O Utilitário de Disco apagou minha unidade APFS por engano, e agora estou tentando recuperar arquivos excluídos antes que eles desapareçam de vez. Alguém já recuperou dados com sucesso de um volume APFS apagado no macOS, ou sabe quais são as ferramentas ou etapas mais seguras para tentar sem piorar a situação?
Primeira coisa: pare de usar essa unidade. Sério. Seja porque você esvaziou a Lixeira, excluiu a pasta errada ou formatou o volume APFS errado no Utilitário de Disco, os arquivos talvez ainda não tenham sumido. Muitas vezes, o macOS apenas marcou esse espaço como disponível. O dano real acontece quando novos dados são gravados por cima.
Então, antes de tentar qualquer outra coisa:
- Pare de usar a unidade afetada imediatamente.
- Não copie nada novo para ela.
- Não reinstale o macOS nessa mesma unidade.
- Não execute o Primeiros Socorros, o TestDisk ou ferramentas de reparo antes de recuperar os arquivos com os quais você se importa.
- Se for uma unidade externa, desconecte-a até você estar pronto para examiná-la.
Se você tiver o Time Machine, verifique isso primeiro. É a solução mais limpa se houver um backup utilizável. Mesmo que a unidade de backup não esteja conectada no momento, ainda pode valer a pena abrir o Time Machine porque o APFS às vezes tem snapshots locais de itens excluídos recentemente.
Se não houver backup, então um software de recuperação provavelmente é o próximo passo.
Eu provavelmente começaria com o Disk Drill para uma unidade APFS porque ele faz mais do que apenas procurar assinaturas aleatórias de arquivos. Como ele entende APFS, tem uma chance melhor de restaurar a estrutura de pastas, nomes de arquivos e metadados. Isso faz muita diferença quando você está tentando evitar vasculhar milhares de arquivos recuperados com nomes inúteis.
O fluxo de trabalho básico seria:
- Baixe o Disk Drill, mas instale-o em outra unidade se puder.
- Conecte a unidade APFS afetada ou selecione a unidade interna se foi lá que os dados se perderam.
- Conceda a ele Acesso Total ao Disco nos Ajustes do macOS para que ele possa examinar corretamente.
- Escolha a unidade e execute Procurar Dados Perdidos.
- Deixe a varredura terminar. Interromper antes pode significar perder arquivos recuperáveis.
- Use a visualização para verificar se suas fotos, vídeos, documentos ou outros arquivos estão realmente intactos.
- Recupere apenas o que você precisa e salve em outra unidade. Nunca restaure arquivos de volta para o mesmo volume APFS do qual você está recuperando.
Uma opção útil é criar primeiro uma imagem de disco, especialmente se a unidade parecer instável. Assim, você examina a imagem em vez de colocar mais pressão no disco original. O Disk Drill também pode mostrar informações de saúde S.M.A.R.T., o que ajuda a identificar se você está lidando com um simples dano no sistema de arquivos ou com uma unidade que pode estar falhando fisicamente.
Também existem outras ferramentas.
O PhotoRec é gratuito e pode ser muito eficaz, especialmente para fotos, vídeos e documentos. A desvantagem é que ele funciona por assinaturas de arquivos, não pelo próprio sistema de arquivos APFS, então normalmente você perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas.
O TestDisk pode ajudar quando o problema é uma partição APFS danificada em vez de arquivos simplesmente excluídos. Eu não faria dele a primeira coisa a ser executada, porém. Recupere os arquivos importantes primeiro, se possível, porque alterar informações de partição antes da recuperação pode deixar tudo mais complicado se algo der errado.
Há um grande porém com SSDs internos de Mac: TRIM. Se o TRIM já tiver limpado os blocos excluídos, um software de recuperação não conseguirá trazê-los de volta. É por isso que a rapidez importa. Além disso, se um volume APFS criptografado com FileVault foi formatado, as chaves de criptografia geralmente também desaparecem, o que muitas vezes torna a recuperação impossível.
Eu pularia a recuperação por conta própria e iria direto para um laboratório de recuperação se a unidade:
- continuar desaparecendo ou não for detectada com confiabilidade,
- fizer cliques, rangidos ou bipes,
- desconectar durante as varreduras,
- congelar o Mac quando for acessada,
- ou mostrar avisos graves de saúde SMART.
Esses são sinais de possível falha de hardware. Ligar repetidamente uma unidade com defeito pode piorar as coisas.
A maioria dos laboratórios de recuperação decentes fará uma avaliação gratuita, e muitos trabalham no modelo sem dados, sem cobrança. A recuperação lógica geralmente começa em torno de US$300–500. Danos físicos costumam ser muito mais caros, frequentemente US$1.000 ou mais, dependendo do que falhou.
Se isso foi apenas uma exclusão ou formatação acidental, você ainda pode ter uma chance razoável. O principal é não gravar mais nada nessa unidade APFS e iniciar o processo de recuperação assim que puder.
Se o Utilitário de Disco fez um apagamento rápido ou realmente alterou o esquema de partição faz muita diferença aqui. Se foi um apagamento rápido em APFS, o software de recuperação ainda pode encontrar dados, mas se você reformatou, reinstalou o macOS, ou se a unidade for um SSD interno com o TRIM atuando, as chances caem rapidamente. Concordo com @mikeappsreviewer sobre não executar ferramentas de reparo primeiro, mas eu seria ainda mais cauteloso ao montar a unidade e ficar mexendo no Finder, já que o Spotlight, o Fotos ou tarefas em segundo plano do macOS podem gravar pequenos pedaços de dados sem avisar. Se puder, crie uma imagem em nível de byte da unidade em outro disco e examine essa imagem em vez do original. O Disk Drill serve bem para isso se você quiser uma interface gráfica, mas não avalie o sucesso apenas pela lista de arquivos. Visualize alguns arquivos importantes antes de pagar ou recuperar, porque varreduras de APFS podem mostrar nomes de arquivos que parecem promissores mesmo quando o conteúdo real do arquivo está corrompido.
A armadilha desagradável é que uma exclusão APFS pode deixar a unidade com aparência perfeitamente normal, enquanto os registros antigos do diretório já não são mais úteis. É por isso que eu não ficaria muito animado só porque um aplicativo de recuperação mostra uma árvore de pastas ou nomes de arquivos familiares. Com APFS, você pode obter resultados fantasma que parecem corretos até tentar abrir os arquivos recuperados.
Eu trataria isso de forma diferente dependendo do que o Utilitário de Disco realmente apagou. Se ele apagou apenas um volume dentro do mesmo contêiner APFS, você ainda pode ter uma chance razoável. Se ele apagou o dispositivo inteiro e criou um contêiner novo, especialmente em um SSD, eu reduziria bastante as expectativas. E se este era o disco interno de inicialização do seu Mac, até mesmo inicializar normalmente para instalar ferramentas já faz parte do problema, porque o macOS está constantemente gravando logs, caches, índices, swap e atualizações em segundo plano.
Para a rota DIY mais segura, eu desligaria o Mac, evitaria inicializar por esse disco e o escanearia a partir de outro Mac ou de uma unidade externa de inicialização, se possível. Faça uma imagem primeiro se você tiver outro disco grande o suficiente. Depois, escaneie a imagem com a ferramenta em que você confiar. O Disk Drill serve bem para uma primeira tentativa porque é fácil de usar e lida melhor com APFS do que ferramentas básicas de file carving, mas eu ainda visualizaria o conteúdo real antes de pagar ou restaurar qualquer coisa. Se os arquivos forem críticos para o negócio ou insubstituíveis, eu pularia as tentativas por conta própria e consultaria um laboratório antes que a unidade seja ligada e montada mais uma dúzia de vezes.
O Utilitário de Disco não excluiu arquivos da mesma forma que a Lixeira, então trate qualquer lista de pastas com aparência normal como uma possibilidade, não como uma recuperação.
Eu o conectaria apenas pelo tempo necessário para criar uma imagem somente leitura e, em seguida, examinaria essa imagem com o Disk Drill ou outra ferramenta compatível com APFS. O erro traiçoeiro é deixar o Finder montar o volume apagado normalmente e navegar por ele, porque isso pode criar novas gravações antes mesmo de você começar a recuperar.