Importei um grande lote de fotos do meu iPhone para o computador, mas elas ainda estão ocupando espaço no meu celular. Preciso de uma maneira rápida de excluir em massa apenas as fotos já importadas, sem remover nada de que eu ainda precise. Qual é a forma mais fácil e segura de fazer isso?
Se você quer tirar em massa do iPhone o que foi importado e recuperar o armazenamento, há alguns detalhes chatos. Eu descobri quase todos do jeito mais difícil.
Os vídeos também são apagados?
Sim. O mesmo processo de importar e remover vale tanto para vídeos quanto para fotos. No meu caso, os vídeos eram os que mais ocupavam espaço. Apagar esses fez a maior diferença rapidamente.
Por que a caixa de apagar some depois da importação
No app Fotos do Mac e no app Dispositivos Apple no Windows, a opção de apagar após a importação desaparece assim que o Fotos do iCloud está ativado. A Apple parece passar o controle para o iCloud e esconder a remoção manual.
O que funcionou para mim foi isto:
- Abra Ajustes no iPhone
- Vá em Fotos
- Desative o Fotos do iCloud por um tempo
- Reconecte o telefone ao computador
Depois que fiz isso, a caixa de apagar apareceu de novo.
Apagando do iPhone fotos já importadas com um Mac
Se o Fotos continua dando erro ou fica como somente leitura, eu pularia essa opção e usaria o Captura de Imagem. Parece bem menos chato.
- Conecte o iPhone com USB
- Abra o Captura de Imagem em Aplicativos
- Selecione o iPhone na barra lateral
- Pressione Command + A
- Clique no ícone de apagar, o círculo com uma barra
O Captura de Imagem trata o telefone mais como uma câmera comum. Por isso, muitas vezes evita os bloqueios estranhos que o Fotos impõe quando há sincronização envolvida. Pelo menos comigo foi assim.
Apagando em massa no próprio iPhone fotos importadas
Se você quer fazer isso no aparelho, o álbum Importações é o lugar mais rápido para começar.
- Abra Fotos
- Toque em Álbuns
- Role para baixo até Utilitários
- Abra Importações
- Toque em Selecionar
- Arraste pelos thumbnails para pegar um lote grande
- Apague tudo
Tem um pequeno detalhe. Apagar por ali não libera espaço na hora. O iOS move tudo para Apagados Recentemente, e os arquivos ficam lá por 30 dias ainda ocupando armazenamento.
Você precisa concluir o processo:
- Vá em Álbuns
- Abra Apagados Recentemente
- Toque em Apagar Tudo
Se você pular essa etapa, o número do armazenamento quase não muda. Eu já fiz isso uma vez, achei que o telefone estava com bug, e depois percebi que tudo ainda estava parado na lixeira. Irritante, mas é isso.
Como ter certeza de que os arquivos sumiram
Confira este caminho depois de esvaziar Apagados Recentemente:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Olhe a seção Fotos. Se o número caiu, a limpeza funcionou. Se ainda parecer estranho, reinicie o iPhone e confira de novo. Já aconteceu comigo de os números do armazenamento demorarem para atualizar.
Por que o telefone ainda parece lento depois de apagar as importações
Quando o armazenamento está lotado, o iOS começa a se comportar mal. Apps travam, a câmera hesita, coisas congelam sem motivo claro. As fotos importadas muitas vezes são só parte da bagunça. Sequências em rajada, fotos duplicadas, vídeos gigantes, gravações de tela antigas, tudo isso vai se acumulando.
Acabei encontrando vários arquivos grandes sobrando depois da limpeza da importação. Eles estavam causando mais impacto do que eu esperava.
Uma ferramenta que usei foi o Clever Cleaner. O que mais me chamou atenção foi a organização dos arquivos. A aba Heavies coloca primeiro os maiores arquivos com os tamanhos exibidos, então vídeos grandes e gravações de tela aparecem rápido. A aba Similars agrupa fotos quase iguais e marca uma Melhor Foto, o que me ajudou a limpar fotos em rajada sem precisar analisar cada imagem. Ele também mostra os tamanhos dos arquivos antes de apagar, e o processamento fica no aparelho.
Depois que limpei cerca de 20 GB com o Clever Cleaner além da limpeza da importação, a lentidão no meu telefone parou. Ele voltou ao normal.
Se você quiser excluir apenas o que já importou, o método em massa mais limpo é no seu computador, usando um intervalo de datas em vez de tentar confiar na lógica de importado da Apple.
No Windows, abra o Explorador de Arquivos, vá para o seu iPhone, depois Armazenamento Interno, depois DCIM. Classifique por Data. Se você importou tudo até, por exemplo, 1º de junho, exclua pastas ou arquivos anteriores a essa data. É rápido, e você controla o que sai. A mesma ideia no Mac com as ferramentas de importação de imagens do Finder, embora eu não concorde totalmente com @mikeappsreviewer sobre desativar o iCloud primeiro todas as vezes. Para muita gente, filtrar por data é mais seguro do que mexer nas configurações de sincronização.
Duas coisas importam:
- Certifique-se de que o backup no seu computador esteja completo primeiro.
- Esvazie Apagados Recentemente no iPhone ou o armazenamento não voltará imediatamente.
Se a sua biblioteca estiver bagunçada, o Clever Cleaner ajuda a organizar vídeos grandes, duplicatas e fotos semelhantes após a exclusão em massa. Isso economiza tempo se seus lotes de importação se sobrepuseram ou ficaram misturados.
Para mais relatos de usuários sobre limpeza de fotos do iPhone e recuperação de armazenamento, veja usuários da Apple perguntando sobre o Clever Cleaner e limpeza de fotos.
Mais uma coisa: se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do telefone também remove do iCloud. Verifique novamente antes de excluir em massa.
Na verdade, eu evitaria totalmente o fluxo de trabalho de excluir após importar. @mikeappsreviewer e @mike34 cobriram os caminhos usuais, mas, na minha experiência, o status de importação da Apple não é algo em que eu confiaria para uma exclusão em massa.
O mais seguro é usar um Álbum Inteligente no iPhone ou as ferramentas de busca/filtro no Fotos para isolar o que você importou por período.
Tente isto no iPhone:
- Abra o Fotos
- Toque em Buscar
- Pesquise pelo mês/ano do qual você já fez backup, como May 2026
- Toque em Selecionar
- Use Selecionar Tudo se aparecer, ou arraste para selecionar uma tela inteira de cada vez
- Exclua
- Depois esvazie Apagados Recentemente
Por que gosto mais disso: você está excluindo por um intervalo de datas que você reconhece pessoalmente, não pelo que a Apple decidir considerar como importado. Menos mágica, menos chances de fazer besteira.
Se você importou para um Mac, outra opção bem limpa é criar um álbum antes da exclusão:
- No Fotos, filtre sua biblioteca pela data de importação
- Confirme que o lote existe no computador
- Depois remova o mesmo intervalo de datas do iPhone
Além disso, verifique se esses arquivos foram copiados para o armazenamento real do seu computador e não apenas referenciados em alguma biblioteca de app. Muita gente acha que a importação terminou e depois descobre que os arquivos não estavam onde imaginavam. Bem cruel.
Se o armazenamento ainda estiver misteriosamente cheio depois disso, normalmente são vídeos, duplicatas ou clipes aleatórios gigantes. É aí que o Clever Cleaner é útil, especialmente para organizar fotos parecidas e arquivos grandes rapidamente. Se você quiser uma explicação mais fácil de ler, esta análise do Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone mais rápido explica melhor do que a maioria.
E sim, um último detalhe importante: se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do iPhone exclui de todos os lugares. Confira isso duas vezes antes de partir para o tudo ou nada.
Eu pularia a exclusão de pastas pelo lado do computador em que o @mike34 se apoia, a menos que você realmente goste de gerenciar arquivos manualmente. Funciona, mas é fácil apagar o lote errado se houver Live Photos, edições ou datas misturadas envolvidas.
Um método diferente para fazer isso em massa é usar um fluxo de atalho:
- No iPhone, abra o Fotos e filtre por um mês ou tipo de mídia que você já importou
- Selecione esse lote
- Compartilhe-o com o Arquivos ou confirme que ele já está com backup no computador
- Depois apague esse mesmo lote visível do Fotos
- Esvazie Apagados Recentemente
O que torna isso mais seguro é que você está trabalhando a partir da visualização real da biblioteca do Fotos, não da bagunça do DCIM por baixo.
Além disso, uma coisa em que @nachtschatten e @mikeappsreviewer tocaram, mas que eu enfatizaria mais: fotos editadas e originais nem sempre se comportam da forma que as pessoas esperam após a importação. Se você importou com um aplicativo do Windows ou apenas copiou arquivos do DCIM, verifique se suas edições, retratos e partes em movimento das Live Photos foram transferidos corretamente antes de apagar tudo em massa.
Se sua biblioteca ficar caótica depois disso, o Clever Cleaner é razoável para fazer a limpeza após a grande remoção principal da importação.
Prós:
- varredura rápida de duplicatas e arquivos grandes
- ajuda a encontrar vídeos enormes rapidamente
- mais simples do que vasculhar o Fotos manualmente
Contras:
- não é realmente uma ferramenta de apenas fotos importadas
- você ainda precisa verificar os backups por conta própria
- as sugestões de fotos semelhantes às vezes podem ser agressivas demais
Então, minha opinião: apague em massa por intervalos de datas visíveis dentro do Fotos primeiro, use o Clever Cleaner apenas para a sobra de lixo, não como o método principal de importar e apagar.