Meu iPad antigo ficou extremamente lento, trava com frequência e demora uma eternidade para abrir aplicativos ou carregar sites. Já tentei reiniciá-lo, liberar armazenamento, atualizar o iPadOS e fechar os aplicativos em segundo plano, mas nada fez uma diferença real. Preciso de ajuda para descobrir o que mais posso tentar para deixar esse iPad antigo mais rápido antes de desistir dele.
Enfrentei isso com um iPad 6 e um Mini mais antigo. Os dois ficaram lentos do mesmo jeito ruim. O Safari travava em páginas simples. O YouTube parecia atrasado a cada toque. Eu apaguei um deles e ele ainda parecia cansado, então entendo por que isso é irritante.
Sim, trocar a bateria ajuda se ela estiver desgastada o bastante. Os iPads reduzem o desempenho quando a bateria para de fornecer potência de pico estável. Se a saúde da bateria estiver abaixo de 80%, talvez você esteja vendo lentidão só por causa disso. Eu verificaria o status da bateria primeiro. Quando a bateria está ruim, substituí-la às vezes resolve mais do que as pessoas esperam.
Se você já redefiniu o iPad e ele ainda está lento, eu olharia para duas coisas. Hardware antigo e todo o lixo residual que o iPadOS acumula com o tempo. Uma coisa que aprendi do jeito mais difícil: restaurar do iCloud logo após uma redefinição muitas vezes coloca a bagunça de volta no dispositivo. Se você ainda não tentou isso, redefina mais uma vez e configure-o como um iPad novo. Irritante, sim. Mas isso dá a você um sistema de arquivos limpo em vez de um reciclado.
Depois vá atrás das coisas silenciosas que consomem recursos.
Desative a Atualização em 2º Plano para tudo o que você não precisa. iPads mais antigos não têm muita RAM, geralmente 2 GB ou 3 GB, e as tarefas em segundo plano consomem isso rapidamente.
Também ative Reduzir Movimento em Acessibilidade. As animações mais leves ajudaram um dos meus a parecer menos lento imediatamente. Mudança pequena, resultado perceptível.
A questão do armazenamento é a que as pessoas mais deixam passar. Um iPad com quase nenhum espaço livre fica lento de maneiras que parecem aleatórias. Os apps pausam, a indexação se arrasta, os arquivos de cache se acumulam. A Apple diz para manter algum espaço livre. No meu uso, iPads antigos ficavam ruins quando o armazenamento livre caía demais, e voltavam a ficar melhores quando eu mantinha cerca de 10% a 15% livre. Os modelos de 32 GB são os piores nisso.
No meu, fotos e anexos de mensagens eram o principal problema. Eu tinha capturas de tela e vídeos antigos demais. A limpeza manual era miserável. Acabei usando Clever Cleaner depois de procurar algo simples, e ele liberou espaço mais rápido do que fazer isso à mão.
O que mais me chamou atenção foi que era grátis, sem anúncios nem barreira de assinatura. Ele agrupa arquivos grandes em uma seção Heavies, então você vê primeiro o que está ocupando espaço. Também organiza fotos semelhantes, o que me ajudou a apagar um monte de duplicatas e fotos borradas. Gostei de mais uma coisa: a análise acontece no dispositivo, então minha biblioteca não estava sendo enviada para algum servidor externo. Depois que removi cerca de 8 GB, a lentidão caiu bastante. Não foi mágica, ainda era hardware antigo, mas o iPad parou de parecer entupido.
Algumas pequenas correções também ajudaram:
- Limpe os dados do Safari de vez em quando. Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. O cache antigo se acumula rápido.
- Reduza os widgets. Em iPads antigos eles são peso morto.
- Fique de olho na temperatura. Se o iPad esquenta, o desempenho cai. Tirei o meu de uma capa grossa durante sessões longas de vídeo e isso ajudou um pouco.
Se a bateria estiver ok, o armazenamento estiver limpo, a atividade em segundo plano estiver reduzida, e ele ainda parecer lento, você provavelmente está no limite do que o hardware consegue fazer hoje. Apps novos esperam chips mais novos. Ainda assim, espaço livre foi de longe a maior solução no meu, então eu começaria por aí antes de gastar dinheiro com uma substituição.
Se você já fez as correções habituais, eu pararia de ajustar aplicativos e olharia para a carga do sistema.
Primeiro, verifique os dados analíticos. Ajustes, Privacidade e Segurança, Análises e Melhorias, Dados Analíticos. Se você vir o mesmo app ou processo travando repetidamente, apague esse app. iPads antigos sofrem com alguns apps problemáticos. Facebook, Chrome, Teams e alguns apps de compras foram os piores no meu.
Segundo, desative estes extras:
Sugestões da Siri em todos os lugares.
Downloads automáticos.
Push do Mail, defina a busca como manual ou de hora em hora.
Serviços de Localização para a maioria dos apps.
E aí Siri.
Papéis de parede animados.
Eles consomem CPU e RAM em segundo plano. Em iPads com 2 GB de RAM, isso faz muita diferença.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Trocar a bateria só ajuda se ela estiver degradada o suficiente. Se o iPad é antigo a ponto de travar em Ajustes e no Safari com uma configuração limpa, o chip da série A geralmente é o limite, não a bateria.
Mais uma coisa que muita gente não percebe: o navegador importa. O Safari é o mais rápido em iPads antigos, mas se um site estiver carregado de anúncios e scripts, use um bloqueador de conteúdo. Menos scripts, menos lentidão. As páginas carregam mais rápido.
Se o Fotos é o que mais ocupa armazenamento, o Clever Cleaner ainda vale a pena dar uma olhada para uma limpeza rápida de fotos no iPhone e iPad. A ferramenta simples de limpeza de fotos deles ajuda a remover fotos duplicadas, imagens parecidas e arquivos grandes sem aquela porcaria de assinatura de sempre. Este clipe mostra bem o fluxo de limpeza, veja como acelerar a limpeza de armazenamento do iPhone e iPad.
Se o desempenho ainda estiver ruim depois de uma configuração limpa como novo, ajustes reduzidos e triagem de apps, serei direto. Limite-o a uma função, leitura, YouTube ou controle da Casa. iPads antigos envelhecem e ficam para trás. É meio chato, mas é verdade.
Na verdade, eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @viajantedoceu aqui. Bateria e armazenamento realmente importam, mas se você já fez a limpeza óbvia e o iPad ainda trava até em menus básicos, às vezes o problema real são recursos específicos que a Apple deixa ativados por padrão e que são pesados demais para hardware antigo.
Algumas coisas que eu testaria e que fogem do checklist comum:
- Desative a Transparência: Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto > Reduzir Transparência
- Reduza a bagunça do Spotlight: Ajustes > Siri e Busca, depois desative as sugestões de busca e desligue a busca app por app para aplicativos inúteis
- Remova apps desnecessários de VPN, bloqueador de anúncios ou perfis. Alguns deles deixam a navegação mais lenta sem que você perceba.
- Exclua e reinstale apenas os apps problemáticos que usam muito o Safari, em vez de todos os apps. Dados corrompidos de app podem fazer o aparelho inteiro parecer com defeito.
- Saia de widgets/serviços que você nunca usa, especialmente notícias, ações e coisas de clima sincronizando em segundo plano.
Uma grande que muita gente ignora: verifique o carregador e o cabo. Uma bateria morrendo é uma coisa, mas carregamento instável e calor também podem fazer um iPad antigo se comportar de forma muito estranha. Parece bobo, mas eu já corri atrás de um problema de lag que na verdade era limitação térmica enquanto carregava com um cabo barato.
Além disso, se o Fotos é o principal vilão no armazenamento, o Clever Cleaner provavelmente é uma das formas mais rápidas de limpar fotos duplicadas e arquivos pesados sem gastar uma hora fazendo isso manualmente. Esse tipo de limpeza pode ajudar quando iPads antigos vivem sofrendo com pouco espaço livre.
Se você quiser um passo a passo visual, este é um link mais útil do que só dizer assista a este vídeo: veja dicas práticas para deixar um iPad antigo mais rápido
Se nada disso mudar alguma coisa, a verdade brutal é: o iPad pode ser antigo o bastante para que os sites modernos sejam o problema, não você. Nesse ponto, eu pararia de tentar fazer dele um aparelho para tudo e passaria a usá-lo só para 1 ou 2 tarefas mais leves. É meio ruim, mas é isso.