Meu disco rígido parou de funcionar de repente, e estou preocupado em perder fotos importantes, documentos de trabalho e arquivos pessoais. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido com falha sem piorar o dano. Se alguém conhece etapas ou ferramentas confiáveis de recuperação de dados de disco rígido, eu realmente agradeceria o conselho.
Sinto muito que você esteja passando por isso. Já passei por isso, e a primeira coisa que eu faria é parar de gravar qualquer coisa na unidade. Nada de downloads. Nada de instalações. Também não salve os arquivos recuperados nela. Uma unidade com dados faltando é como cimento molhado. Continue pisando nela e você perde o que ainda estava lá.
Antes de executar ferramentas de recuperação, verifique se a unidade está falhando fisicamente. Se eu ouvir cliques, rangidos ou bipes estranhos, eu a desconecto. O mesmo vale se ela desaparecer aleatoriamente ou só aparecer de vez em quando. Varreduras repetidas em uma unidade danificada já pioraram as coisas para mim uma vez, então parei de bancar o herói com discos problemáticos.
Se a unidade aparecer normalmente, eu olho primeiro a integridade S.M.A.R.T. O CrystalDiskInfo funciona. O Disk Drill também tem monitoramento S.M.A.R.T. Se você vir avisos ou setores defeituosos se acumulando, pegue os arquivos importantes primeiro e mantenha a atividade da unidade baixa.
Se o disco ainda responder, eu começaria com Disk Drill - Best Data Recovery Software for Mac & Windows. Free Try!. É uma das ferramentas mais fáceis que já usei para arquivos excluídos, partições formatadas e sistemas de arquivos corrompidos sem transformar tudo em um projeto para o fim de semana.
O que eu fiz:
- Instale o Disk Drill em outra unidade.
- Conecte a unidade com problema.
- Abra o Disk Drill e escolha o disco correto.
- Clique em Procurar dados perdidos.
- Deixe a varredura terminar. Não interrompa se quiser a lista completa de arquivos.
- Use a pesquisa e os filtros para restringir os resultados.
- Visualize alguns arquivos primeiro. Isso já me economizou tempo mais de uma vez.
- Recupere primeiro o que for importante.
- Salve os arquivos recuperados em outro HDD, SSD ou unidade USB. Nunca no mesmo disco.
Além disso, verifique as coisas chatas antes de passar horas escaneando. Uma vez encontrei arquivos perdidos na Lixeira e me senti idiota por ter ignorado isso. Veja o Histórico de Arquivos, o OneDrive, o Time Machine e qualquer backup externo antigo que você tenha esquecido que existia. Às vezes, a resposta rápida está ali.
Se o Disk Drill não resolver, eu tentaria em seguida o Windows File Recovery, o Data Rescue ou o AnyRecover. Se a unidade estiver fazendo barulho ou funcionando pela metade, eu pararia por aí as tentativas de recuperação em casa. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.
Primeiro, pare de desligar e ligar a unidade. Cada inicialização conta em um disco que está morrendo. Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar gravações, mas eu iria um passo antes da varredura. Faça primeiro uma imagem setor por setor se a unidade ainda puder ser lida. Trabalhe a partir da cópia, não do original. Isso reduz bastante o risco.
Use um dock USB ou SATA direto, se possível. Algumas bridges USB baratas ignoram erros ou ocultam dados SMART. Se a unidade estiver lenta, mas legível, crie uma imagem dela com o ddrescue no Linux. Ele mantém um mapa, pula áreas ruins e depois tenta novamente. Muito mais seguro do que forçar o disco com varreduras completas repetidas. Se você não conhece Linux, peça ajuda a um amigo que conheça. Vale a pena.
Depois, execute a recuperação na imagem. O Disk Drill é bom para isso e fácil de analisar se você precisa do melhor software de recuperação de dados para fotos, documentos e partições danificadas. Visualize os arquivos primeiro. Recupere para outra unidade com muito espaço livre.
Uma coisa da qual discordo um pouco: o SMART é útil, mas não espere demais por ele. Já vi unidades morrerem com estatísticas ok.
Se a unidade estiver clicando, não girar ou desaparecer da BIOS, pare com o faça você mesmo. Hora do laboratório. Além disso, troque primeiro o cabo, a porta e a alimentação. Parece bobo, mas economiza horas. Se você quiser um guia visual rápido, assista aqui a este passo a passo de recuperação de disco rígido, etapas seguras de recuperação de dados de disco rígido.
Primeira coisa: não faça o movimento clássico de pânico de ficar reiniciando o aparelho 20 vezes. É assim que um disco talvez recuperável vira peso de papel. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @yozora, mas estou um pouco menos disposto a fuçar demais se o disco estiver se comportando de forma suspeita.
Minha opinião:
- Se ele faz cliques, raspa, tem cheiro estranho ou desaparece aleatoriamente, pare com o faça você mesmo.
- Se ele monta em somente leitura ou muito lentamente, copie primeiro as coisas mais insubstituíveis.
- Se for um disco externo, tente outro cabo, case ou adaptador de energia. Já vi a placa USB morrer enquanto o disco de fato estava bom.
- Se for um HDD interno, teste em outro computador antes de declarar que morreu.
Uma coisa que as pessoas costumam pular: verifique o Visualizador de Eventos no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac para erros de E/S. Isso pode dizer rapidamente se o problema é dano no sistema de arquivos ou defeito real de hardware.
Quanto a software, o Disk Drill é uma escolha sólida se o disco ainda estiver legível. É fácil o suficiente para que você não precise passar seis horas discutindo com comandos de terminal. Só não o instale no disco com problema e não recupere os arquivos de volta para esse mesmo disco. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso de algum jeito rs.
Se você quiser mais opiniões antes de usar, esta análise e discussão sobre recuperação com o Disk Drill vale a pena conferir.
Pequena discordância do conselho habitual: às vezes, buscar a recuperação completa de tudo é o objetivo errado. Vá atrás primeiro das fotos importantes, documentos, coisas de imposto, arquivos de projeto. O disco pode não continuar funcionando por tempo suficiente para uma varredura gigante e perfeita. Priorize e depois invente moda.
Estou com @yozora em um ponto importante: trate a unidade como se ela tivesse um número limitado de chances restantes. Mas vou discordar um pouco do impulso de escanear logo. Se o disco estiver instável, até mesmo um aplicativo de recuperação amigável ainda pode forçá-lo mais do que você gostaria. Às vezes, a atitude mais segura não é começar pelo software, mas decidir se isso é realmente um caso de hardware.
Triagem rápida que eu faria:
- A unidade gira, monta e continua visível: ainda dá para tentar por conta própria.
- A unidade gira, some, trava o Explorer/Finder ou lê em velocidade de lesma: alto risco, minimize as tentativas.
- Cliques, ruído de raspagem, cheiro de queimado, não detectado na BIOS/UEFI: pare. Apenas laboratório.
Uma coisa que não é mencionada o suficiente é o calor. HDDs com falha costumam piorar à medida que esquentam. Se estiver quase ilegível, faça sessões curtas de recuperação e depois deixe descansar. Não é mágica, é só prático.
Para unidades externas, concordo com @nachtschatten que o gabinete pode ser o verdadeiro problema. Mas tome cuidado ao abrir algumas unidades portáteis porque certos modelos da WD usam criptografia USB integrada na placa. Remover o disco interno pode fazer os dados parecerem embaralhados, a menos que a placa original ainda funcione.
Se o disco estiver legível o suficiente para recuperação por software, o Disk Drill é uma opção razoável porque é fácil visualizar e priorizar arquivos. Prós: interface limpa, bom para fotos/documentos, visualizações úteis, menos intimidador do que ferramentas de linha de comando. Contras: varreduras mais profundas podem levar uma eternidade, os resultados podem ficar confusos em sistemas de arquivos muito danificados, e não substitui a criação de uma imagem de um disco realmente em falha.
Também vale saber: se o Disk Drill não encontrar uma estrutura de pastas, isso nem sempre significa que os arquivos se foram. A recuperação bruta muitas vezes traz os arquivos de volta sem nomes/caminhos. Feio, mas utilizável.
Eu usaria software de recuperação somente depois de confirmar que você tem outra unidade de destino pronta, com bastante espaço livre. E, ao contrário da ideia de fazer primeiro uma varredura completa do @mikeappsreviewer, eu priorizaria o que é insubstituível antes de tentar recuperar até o último fragmento possível.