Meu iPhone diz que não há armazenamento suficiente para instalar a atualização mais recente do iOS, e não tenho certeza se preciso redefini-lo ou se há uma maneira mais segura de liberar espaço primeiro. Já apaguei alguns aplicativos e fotos, mas ele ainda não atualiza, e preciso de ajuda para descobrir o melhor próximo passo sem perder meus dados.
Seu iPhone nunca deve ficar em 100 por cento cheio. Aprendi isso do jeito mais irritante. Mesmo quando você não está instalando o iOS, o telefone ainda precisa de espaço para respirar para caches, logs, indexação, lixo de apps e arquivos temporários.
As atualizações pioram isso. O telefone precisa baixar o pacote, descompactá-lo, reorganizar arquivos e depois concluir a instalação. Se você vai tentar de novo, eu miraria em 15 GB a 25 GB livres. Menos do que isso fica arriscado muito rápido.
Resumo
Se o iOS disser que não há espaço suficiente para atualizar, primeiro veja o tamanho da atualização e o seu armazenamento livre. Depois remova primeiro o maior lixo. Se ainda não for suficiente, atualize com um Mac ou um PC com Windows. Como último recurso, faça backup do telefone, apague-o, instale o iOS e depois restaure o backup.
- Verifique o tamanho da atualização e o seu espaço livre
Comece por aqui para saber com o que está lidando.
- Abra Ajustes.
- Toque em Geral > Atualização de Software.
- Se o iOS mostrar o tamanho da atualização, anote.
- Volte e abra Geral > Armazenamento do iPhone.
- Espere alguns segundos para o gráfico carregar.
- Veja primeiro o espaço livre.
- Depois verifique quais categorias ou apps estão consumindo mais armazenamento.
Uma coisa que muita gente não percebe: o tamanho listado da atualização não é todo o espaço necessário. Se a atualização disser 15 GB, ter 15 GB livres geralmente não basta. O telefone ainda precisa de espaço extra durante a instalação.
Use um app de limpeza para fotos e vídeos
Na maioria dos iPhones, a biblioteca de fotos é o lugar mais rápido para recuperar espaço. Fazer isso manualmente é lento e sofrido. Tive mais sorte com o Clever Cleaner porque era grátis, rápido e não bloqueava a limpeza básica atrás de um paywall.
O que eu fiz:
- Instale o app e deixe-o escanear a biblioteca.
- Abra Heavies e procure vídeos e arquivos de mídia gigantes.
- Apague as coisas de que você não precisa.
- Abra Similars e limpe fotos duplicadas ou quase duplicadas. Se precisar, use também as outras ferramentas de organização do app.
- Depois abra Fotos > Apagados Recentemente > Apagar Tudo.
Não pule a última etapa. Se você deixar arquivos em Apagados Recentemente, o armazenamento não volta na hora. O iOS segura isso por 30 dias.
Apague apps que você não usa
Quando preciso de espaço para uma atualização, eu apago apps em vez de descarregá-los. Descarregar mantém os dados do app, e os dados do app costumam ser onde a bagunça escondida fica.
- Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Deixe a lista de apps ordenar por tamanho.
- Toque nos apps que você não usa.
- Toque em Apagar App.
Você pode reinstalá-los depois. Para uma atualização, isso geralmente funciona melhor do que tentar ser delicado com isso.
Verifique o app Arquivos
O app Arquivos vira uma gaveta de bagunça. Downloads antigos, PDFs, ZIPs, vídeos salvos, documentos aleatórios, tudo isso vai se acumulando em silêncio.
- Abra Arquivos.
- Verifique Em Meu iPhone > Downloads.
- Remova tudo o que você não precisa.
- Verifique o iCloud Drive também se você salva arquivos lá.
Uma vez encontrei arquivos ZIP antigos e exportações de vídeo ali. Não faço ideia de por que guardei aquilo.
Remova anexos grandes do Mensagens
O Mensagens guarda muito mais do que textos. Vídeos, fotos, GIFs, clipes de voz, PDFs. Com o tempo isso fica absurdo.
- Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Toque em Mensagens.
- Veja as seções de anexos.
- Se aparecer Revisar Anexos Grandes, use isso.
- Apague os arquivos grandes com os quais você não se importa.
Isso é bom porque você libera espaço sem apagar conversas inteiras.
Limpe os dados de sites do Safari
O cache do Safari normalmente não é o principal problema, embora eu ainda o limpe quando estou catando espaço.
- Abra Ajustes.
- Vá em Apps > Safari.
- Toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.
- Confirme.
Isso não vai te devolver 20 GB. Ainda assim, algumas centenas de MB aqui e ali vão se somando.
Se você ainda não tiver espaço suficiente
Em algum momento a limpeza fácil acaba. Aí eu tentaria uma destas opções.
Atualize com um Mac ou PC
Esse é o contorno mais limpo.
- Conecte o iPhone a um Mac e use o Finder.
- No Windows, use o iTunes.
- Deixe o computador cuidar do processo de download e instalação.
- Faça um backup completo antes.
Como o computador lida com mais do trabalho temporário da atualização, o iPhone geralmente precisa de menos espaço livre.
Faça backup, apague, atualize e restaure
Essa é a opção nuclear. Eu já fiz isso uma vez. Funcionou, embora tenha sido um saco.
- Faça backup do iPhone primeiro.
- Apague o dispositivo.
- Configure-o novamente.
- Instale a versão mais recente do iOS.
- Restaure o backup.
Se o telefone estiver tão lotado que recusa qualquer caminho normal de atualização, isso costuma resolver.
Se nada disso fizer você passar da linha, comece a cortar mais fundo. Vídeos grandes, apps antigos, downloads que você esqueceu, anexos enormes do Mensagens. Se você não vai sentir falta, remova. Quando você está tentando instalar uma grande atualização do iOS, cada giga conta.
Não redefina primeiro. Isso é exagero.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre usar um computador para a atualização. Discordo um pouco da ideia de correr atrás de 15GB a 25GB toda vez. Em muitos iPhones, dá para concluir a atualização com menos espaço se você remover as coisas certas e evitar a instalação OTA.
Tente isto em vez disso.
-
Exclua o arquivo do iOS baixado, se ele já estiver lá meio travado.
Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
Procure por iOS ou Atualização de Software na lista.
Exclua-o.
Depois reinicie o iPhone. -
Desative por um minuto as armadilhas do Otimizar Armazenamento e verifique a mídia sincronizada.
Músicas, podcasts, Netflix, Spotify, downloads do YouTube, mapas offline. É fácil não perceber isso, e muitas vezes eles ocupam de 5GB a 20GB. -
Verifique o Mail.
O app Mail da Apple armazena anexos em cache de forma agressiva. Se a sua conta de e-mail for enorme, remova a conta do iPhone, reinicie e depois adicione-a novamente. Já vi isso liberar vários GB. É irritante, mas funciona. -
Reinicie após cada limpeza grande.
O iOS nem sempre mostra o espaço liberado imediatamente. Reiniciar força a limpeza dos arquivos temporários. -
Use o caminho de atualização pelo computador.
Finder no Mac, iTunes ou Apple Devices no Windows. Isso geralmente exige menos espaço livre no próprio iPhone. -
Se as fotos forem o principal problema, use o Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e outros arquivos inúteis da biblioteca com mais rapidez. Depois esvazie Apagados Recentemente. Muita gente esquece essa parte e fica se perguntando por que o armazenamento não diminuiu.
Além disso, se você quiser uma visão geral clara das ferramentas do Clever Cleaner, este vídeo é uma opção decente:
análise completa dos recursos do Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone
Se a atualização ainda falhar, faça backup primeiro e depois atualize pelo computador. Apagar tudo deve ser a última opção, não a primeira.
Eu ainda não faria a redefinição. Isso está muito longe na lista de opções.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @hoshikuzu sobre usar uma atualização pelo computador se o OTA continuar falhando, mas meio que discordo da ideia de que você sempre precisa de uma meta enorme de espaço livre. Às vezes o problema não é o armazenamento bruto, e sim dados temporários de atualização corrompidos ou os Dados do Sistema estarem inflados.
Algumas coisas que eu tentaria e que eles não enfatizaram muito:
- Verifique o nível da bateria / Modo de Pouca Energia. O iPhone pode ser meio estranho com atualizações quando as condições de energia não estão certas.
- Certifique-se de que você tem Wi-Fi estável e depois deixe o celular conectado ao carregador por um tempo. O iOS às vezes faz limpeza/indexação em segundo plano quando está inativo.
- Se os Dados do Sistema estiverem enormes, uma reinicialização normal pode não ser suficiente. Tente uma reinicialização forçada.
- Desative a Atualização em 2º Plano temporariamente antes de atualizar. Parece algo pequeno, mas pode reduzir atividade extra enquanto o armazenamento está apertado.
- Se você usa Fotos do iCloud, verifique se Baixar e Manter Originais não está trazendo os arquivos completos para o aparelho. Isso pode atrapalhar a limpeza.
Além disso, se fotos/vídeos ainda forem o principal problema, o Clever Cleaner é realmente útil para identificar rapidamente vídeos gigantes e duplicatas inúteis sem ficar procurando para sempre. Nessa parte eu concordo.
E se você quiser um guia mais amplo sobre como liberar espaço para atualizações, vale a pena dar uma olhada nisto:
melhores maneiras de liberar armazenamento do iPhone para atualizações do iOS
Minha ordem seria:
- Excluir o arquivo de atualização com falha, se existir
- Reiniciar ou forçar a reinicialização
- Deixar o celular parado, conectado ao carregador e no Wi-Fi
- Limpar mais mídia/downloads
- Usar Mac/PC para atualizar
- Fazer backup e depois apagar/restaurar apenas se ele ainda se recusar
Então não, não destrua o celular logo de cara. O armazenamento do iOS às vezes fica meio bugado, mas normalmente dá para resolver sem uma redefinição completa.