Como excluo capturas de tela no iPhone sem perder outras fotos?

Meu app Fotos do iPhone está cheio de capturas de tela antigas, e eu quero removê-las sem apagar acidentalmente minhas fotos normais. Não tenho certeza de qual é a maneira mais segura de fazer isso, especialmente com o Fotos do iCloud ativado, e preciso de ajuda para liberar espaço de armazenamento sem perder fotos importantes.

A maioria das pessoas começa em Fotos, e para capturas de tela, acho que isso ainda faz mais sentido. O iPhone já as agrupa para você, então não precisa vasculhar fotos da câmera, memes, recibos e dez fotos borradas do pet por engano.

1. Abra o app Fotos.
  2. Toque em Álbuns, ou Coleções em algumas versões.
  3. Role até Tipos de Mídia e abra Capturas de Tela.
  4. Toque em Selecionar no canto superior direito.
  5. Se quiser apagar tudo, use Selecionar Tudo. Se quiser remover só algumas, arraste pelas linhas e marque rápido.
  6. Toque no ícone da lixeira e confirme.

Tem uma parte que confunde muita gente. Apagar por aqui não libera armazenamento na hora. O iOS move tudo para Apagados Recentemente, lá perto do fim em Utilitários ou Álbuns, dependendo da sua versão. Os itens ficam lá por 30 dias. Se quiser recuperar espaço agora, abra Apagados Recentemente, toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo.

O caminho da bagunça maior

Se as capturas de tela são só uma parte do problema, a limpeza manual cansa rápido. Passei por isso quando meu celular estava com capturas de tela, fotos duplicadas, gravações de tela antigas e vídeos enormes tudo acumulado. Testei alguns apps de limpeza, e o Clever Cleaner pareceu o menos irritante.

O que mais me chamou atenção foi a falta de anúncios e bloqueios de pagamento, pelo menos quando usei. A maioria desses apps começa a incomodar em menos de 30 segundos. Este aqui era mais simples.

Dentro do app, há uma seção de Capturas de Tela, e ela mostra o tamanho dos arquivos de cada imagem. Isso me ajudou a ver quais estavam ocupando espaço em vez de sair apagando no escuro. Também há um sistema de deslizar. Para a esquerda remove, para a direita mantém. Parece detalhe, mas deixou a tarefa bem menos chata.

Algumas outras partes também foram úteis:

• Heavies organiza a mídia por tamanho de arquivo, do maior para o menor. O Fotos não faz isso, o que é meio absurdo.
  • Similars agrupa fotos quase duplicadas para você manter uma e jogar fora as extras.
  • Live Photo Converter remove a parte em movimento das Live Photos, o que reduz bastante o uso de armazenamento se você tiver anos delas.

Verifique os lugares que as pessoas esquecem

Nem toda captura de tela fica em Fotos. Descobri isso depois de procurar armazenamento e encontrar PDFs aleatórios em Arquivos.

Se você fizer uma captura de tela de Página Inteira no Safari, o iPhone muitas vezes salva como PDF em Arquivos em vez de como imagem em Fotos.

1. Abra Arquivos.
  2. Verifique Em Meu iPhone ou Downloads.
  3. Procure por “captura de tela”.

Você pode encontrar alguns PDFs pesados parados ali. Alguns dos meus eram bem maiores do que capturas de tela normais.

Notas é outro lugar. Se você enviou uma captura de tela para uma nota, apagar a imagem original de Fotos não remove a cópia dentro da nota. Demorei muito para perceber isso.

Se quiser menos acúmulo depois

Não existe uma opção nativa para apagar capturas de tela automaticamente. Ainda assim, dá para improvisar algo com Atalhos.

Uma vez configurei um atalho para pegar a captura de tela mais recente, copiá-la para que eu pudesse colá-la em uma mensagem e depois removê-la de Fotos logo em seguida. Meio gambiarra, sim, mas impediu que a pilha continuasse crescendo. Se você compartilha capturas de tela o dia todo por trabalho ou para resolver problemas, isso ajuda mais do que parece.

Se você apagar a errada

Essa parte importa. Às vezes você apaga uma captura de tela e, duas semanas depois, precisa dela porque tinha um código, endereço, número de pedido ou alguma anotação de trabalho.

Se ela ainda estiver em Apagados Recentemente, restaure por lá. Fácil.

Se você já esvaziou Apagados Recentemente, recuperar fica mais difícil. Nesse ponto, o caminho que as pessoas costumam tentar é software de recuperação de dados. Eu lembraria disso antes de fazer uma limpeza grande, principalmente se suas capturas de tela incluírem coisas que você usa como memória temporária.

Depois que limpei as minhas, o aviso de armazenamento finalmente parou de aparecer. Foi bom, não vou mentir.

Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apague com um pouco de cuidado. As capturas de tela excluídas no seu iPhone também desaparecem do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple. Então, a atitude mais segura é esta.

Primeiro, faça backup de qualquer coisa importante antes de uma grande limpeza. Se uma captura de tela tiver um código, recibo, mapa ou conversa de que você ainda precisa, salve-a em Arquivos ou mova-a para uma nota ou álbum compartilhado primeiro. Eu faço isso porque as capturas de tela costumam ser temporárias até deixarem de ser.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não me apressaria para esvaziar Apagados Recentemente de imediato, a menos que você precise de armazenamento hoje. Esse intervalo de 30 dias é a sua rede de segurança.

Um caminho mais limpo é a busca. Em Fotos, toque em Buscar e digite captura de tela. Você terá resultados filtrados rapidamente e evita mexer nas suas fotos normais da câmera. Após excluir, revise Apagados Recentemente mais uma vez antes de esvaziá-lo.

Se a sua biblioteca for enorme, o Clever Cleaner para limpeza de fotos no iPhone vale a pena conferir. Ele organiza capturas de tela e outros itens inúteis sem misturá-los ao seu fluxo normal de fotos. Este tópico no limpador de iPhone realmente gratuito sem anúncios dá uma boa ideia do que ele faz.

Verifique também Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos. Certifique-se de que Sincronizar este iPhone esteja ativado, para que as exclusões permaneçam consistentes e você não tenha incompatibilidades estranhas depois.

Eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer com o plano de “apagar um monte e depois esvaziar Apagados Recentemente”. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, a exclusão sincroniza em todos os lugares, então uma limpeza descuidada pode virar um mini desastre no seu iPad e Mac também.

A jogada mais segura é esta: antes de apagar, percorra suas capturas de tela e favorite ou mova as importantes para um álbum separado primeiro. Os álbuns não duplicam o arquivo, mas facilitam muito conferir o que você está mantendo. Depois, apague apenas da categoria Capturas de Tela, não de Recentes. Essa é a parte que evita que suas fotos normais da câmera entrem na zona de risco.

Além disso, um detalhe pequeno, mas importante: se você usa Álbuns Compartilhados, apagar uma captura de tela da sua biblioteca principal nem sempre remove a cópia que foi compartilhada lá. Então verifique isso se estiver preocupado com privacidade, não apenas com armazenamento.

Concordo com @voyageurdubois que vale a pena manter o buffer de 30 dias em Apagados Recentemente, a menos que seu armazenamento esteja criticamente lotado. Não tenha pressa.

Se a sua biblioteca estiver uma bagunça, o Clever Cleaner é realmente útil para separar capturas de tela de duplicatas e outros arquivos inúteis sem misturar suas fotos normais. Menos toques, menos momentos de ops.

E se você quiser um guia visual mais claro, este tutorial passo a passo para limpar capturas de tela no iPhone é mais fácil de seguir do que ficar fuçando nos menus às cegas. Meio que me salvou quando meu app Fotos estava um caos total, para ser sincero.

Eu faria uma verificação extra de segurança que @voyageurdubois, @kakeru e @mikeappsreviewer só mencionaram de leve: certifique-se de que você está excluindo do tipo de mídia Capturas de Tela e, em seguida, use imediatamente Ocultar para qualquer captura de tela sobre a qual você tenha dúvidas antes de colocar qualquer coisa no lixo. As fotos ocultas permanecem na sua biblioteca, mas ficam fora do caminho. Isso é um bom meio-termo se você estiver inseguro.

Além disso, discordo um pouco da ideia de “álbum separado” como sistema de segurança. Álbuns são apenas ponteiros, não cópias. Se você excluir o original, ele também desaparecerá desse álbum. Uma proteção melhor é:

• salvar as capturas de tela que precisam ser mantidas em Arquivos
  • enviar as principais para Notas
  • ou exportá-las primeiro para um Mac/PC

Outro truque pouco lembrado: no iPhone, as capturas de tela geralmente têm dimensões diferentes das fotos da câmera, então, se a Busca parecer bagunçada, use Filtros dentro dos resultados do Fotos e classifique pelas datas mais antigas primeiro. Isso ajuda você a excluir em massa o lixo antigo, deixando as capturas de tela úteis mais recentes em paz.

Se a sua biblioteca estiver caótica, o Clever Cleaner é razoável para separar capturas de tela do restante.

Prós

• agrupamento fácil de capturas de tela
  • ajuda a identificar lixo grande rapidamente
  • menor chance de excluir fotos normais por engano

Contras

• ainda precisa de revisão humana
  • qualquer app de limpeza junto com o iCloud significa que as exclusões sincronizam em todos os lugares
  • algumas pessoas preferem ficar apenas dentro do app Fotos da Apple

Então sim, exclua capturas de tela com segurança, só evite tratar álbuns como backups. Essa é a parte que prejudica as pessoas.