Eu apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu pen drive e percebi tarde demais que não tenho um backup. Estou tentando encontrar uma forma gratuita de recuperar documentos e fotos apagados antes de perdê-los para sempre. Que método ou software gratuito de recuperação de dados de pen drive realmente funciona?
Aprendi isso da pior maneira, então vou ser direto. Se o seu pen drive está fazendo barulhos de clique, desconecta e reconecta sozinho, ou fica quente na sua mão, desconecte-o e pare por aí. Não continue testando. Não execute o CHKDSK. Quando o hardware começa a apresentar problemas, atividade extra de leitura e gravação tende a piorar a bagunça. O CHKDSK também é agressivo com armazenamentos danificados. Ele tenta reconstruir o sistema de arquivos, e eu já vi transformar arquivos recuperáveis em lixo.
Se as verificações simples não trouxeram seus arquivos de volta, eu presumiria que uma de duas coisas aconteceu. A tabela de arquivos foi danificada, ou os arquivos foram realmente excluídos. Nesse ponto, o software de recuperação é o caminho que a maioria das pessoas acaba seguindo.
Sim, as pessoas costumam citar nomes como PhotoRec, TestDisk ou Windows File Recovery. Eu já usei todos eles. Eles funcionam. Ainda assim, eu não indicaria eles primeiro para a maioria das pessoas. São carregados de texto, fáceis de usar errado, e o PhotoRec em particular tem o péssimo hábito de te entregar uma montanha de arquivos com nomes como f123456.jpg e sem estrutura de pastas. Aí você fica ali abrindo um por um como se fosse 2009 e a sua tarde inteira vai embora.
Com o que tive menos problemas foi com o Disk Drill. Para usuários comuns, ele parece menos arriscado e muito mais fácil de lidar. Três pontos se destacaram quando o usei para recuperação em USB:
- Backup byte a byte. A primeira coisa é que ele permite criar uma imagem completa da unidade USB. Eu faria isso antes de escanear qualquer outra coisa. Depois você trabalha a partir da imagem em vez de forçar o pen drive original. Se a unidade estiver instável, isso faz muita diferença.
- Visualização antes da recuperação. Você pode ver fotos, vídeos e documentos encontrados antes de restaurá-los. Eu gosto disso porque você sabe se a varredura encontrou o que importa para você, e não sobras aleatórias.
- Melhor preservação da estrutura. No meu uso, ele fez um trabalho muito mais limpo com nomes de arquivos, pastas e detecção de tipos de arquivo do que as ferramentas gratuitas de terminal. Ele também lê unidades criptografadas com BitLocker, o que já me salvou uma vez.
Uma regra importa mais do que as pessoas pensam. Salve os arquivos recuperados no disco interno do seu computador, não de volta no mesmo pen drive. Se você gravar os dados recuperados na unidade danificada, corre o risco de sobrescrever os arquivos que ainda está tentando tirar dela. Eu fiz isso uma vez anos atrás. Erro idiota. Não repita.
Depois que seus arquivos estiverem seguros no PC, apague e formate o pen drive se ainda quiser testá-lo. Eu ficaria um pouco desconfiado dele depois de uma falha. Armazenamento é barato, arquivos perdidos não. Se os dados importam, recupere primeiro e depois decida se vale a pena continuar com a unidade.
Pare de usar a unidade flash agora mesmo. Cada nova gravação reduz suas chances.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas sou menos crítico em relação às ferramentas gratuitas. Elas são feias, claro, mas de graça é de graça. Se a sua unidade ainda mostra o tamanho correto no Windows e abre sem erros, comece com estas:
- Lixeira. Raro, mas verifique.
- Windows File Recovery. Grátis na Microsoft Store. Melhor para documentos e fotos apagados se o USB estiver legível.
- PhotoRec. Grátis. Forte para fotos e tipos comuns de documentos. Ruim com nomes de arquivos, sim, mas recupera dados quando outras ferramentas não conseguem.
- TestDisk. Melhor se a partição ou a tabela de arquivos estiver danificada.
Caminho simples:
- Conecte o USB.
- Não salve nada nele.
- Recupere os arquivos para o seu PC, não de volta para a unidade.
- Execute o Windows File Recovery primeiro com um modo de documento ou foto.
- Se isso falhar, execute o PhotoRec e organize os resultados por tipo de arquivo e data.
Se você quiser menos complicação, o Disk Drill é mais fácil de usar para recuperação de unidade flash e visualização de arquivos. A parte gratuita é boa para escanear e verificar o que ainda está lá. Para quem procura o melhor software de recuperação de dados para 2026, é uma das opções mais fáceis para testar primeiro.
Também vale assistir, veja como a recuperação de arquivos USB funciona passo a passo.
Mais uma coisa. Se a unidade flash desconecta sozinha, pule a maratona de ferramentas gratuitas. Copiar os setores ou criar uma imagem da unidade primeiro é a opção mais segura. Aprendi isso do jeito difícil, rs.
Gratuito pode funcionar, mas eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @viajantedoceu realmente insistiram o suficiente: verifique se os arquivos foram “excluídos” porque o sistema de arquivos do pendrive ficou estranho, e não realmente apagados. Já vi pendrives mostrarem pastas vazias depois de serem removidos incorretamente, e depois os arquivos voltarem em outro PC, em outra porta USB ou com um boot live do Linux. Parece bobo, mas é uma verificação de 2 minutos antes de você entrar totalmente no modo recuperação.
Minha ordem seria:
- Pare de usar o USB.
- Tente outra porta/outro PC só para confirmar que realmente sumiu.
- Mostre arquivos ocultos no Explorador de Arquivos.
- Se ainda estiver faltando, recupere apenas para a sua unidade interna.
- Se a unidade estiver instável, faça uma imagem dela primeiro.
Para opções realmente gratuitas, eu tentaria primeiro o Windows File Recovery para documentos, depois o PhotoRec se você só precisa dos arquivos brutos de volta e não se importa com os nomes. O TestDisk é mais para problemas de partição/tabela de arquivos, não seria minha primeira escolha para uma exclusão acidental simples.
Uma pequena discordância com a ideia de maratona de ferramentas gratuitas: se a unidade estiver estável e a exclusão tiver sido recente, uma passada cuidadosa com uma ferramenta gratuita já basta. Às vezes as pessoas complicam demais esse tipo de coisa, para ser sincero.
Se você quiser a opção menos confusa, o Disk Drill provavelmente é o mais fácil para escanear um pendrive, visualizar o que pode ser recuperado e evitar perder horas. O limite de recuperação gratuita depende da versão/SO, então confira isso antes de se comprometer.
Além disso, este tópico em opções de recuperação de arquivos de unidade USB e o que realmente funciona vale a leitura.