Como posso excluir facilmente fotos duplicadas no meu iPhone?

Minha fototeca do iPhone tem muitas fotos duplicadas depois de sincronizar e importar backups antigos, e isso está consumindo armazenamento. Estou procurando a maneira mais segura e fácil de encontrar e apagar fotos duplicadas no iPhone sem remover acidentalmente os originais.

Sim, isso sai do controle rápido. Tive o mesmo problema depois de verificar minha galeria e ver mais de 20.000 fotos lá. Muitas delas eram basicamente repetidas: a mesma foto de comida, o mesmo pôr do sol, a mesma foto tirada algumas vezes porque uma poderia ficar melhor. Passar por isso manualmente é horrível, e ocupa armazenamento sem nenhum bom motivo.

Se sua principal preocupação é apagar acidentalmente a versão real, isso é uma preocupação justa. As melhores ferramentas de limpeza não simplesmente apagam tudo às cegas, porém. Algumas delas mesclam ou agrupam as coisas de uma forma que facilita manter a melhor cópia.

Verifique primeiro o Apple Fotos

Se você estiver no iOS 16 ou mais recente, abra o Fotos e vá para Álbuns. Role até o fim da página até Utilitários e procure por Duplicatas. Se você não o vir, isso nem sempre significa que algo está com problema. Seu telefone ainda pode estar indexando, o que normalmente acontece quando ele está bloqueado e carregando, ou a Apple pode não ter encontrado nenhum arquivo duplicado exato.

Quando ele encontrar correspondências, use Mesclar em vez de excluir cada uma manualmente. A Apple mantém a versão de melhor qualidade e reúne os metadados úteis das outras. Para uma biblioteca grande, não perca tempo tocando nelas uma por uma. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo e, em seguida, em Mesclar.

O porém do localizador de duplicatas da Apple

A ferramenta integrada é bem rigorosa. Ela procura principalmente duplicatas exatas, não fotos que apenas parecem quase iguais.

Então, se você tirou cinco fotos em sequência, salvou uma cópia editada ou capturou duas imagens da mesma coisa com um segundo de diferença, o Fotos pode tratar todas elas como imagens separadas. É por isso que o álbum Duplicatas pode parecer vazio mesmo quando o rolo da câmera está claramente cheio de fotos quase idênticas.

Para fotos semelhantes, um app funciona melhor

Quando você está lidando com milhares de imagens, a ferramenta integrada geralmente não é suficiente. A melhor que encontrei foi o Clever Cleaner. A parte útil é que ele procura fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas. Ele pode agrupar várias selfies ou fotos de comida quase idênticas e sugerir a melhor com base em coisas como foco e iluminação.

Alguns motivos pelos quais gostei mais dele do que dos outros apps de limpeza que experimentei:

1. Ele realmente pode ser usado de graça, em vez de imediatamente forçar uma assinatura ou encher a tela de anúncios.
  2. Ele funciona localmente no celular, então suas fotos não são enviadas para outro lugar.
  3. Ele pode fazer mais do que remover duplicatas. Eu o usei para encontrar vídeos enormes, transformar Live Photos em imagens estáticas, limpar capturas de tela antigas e deslizar rapidamente pelas fotos.
  4. Ele escaneou minha biblioteca com mais de 20 mil fotos em cerca de sete minutos. Alguns outros apps simplesmente ficavam carregando por uma eternidade.

Se você quiser fazer isso manualmente

Você pode usar a Busca dentro de Fotos e restringir as opções por localização, mês ou evento. Isso funciona muito bem se você souber a área problemática, como umas férias em que você tirou fotos demais.

A visualização em Mapa em Utilitários também pode ajudar. Se você vir um grande agrupamento de fotos em um restaurante ou hotel minúsculo, esse provavelmente é um bom lugar para começar a apagar repetições. Funciona, mas se sua biblioteca for enorme, espere que isso leve bastante tempo.

Impedindo que isso se acumule novamente

Depois de limpar tudo, vale a pena mudar alguns hábitos para que a bagunça não volte logo.

1. Verifique as configurações da Câmera e desative o modo Burst se você continua ativando-o por engano.
  2. Tente não sincronizar a mesma biblioteca pelo iCloud e pelo Google Fotos ao mesmo tempo, a menos que você realmente saiba como quer que essa configuração funcione.
  3. Exclua as fotos obviamente ruins logo depois de tirá-las, enquanto você ainda se lembra de quais eram repetidas.
  4. Evite baixar as mesmas fotos novamente de conversas, armazenamento em nuvem ou álbuns compartilhados.

Além disso, as fotos excluídas ainda ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Se você precisa recuperar o espaço imediatamente, também terá que esvaziar essa pasta manualmente.

Tenha cuidado se o Fotos do iCloud estiver ativado, porque apagar do iPhone não é apenas limpar o telefone, também pode apagar a mesma foto do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple. Antes de fazer uma grande limpeza de duplicatas, eu faria um backup separado em algum lugar sem graça e seguro, como uma pasta no Mac/PC ou um disco externo, e depois limparia em lotes menores em vez de confiar em uma única seleção gigante de selecionar tudo. O álbum Duplicatas integrado é a primeira opção mais segura, mas para fotos parecidas eu ainda revisaria manualmente as escolhas de manter/apagar, mesmo em apps como o Clever Cleaner, porque o melhor pode estar errado se você preferir uma foto borrada, mas significativa, em vez da nítida.

Fotos que vieram de uma sincronização com o computador são um problema diferente de fotos que você tirou ou importou para a câmera.

Se algumas dessas duplicatas vieram de uma sincronização antiga do Finder/iTunes, elas podem estar em álbuns sincronizados, não como itens normais da biblioteca criados no iPhone. Nesse caso, você pode tocar no app Fotos para sempre e parecer que o iPhone está sendo teimoso, porque essas fotos são controladas pelas configurações de sincronização no Mac ou PC. A solução é conectar o iPhone a esse computador novamente, alterar quais pastas/álbuns de fotos estão sendo sincronizados e depois sincronizar de novo. Se você apagar apenas do lado do telefone, talvez não seja permitido removê-las, ou elas podem voltar na próxima vez que você sincronizar.

Para fotos normais do iPhone, eu faria nesta ordem:

1. Abra o app Fotos e use primeiro o álbum Duplicatas.
  2. Mescle um pequeno lote e confira se o resultado parece correto.
  3. Depois faça lotes maiores.
  4. Esvazie Apagados Recentemente somente depois de ter certeza de que não removeu nada importante.

Eu não começaria com um app de terceiros antes disso. Não porque todos sejam ruins, mas porque o recurso de mesclagem da Apple tem menos risco para duplicatas reais. Ele mantém uma versão e combina informações úteis, o que é melhor do que simplesmente adivinhar qual arquivo jogar fora.

Onde um app como o Clever Cleaner faz mais sentido é quando o problema é “tirei 12 versões da mesma foto” em vez de arquivos realmente duplicados. A Apple pode nem sinalizar isso. Um app de limpeza pode ajudar a agrupar fotos parecidas, mas eu trataria as sugestões dele como um atalho de organização, não como permissão para apagar tudo às cegas. O telefone não sabe que a foto levemente borrada é aquela em que todo mundo estava realmente sorrindo.

Outra coisa que as pessoas esquecem é que apagar duplicatas pode não liberar imediatamente tanto espaço quanto o esperado se o Fotos do iCloud estiver configurado para Otimizar Armazenamento do iPhone. Parte do que você vê no app Fotos pode não ser mais arquivos locais em tamanho completo. A limpeza ainda ajuda sua biblioteca e o armazenamento do iCloud, mas o número de armazenamento do iPhone pode demorar para atualizar ou parecer decepcionante até o sistema recalcular os caches.

Se armazenamento é o problema urgente, olhe primeiro os vídeos. Alguns vídeos em 4K, gravações de tela ou Live Photos longas podem ocupar mais espaço do que centenas de fotos estáticas duplicadas. A busca do app Fotos pode encontrar “Vídeos”, “Gravações de Tela” e “Live Photos”, e isso muitas vezes é um ganho mais rápido do que caçar cada imagem repetida.

Então o caminho mais seguro é: pare o que estiver reimportando as duplicatas, trate as fotos sincronizadas com o computador a partir do computador, use o álbum Duplicatas da Apple para duplicatas reais e depois use um limpador de fotos semelhantes apenas para a bagunça de quase duplicatas. E não esvazie Apagados Recentemente até conviver um pouco com a limpeza, a menos que você precise desesperadamente do espaço imediatamente.

Se você estiver com o Fotos do iCloud ativado, limpe a biblioteca em um Mac ou iPad se puder, porque a tela maior facilita muito identificar escolhas ruins de duplicatas antes que elas sincronizem em todos os lugares. O álbum Duplicatas do iPhone é bom para cópias exatas, mas para uma bagunça enorme eu prefiro revisar em uma tela maior e depois deixar Apagados Recentemente em paz por alguns dias como uma rede de segurança.