, e não excluída
  • Se era um arquivo de mídia, confira as listas de arquivos recentes/abertos do Final Cut, Logic, Fotos, Pré-Visualização ou Adobe
  • Se era um documento de trabalho, procure nomes duplicados com termos como cópia, salvamento automático, recuperado, temp

Se nada disso funcionar, use o Disk Drill para recuperação de arquivos excluídos no Mac e escaneie o drive afetado, mas salve os arquivos recuperados em outro lugar. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam e o pessoal ainda erra nisso.

Também vale a leitura: melhores conselhos da comunidade para recuperar arquivos excluídos no Mac

Se isso aconteceu no SSD interno e já se passou mais de um ou dois dias, eu seria realista. Não é sem esperança, só é bem menos tolerante.