Meu disco rígido externo de repente parou de montar no meu Mac, e preciso acessar arquivos importantes nele imediatamente. Antes estava funcionando bem, mas agora aparece de forma inconsistente ou nem aparece, e estou preocupado em perder dados. Preciso de ajuda para solucionar o problema de um disco rígido externo que não monta no Mac para que eu possa recuperar meus arquivos o mais rápido possível.
Encontrei isso no meu Mac vezes suficientes para parar de presumir que a unidade estava morta no segundo em que se recusava a aparecer. No começo, fiz a coisa normal de entrar em pânico e achei que meus arquivos tinham sumido. Na maioria das vezes, eu estava errado. A própria unidade estava bem. O que quebrou foi o sistema de arquivos, ou o macOS travou em uma verificação em segundo plano, ou o volume ficou ali e se recusou a montar sem motivo claro.
Antes de fazer qualquer coisa mais pesada, sempre verifico primeiro as coisas simples.
Conecte a unidade diretamente ao seu Mac. Por enquanto, pule o hub ou dock. Tente um cabo diferente. Mude para outra porta USB ou Thunderbolt. Se você tiver outro computador por perto, teste a unidade nele também. Verifique também as configurações do Finder e certifique-se de que os discos externos estejam configurados para aparecer tanto na mesa quanto na barra lateral.
Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco e o tamanho parecer mais ou menos correto, normalmente considero isso um bom sinal.
Isso só se aplica a unidades sem falha de hardware evidente. Se a unidade não aparecer no Utilitário de Disco de jeito nenhum, mostrar uma capacidade sem sentido, cair a conexão repetidamente, fizer cliques ou não ligar, você está diante de um problema físico mais do que de um problema de montagem. Nesse ponto, correções por software tendem a não levar a lugar nenhum.
Se o hardware ainda parecer saudável, estes são os passos que eu tentaria.
Método 1: Execute o Primeiros Socorros na unidade principal
Esta é a primeira coisa que faço porque já vem integrada ao macOS e quase não exige esforço.
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
3. Escolha a unidade física no topo, não apenas o volume abaixo dela.
4. Clique em Primeiros Socorros.
5. Aprove a verificação.
6. Espere a conclusão e depois tente montar a unidade novamente.
Se o problema for um pequeno erro no sistema de arquivos, isso às vezes resolve sem muito drama.
Método 2: Encerrar um processo fsck travado
Já vi o macOS travar ao executar uma verificação do sistema de arquivos depois que uma unidade foi desconectada de forma incorreta. Quando isso acontece, a unidade pode continuar inacessível mesmo que o hardware esteja funcionando bem.
1. Abra o Terminal.
2. Digite: sudo pkill -f fsck
3. Pressione Return.
4. Digite sua senha de administrador, se for solicitado.
5. Aguarde um pouco.
6. Verifique a unidade novamente.
Isso não corrige corrupção. Apenas elimina um processo que está bloqueando a montagem.
Método 3: Monte você mesmo no Terminal
Às vezes, o volume está ali, intacto o suficiente, e ainda assim o macOS não o monta sozinho. Já consegui fazer a montagem manual funcionar quando o Finder foi inútil.
1. Abra o Terminal.
2. Execute: diskutil list
3. Encontre o identificador da sua unidade, algo como disk4s1.
4. Execute: diskutil mount /dev/disk4s1
5. Substitua disk4s1 pelo seu identificador real.
6. Pressione Return.
7. Leia o resultado no Terminal.
Se funcionar, o volume geralmente aparece na hora.
Método 4: Apagar e Reformatar
Se nenhuma das etapas anteriores ajudar, reformatar é o último recurso.
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
3. Selecione a unidade física.
4. Clique em Apagar.
5. Dê um nome à unidade.
6. Escolha APFS se você for usá-la apenas com Macs, ou exFAT se também precisar de suporte ao Windows.
7. Clique em Apagar.
8. Aguarde a conclusão.
Uma coisa que aprendi da pior maneira. Se os arquivos forem importantes, não comece com tentativas de reparo. Todas as etapas acima têm como objetivo fazer a unidade voltar a montar, não proteger os dados primeiro. Alguns reparos alteram estruturas do sistema de arquivos enquanto tentam corrigi-las. A formatação é o exemplo mais óbvio, mas até ferramentas de reparo podem dificultar uma recuperação posterior.
O que faço primeiro agora é recuperar os arquivos e só depois mexer nos reparos. Normalmente uso Disk Drill para esse tipo de caso, principalmente quando a unidade aparece no Utilitário de Disco, mas se recusa a montar no Finder. O macOS tende a desistir rápido quando o sistema de arquivos está danificado. O Disk Drill se comunica com o dispositivo de forma mais direta e procura dados recuperáveis mesmo quando o Finder não colabora.
A parte à qual sempre volto é a opção Backup byte a byte. Se a unidade estiver instável, desconectando aleatoriamente ou parecer pouco confiável, eu primeiro crio uma imagem. Ela copia cada setor legível para um arquivo de imagem, assim você trabalha a partir da cópia em vez de forçar a unidade original repetidamente. Isso já me salvou uma vez quando uma unidade continuava desconectando no meio da varredura, uma situação bem complicada.
O processo de recuperação é simples o bastante:
1. Baixe e abra o Disk Drill.
2. Escolha a unidade não montada na lista.
3. Crie primeiro um Backup byte a byte se a unidade parecer instável.
4. Analise a unidade ou a imagem de backup.
5. Veja os arquivos que ele encontrar.
6. Visualize os arquivos importantes e confirme que eles abrem.
7. Recupere-os para uma unidade diferente.
Depois que seus arquivos estiverem seguros em outro lugar, volte e tente as etapas de reparo. Nesse ponto, se algo der errado na correção, você não estará piorando um problema que já é ruim.
Se os arquivos importam, pare de tentar montagens aleatórias depois de 2 ou 3 tentativas. Repetir giros do disco e remontagens é pesado para uma unidade com falha. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer nisso. Tentar reparar primeiro é ok para um disco saudável. Para um disco inconsistente, eu verificaria o que o macOS enxerga antes de qualquer reparo.
Faça isto.
- Abra Informações do Sistema.
- Vá para USB ou Thunderbolt.
- Veja se o gabinete aparece lá.
Se aparecer lá, seu Mac está vendo a camada de hardware. Se não aparecer, pense em cabo, porta, energia, placa do gabinete ou a própria unidade.
Depois, verifique o status SMART se o Utilitário de Disco mostrar o disco físico. Use uma ferramenta como o DriveDx, ou o Terminal com:
diskutil info diskX
Procure pelo status SMART se houver suporte. Falha, Não Compatível em muitas pontes USB, ou erros de leitura estranhos apontam para causas diferentes.
Um ponto importante que muita gente esquece. Se este for um drive externo de mesa com sua própria fonte de alimentação, ouça e sinta. Uma rotação suave é normal. Cliques, ciclos de desaceleração e nova rotação, ou bipes lentos são maus sinais. Se for um HDD portátil, conecte-o a uma porta com alimentação adequada ou use um adaptador apropriado. Baixa energia causa muito desse comportamento de aparecer e depois sumir.
Verifique também se o problema é o gabinete, não o disco. Já vi placas de ponte USB-SATA morrerem enquanto o disco sem o gabinete estava bom. Se você se sente à vontade para abrir e ele está fora da garantia, colocar a unidade em outro gabinete compatível ou dock SATA às vezes dá acesso imediato. Não faça isso com configurações criptografadas ou proprietárias incomuns, a menos que você saiba que o gabinete é padrão.
Se você precisa dos arquivos agora, pule apagar/reformatar. Use o Disk Drill e escaneie a unidade ou, melhor ainda, faça primeiro um clone/imagem dela se a conexão estiver instável. É uma escolha sólida para recuperação de unidades externas no Mac e recuperação de arquivos de discos que não montam. Este guia dos melhores softwares de recuperação de dados para Mac e unidades externas também vale a pena ver.
Mais uma coisa. Se a unidade já foi formatada em NTFS, alguns Macs a reconhecem de forma estranha, esp. depois de atualizações. Problemas com Tuxera ou Paragon já causaram bagunça na montagem para pessoas antes. O Modo Seguro no Mac vale um teste, já que desativa muita coisa de terceiros.
Eu faria uma coisa de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @sognonotturno: antes de mais tentativas de reparo, verifique os logs do sistema. Às vezes o macOS está realmente dizendo por que se recusa a montar, e isso evita muita tentativa às cegas.
Abra o Console, depois conecte a unidade e observe mensagens relacionadas a diskarbitrationd, kernel, erro de I/O ou media is not present. Se você vir erros de I/O repetidos, isso normalmente significa problema de hardware, não apenas um volume teimoso. Se você vir reclamações de permissão ou do sistema de arquivos, então o disco ainda pode estar legível o suficiente para recuperação.
Outra coisa que as pessoas ignoram é o Modo de Recuperação. Inicialize no Recuperação do macOS e abra o Utilitário de Disco por lá. Se a unidade monta na Recuperação, mas não na inicialização normal, isso indica um conflito de software no seu sistema principal, não necessariamente um disco morto. O Modo de Segurança pode ajudar pelo mesmo motivo, mas o Modo de Recuperação é mais limpo para testar.
Se a unidade estiver criptografada, verifique também se ela está esperando por um prompt de desbloqueio que nunca aparece. No Terminal você pode tentar:
diskutil apfs list
Se você vir um volume APFS criptografado, ele pode precisar de desbloqueio manual em vez de montagem normal.
Eu não continuaria reconectando-a várias e várias vezes se ela estiver aparecendo de forma inconsistente. É aí que as coisas pioram rápido. Se os arquivos importam, mude para o modo de recuperação no sentido geral, não o Recuperação da Apple especificamente. O Disk Drill é realmente uma medida sensata aqui, especialmente se a unidade estiver visível para o Mac mas não montar. Faça uma varredura e, se ela estiver instável, crie primeiro uma imagem dela e recupere para um disco diferente.
Além disso, este vídeo passo a passo sobre HD externo Mac que não monta pode ajudar se você quiser ver o processo em vez de ler etapas.
Versão curta:
- aparece apenas em Informações do Sistema = o caminho de hardware existe
- aparece no Utilitário de Disco com tamanho correto = a chance de recuperação é razoável
- erros de I/O repetidos, cliques, desconexões = pare logo com tentativas caseiras
- precisa dos arquivos agora = recupere primeiro, repare depois
Apagar/reformatar é coisa de último recurso, não coisa de estou precisando dos meus arquivos hoje. Nessa parte eu sou bem firme.