Meu cartão SD parou de funcionar de repente e agora tanto meu celular quanto meu computador dizem que ele precisa ser formatado antes que eu possa usá-lo. Ele tem fotos e vídeos importantes que eu não salvei em backup, então estou tentando recuperar os arquivos antes de fazer qualquer coisa que possa apagá-los. Preciso de ajuda com etapas seguras e ferramentas de recuperação de dados de cartão SD que realmente funcionem.
Descobri do jeito mais irritante que não é preciso muito para um cartão SD dar problema. Em um momento ele monta normalmente, no seguinte aparece um erro de ilegível e você fica parado olhando para seus arquivos como se eles já tivessem saído da sala. Já aconteceu comigo depois de uma câmera travar, uma transferência ser interrompida, a bateria acabar no meio da gravação e, uma vez, por tirar o cartão rápido demais. Erro bobo, sim.
A parte que muita gente não percebe é a seguinte. Corrupção nem sempre significa que as fotos, vídeos ou documentos sumiram. Muitas vezes a bagunça está no sistema de arquivos, enquanto os dados reais ainda estão lá.
Primeiro passo: não aceite a janela de correção instantânea. Se o Windows, Android, sua câmera ou qualquer outra coisa disser para formatar o cartão SD, pare aí. Não clique em formatar enquanto seus arquivos ainda importarem.
Retire os dados primeiro.
Eu normalmente começo com Disk Drill. Tem sido uma das opções menos dolorosas para cartões com defeito, e eu gosto de poder criar uma imagem byte por byte antes da varredura. Isso importa. Você escaneia a imagem de backup em vez de forçar o cartão original repetidamente. Depois que seus arquivos recuperados forem copiados para outro lugar e você confirmar que abrem normalmente, aí sim lide com o reparo do cartão.
Depois que deixo os dados em segurança, normalmente sigo as correções nesta ordem.
Método 1: Execute o CHKDSK no sistema de arquivos
Este é o caminho padrão do Windows. O CHKDSK busca danos no sistema de arquivos, não chips de memória flash com falha, então é uma boa primeira tentativa quando o cartão de repente não abre, mostra erros estranhos ou continua pedindo formatação.
Aqui está o processo:
1. Insira o cartão SD no seu PC.
2. Abra o Explorador de Arquivos e verifique qual letra de unidade ele recebeu.
3. Abra o menu Iniciar e procure por Prompt de Comando.
4. Clique com o botão direito nele e execute como administrador.
5. Digite chkdsk X: /r e depois substitua X pela letra de unidade do seu cartão SD.
6. Pressione Enter e deixe até que termine.
Cartões grandes levam tempo, então não presuma que travou depois de dois minutos. Se o problema for registros do sistema de arquivos danificados, o CHKDSK às vezes faz o cartão voltar a funcionar sem muito drama.
Método 2: Reconstrua a partição perdida com o TestDisk
Se o CHKDSK não fizer nada, ou se o cartão aparecer como espaço não alocado, capacidade ausente ou uma partição desaparecida, eu passo para o TestDisk.
Essa ferramenta lida com problemas na estrutura da partição. Problema diferente, solução diferente. Às vezes, os arquivos ainda estão no cartão, mas o mapa que aponta para eles está corrompido, então o sistema trata o cartão como se fosse lixo vazio.
O que eu faço:
1. Baixe e abra o TestDisk.
2. Escolha o cartão SD na lista de unidades.
3. Use o tipo de tabela de partição que ele sugerir.
4. Selecione Analyze.
5. Execute Quick Search e espere.
6. Verifique as partições que ele encontrar.
7. Se a que está faltando parecer correta, escolha Write para restaurar a tabela de partição.
8. Reinicie o computador se ele pedir.
Sim, a interface parece antiga. Ainda funciona. Já tive cartões que pareciam totalmente mortos, e então o TestDisk encontrou a partição e os trouxe de volta.
Método 3: Formatar o cartão SD
Se nenhuma dessas correções fizer o cartão voltar a funcionar, a formatação é a última etapa de reparo.
Nesse ponto, seus arquivos já devem ter sido recuperados e copiados para algum lugar seguro. Agora, formatar não é para salvar dados. É para reconstruir o sistema de arquivos, para que o cartão tenha uma última chance de voltar a ser utilizável.
Etapas:
1. Abra o Explorador de Arquivos.
2. Clique com o botão direito no cartão SD e escolha Formatar.
3. Escolha exFAT, a menos que seu dispositivo precise de outra opção.
4. Deixe o tamanho da unidade de alocação em Padrão.
5. Clique em Iniciar.
6. Aguarde a conclusão.
Se a formatação funcionar e o cartão se comportar normalmente depois disso, ótimo. Se ele continuar corrompendo de novo, eu paro de perder tempo. Corrupção repetida geralmente aponta para desgaste do hardware, não para alguma falha isolada de software. A memória flash falha de um jeito chato e bagunçado. Quando um cartão começa a fazer isso mais de uma vez, eu o substituo e sigo em frente. Aprendi essa depois de confiar duas vezes em um cartão instável. Péssima ideia.
Eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer com essa abordagem de consertar primeiro, e estou mais com @himmelsjager nesta aqui: trate o cartão como evidência, não como algo para “consertar” ainda.
O que eu acrescentaria é o seguinte: verifique se o cartão está realmente falhando no nível de hardware antes de passar horas usando ferramentas de sistema de arquivos. Se o Windows trava quando você clica nele, o cartão desconecta aleatoriamente, ou a capacidade aparece errada uma vez e normal na seguinte, isso é um sinal de alerta. Nesse caso, cada leitura extra pode piorar as coisas.
Algumas coisas que eu faria e que não foram enfatizadas o suficiente:
- Deslize a pequena trava de bloqueio no adaptador SD para somente leitura, se você estiver usando um adaptador de tamanho normal. Não é perfeito, mas pode ajudar a evitar gravações acidentais.
- Tente ler em uma máquina Linux ou com um Linux live USB. Às vezes o Linux monta um cartão que o Windows apenas identifica como RAW e se recusa a tocar.
- Se ele montar mesmo que brevemente, copie primeiro manualmente as pastas mais importantes antes de fazer varreduras profundas.
- Verifique se há arquivos ocultos. Às vezes a corrupção é menos dramática do que parece.
Se você ainda consegue detectar o cartão, criar uma imagem e escanear isso com o Disk Drill provavelmente é a rota caseira mais segura. Com essa parte eu concordo. Também salve os arquivos recuperados em uma unidade interna, não em outro dispositivo USB instável.
Se os vídeos recuperados não abrirem, eles podem precisar de um reparo de vídeo separado depois. Isso acontece muito com gravações interrompidas.
Além disso, este guia em vídeo para corrigir um cartão SD corrompido e recuperar arquivos perdidos vale a pena conferir.
Uma verdade direta: se o cartão aparece com 0 bytes ou não é detectado de forma consistente em diferentes dispositivos, pare de mexer nele. É aí que o faça você mesmo fica realmente arriscado, muito rápido.
Não grave mais nada no cartão SD. Sem novas fotos, sem apps de reparo no celular, sem prompt para formatar. Cada gravação reduz suas chances.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: faça primeiro uma imagem do cartão, se o leitor ainda o detectar. Discordo de executar o CHKDSK logo no início se suas fotos forem muito importantes. O CHKDSK é uma ferramenta de reparo. Ele altera o sistema de arquivos. Em um cartão instável, eu preferiria recuperar primeiro e reparar depois.
O que eu faria:
-
Tente outro leitor de cartão e outra porta USB.
Um leitor ruim causa corrupção falsa o tempo todo. Já vi isso mais de uma vez. -
Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows.
Se o cartão mostrar o tamanho correto, mesmo como RAW ou não alocado, as chances de recuperação costumam ser razoáveis. -
Faça uma imagem do cartão e depois escaneie a imagem.
O Disk Drill é uma boa opção para isso. Ele lida bem com cartões SD corrompidos, e escanear uma imagem é mais seguro do que escanear o cartão repetidamente. Se você quiser uma explicação em linguagem simples, esta análise do Disk Drill para recuperação de cartão SD e fotos cobre o básico. -
Salve os arquivos recuperados no seu PC, nunca de volta no cartão SD.
Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso. Aí as coisas acabam sendo sobrescritas. Complicado. -
Se o cartão desconectar, esquentar ou aparecer com 0 bytes, pare de mexer nele.
Isso aponta mais para falha de hardware do que para dano no sistema de arquivos.
Mais uma coisa. Se seus vídeos voltarem, mas não reproduzirem, não presuma que estão perdidos. Alguns apps de recuperação restauram arquivos de vídeo fragmentados com cabeçalhos corrompidos. Às vezes eles precisam de uma ferramenta de reparo depois da recuperação.
Se as fotos forem insubstituíveis, pule o faça você mesmo após a tentativa de imagem e procure uma assistência de recuperação. É um pouco caro, mas mais barato do que perder fotos de casamento ou vídeos do bebê para sempre.