Como posso ver os maiores vídeos no meu iPhone em uma lista?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acho que vídeos grandes estão ocupando a maior parte do espaço. Estou tentando encontrar uma maneira de classificar ou visualizar meus maiores vídeos em uma única lista para que eu possa apagá-los ou movê-los rapidamente. Não consigo encontrar uma opção fácil em Fotos ou nos ajustes de Armazenamento, então preciso de ajuda para descobrir a maneira mais rápida de fazer isso.

Tentar classificar vídeos por tamanho em um iPhone parece estranhamente inacabado. Fui procurar uma opção simples de maior primeiro no Fotos, e ela ainda não estava lá. Mesmo no iOS 26, a Apple oferece Pessoas, Lugares, Memórias, tipos de mídia, tudo isso. Classificação por tamanho de arquivo para vídeos, nada.

Isso importa quando o seu armazenamento está quase cheio. Normalmente você não está tentando apagar 300 capturas de tela. Você está procurando os 4 ou 5 clipes gigantes que estão consumindo gigabytes em segundo plano. Como o Fotos ainda não ajuda muito, estes são os métodos que considerei mais úteis.

Principais conclusões

1. O Fotos ainda não classifica vídeos por tamanho de arquivo, inclusive no iOS 26.
  2. A duração do vídeo dá uma ideia aproximada, mas deixa passar muita coisa.
  3. O caminho mais rápido que encontrei foi o Clever Cleaner, principalmente a aba Pesados.
  4. Se você não quiser outro app, o app Arquivos funciona, embora pareça desajeitado.
  5. Depois de apagar qualquer coisa, você ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Método 1: Use o Clever Cleaner se quiser a opção mais rápida

Primeiro tentei do jeito manual. Envelheceu rápido. Se o seu objetivo é localizar os maiores vídeos sem ficar fuçando cada clipe um por um, um app de limpeza economiza tempo. O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner.

O que mais me chamou atenção foi que ele era gratuito quando usei, sem spam de anúncios, e a parte de que você precisa não estava escondida atrás de um paywall. A seção chamada Pesados reúne seus maiores arquivos em uma única visualização, que é exatamente o objetivo aqui.

Passos:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store e abra-o.
  2. Permita que ele acesse sua biblioteca do Fotos.
  3. Toque em Pesados na parte inferior.
  4. Toque em Classificar por e escolha Por tamanho.
  5. Veja os vídeos e marque os que você quer remover.
  6. Toque em Mover para a Lixeira e depois em Esvaziar Lixeira no app.

Uma coisa de que gostei é que ele mostra quanto espaço você está prestes a recuperar antes de confirmar. Isso me ajudou a evitar apagar coisas aleatórias que eu ainda queria.

Método 2: Use o app Arquivos se não quiser instalar nada

Este funciona, embora seja mais uma gambiarra do que uma solução limpa. O Arquivos classifica por tamanho. O Fotos não. Então você move os arquivos de vídeo para o Arquivos, classifica por lá e depois descobre o que precisa sair.

Passos:

1. Abra o Fotos.
  2. Escolha os vídeos que você acha que são grandes.
  3. Toque em Compartilhar e depois salve-os no Arquivos.
  4. Abra o Arquivos e vá até a pasta onde você os salvou.
  5. Toque no menu de três pontos no canto superior direito.
  6. Classifique por Tamanho.

Depois disso, os maiores arquivos sobem para o topo e fica mais fácil ver o que vale a pena apagar.

Tem um pequeno detalhe, e isso me confundiu uma vez. Salvar do Fotos no Arquivos pode deixar você com cópias. Se o vídeo original ainda estiver no Fotos, apagar a versão no Arquivos não vai liberar o espaço que você acha que vai. Você também precisa remover o original.

Método 3: Fique dentro do Fotos e faça do jeito lento

Se você vai usar só as ferramentas da Apple, sobra trabalhar com suposições e verificação manual.

O atalho aproximado é a duração. Vídeos mais longos costumam ocupar mais espaço. Costumam, nem sempre. Já tive um clipe curto gravado em qualidade mais alta ocupando mais espaço do que um vídeo antigo mais longo, então isso desmorona bem rápido.

A outra opção é verificar cada arquivo manualmente:

1. Abra um vídeo no Fotos.
  2. Deslize para cima ou toque no ícone de informações.
  3. Procure o tamanho do arquivo.

Funciona. Também é tedioso. Se você só tiver alguns vídeos, tudo bem. Se a sua biblioteca estiver uma bagunça, isso fica irritante bem rápido.

Não se esqueça de Apagados Recentemente

Essa parte é fácil de deixar passar. Quando você apaga vídeos, o iPhone não os remove imediatamente. Eles vão primeiro para Apagados Recentemente, e o armazenamento continua ocupado até que esses arquivos sejam removidos de vez.

Vá em Fotos > Apagados Recentemente e apague-os lá também se você precisar do espaço agora. Se você deixá-los quietos, o iOS os limpa após 30 dias.

Não existe uma lista limpa apenas da Apple para ver os maiores vídeos primeiro dentro do Fotos. Essa parte da postagem do @mikeappsreviewer está certa. Onde eu discordo é da gambiarra com o Arquivos. É confuso, e se você exportar clipes para o Arquivos corre o risco de criar cópias e confundir o que está ocupando espaço. Na minha opinião, não vale a pena.

Opções melhores:

1. Use Armazenamento do iPhone primeiro.
    Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
    Espere um pouco para carregar.
    Olhe Fotos e Mensagens. Os vídeos muitas vezes ficam escondidos nos dois.
    Se Mensagens estiver grande, abra Revisar Anexos Grandes. Muita gente deixa isso passar, e ali aparecem clipes de vídeo enormes enviados por mensagem.

2. Filtre dentro do Fotos com Álbuns.
    Abra Fotos, role até Tipos de Mídia e toque em Vídeos.
    Toque no botão de ordenação e use mais antigos ou mais recentes.
    Não por tamanho, sim, uma bobagem, mas isso reduz a lista rápido se você souber quando gravou clipes longos em 4K.

3. Verifique o tamanho no painel de informações.
    Abra um vídeo e deslize para cima.
    Você verá o tamanho do arquivo ali.
    Se você só tiver de 20 a 30 vídeos suspeitos, isso é mais rápido do que as pessoas imaginam.

4. Se você quiser uma lista única ordenada por tamanho, use o Clever Cleaner.
    A limpeza de arquivos grandes dele é mais fácil de entender do que no app Fotos padrão. Ele agrupa os itens pesados para você gastar menos tempo procurando. As páginas de apps de limpeza costumam exagerar nas promessas, mas este aqui é simples.

O Clever Cleaner oferece uma maneira fácil de identificar vídeos grandes, revisar arquivos que ocupam muito armazenamento e liberar espaço mais rápido no iPhone.

Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo é bom:
veja como encontrar e remover vídeos grandes do iPhone

Confira também isto antes de apagar seus próprios clipes:
Ajustes, Câmera, Gravar Vídeo. Se estiver em 4K a 60 fps, um minuto ocupa muito espaço.
1080p a 30 fps usa bem menos espaço.

E sim, esvazie Apagados Recentemente depois. Caso contrário, o número do armazenamento não vai cair na hora. A Apple torna isso mais difícil do que deveria ser.

Você não está deixando passar. O Fotos do iPhone ainda não oferece uma lista limpa de maior para menor vídeo, o que é meio ridículo em 2026.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles, mas eu pularia toda a ideia de exportar para Arquivos, a menos que você seja super cuidadoso. Isso pode virar bagunça rápido e dificulta saber o que realmente está ocupando o armazenamento do telefone vs o que você apenas copiou para outro lugar.

O que eu faria em vez disso:

• Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
  • Deixe terminar de calcular
  • Verifique Fotos
  • Verifique também Mensagens, porque vídeos enormes em textos são fáceis de esquecer
  • Toque em Revisar Anexos Grandes se essa opção aparecer

Isso não vai te dar uma lista perfeita só de vídeos, mas vai mostrar coisas gigantes que a Apple já sabe que estão ocupando espaço.

Se você quiser uma visualização realmente mais fácil de mídias grandes, o Clever Cleaner provavelmente é o mais próximo do que a Apple deveria ter criado. A área “Heavies” é a parte útil, não a enrolação comum dos apps de limpeza. Encontrei esta avaliação no Reddit do Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes no iPhone antes de testar, e ela bate bem com a minha experiência.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se sua câmera estiver configurada para 4K/60, até clipes curtos ficam enormes muito rápido. Verifique Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo antes de continuar gravando mais bombas de armazenamento.

E sim, depois de apagar, limpe Apagados Recentemente ou o espaço não vai voltar na hora. A Apple torna isso muito mais difícil do que deveria.

A Apple ainda estranhamente não oferece uma verdadeira lista de “maiores vídeos primeiro” no Fotos, então concordo com @chasseurdetoiles, @sonhadordobosque e com partes do que @mikeappsreviewer disse sobre isso. Onde eu discordo um pouco é da ideia de que verificar manualmente é “rápido o suficiente” para a maioria das pessoas. Se o seu armazenamento está quase cheio, vasculhar dezenas de clipes um por um cansa rápido.

Um truque diferente, só da Apple, que ajuda a reduzir os suspeitos sem exportar nada:

• Em Fotos, abra Buscar
  • Pesquise termos como 4K, 60 fps, câmera lenta ou até um mês/ano
  • Os maiores consumidores de armazenamento costumam ser gravações recentes em 4K/60 ou clipes longos em câmera lenta
  • Depois, abra apenas os prováveis responsáveis e verifique o tamanho no painel de informações

Isso não é uma ordenação por tamanho, mas é mais inteligente do que rolar o álbum inteiro de Vídeos às cegas.

Além disso, confira Gravações de Tela em Tipos de Mídia. As pessoas esquecem disso, e algumas são enormes.

Se você quiser uma visualização realmente mais fácil de arquivos grandes, o Clever Cleaner é o caminho mais prático.

Prós do Clever Cleaner

• mostra vídeos pesados mais rápido
  • mais claro do que o Fotos para limpeza
  • menos busca manual

Contras do Clever Cleaner

• acesso de um app de terceiros à sua biblioteca
  • apps de limpeza podem parecer exagero se você só precisa disso uma vez
  • não é tão preciso quanto seria se a Apple adicionasse ordenação nativa por tamanho

Então, minha opinião: use primeiro os truques de busca da Apple, depois o Clever Cleaner se quiser a lista curta mais rápida.