A formatação é a única opção para RAW em NTFS, ou estou deixando passar alguma coisa?

Meu disco rígido externo de repente aparece como RAW em vez de NTFS, e o Windows está me pedindo para formatá-lo antes que eu possa usá-lo. Tenho arquivos importantes nele, então estou tentando descobrir se há uma maneira de reparar ou recuperar a unidade sem formatar e perder tudo. Preciso de ajuda para identificar o próximo passo mais seguro para a recuperação de RAW para NTFS.

Não, a formatação não é o único caminho. Eu ainda não passaria direto de RAW para NTFS se a unidade tiver qualquer coisa com que você se importe. Quando o Windows mostra uma unidade como RAW, normalmente isso significa que a estrutura do sistema de arquivos está danificada a ponto de o Windows não a tratar mais como válida. Isso é diferente de casos mais simples. A ordem mais segura é retirar seus arquivos primeiro e depois reconstruir a unidade.

Eu lidaria com isso assim.

Passo 1: Pare de gravar na unidade

Eu ainda não a formataria. Eu não executaria o CHKDSK. Eu também não começaria a disparar comandos de reparo do DiskPart nela. Tudo isso grava alterações no disco e, depois que você faz isso, a recuperação tende a ficar mais complicada. Aprendi isso da pior forma em um HDD externo antigo, no qual o CHKDSK transformou uma situação ruim em outra pior.

Passo 2: Recupere os arquivos primeiro

Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco com o tamanho correto, eu começaria por aí e tentaria a recuperação antes de qualquer outra coisa. Minha primeira tentativa seria o Disk Drill.

O que eu faria:

1. Instale-o em uma unidade diferente, não na danificada.
  2. Conecte a unidade USB RAW, SSD ou disco rígido externo.
  3. Selecione a unidade RAW e inicie a varredura Search for Lost Data.
  4. Deixe a varredura terminar. Não a interrompa, a menos que a unidade esteja morrendo.
  5. Analise os resultados por pastas, tipos de arquivo ou nomes de arquivo.
  6. Visualize os arquivos de que você precisa.
  7. Recupere-os para outro disco.

Uma coisa de que gostei aqui é que a versão para Windows oferece até 100 MB de recuperação gratuita. Mais útil do que isso, na minha opinião, é o fato de que as varreduras e as visualizações não são bloqueadas. Você consegue ver o que ele encontrou antes de gastar dinheiro.

O suporte a visualização é decente. Documentos, PDFs, fotos, vídeos, áudio, arquivos compactados e muitos formatos de foto RAW costumam aparecer bem. Se um arquivo abrir corretamente na visualização, eu normalmente trato isso como um bom sinal.

O motivo de essa ferramenta tender a funcionar em volumes RAW é bem simples. Ela não depende apenas de o Windows conseguir ler a estrutura NTFS. Se ainda existir algum metadado NTFS, ela tenta usá-lo. Se o sistema de arquivos estiver danificado demais, ela também faz uma varredura por assinaturas de arquivo e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente. Isso ajuda em unidades em que a partição ainda existe, mas o sistema de arquivos está destruído.

Se a primeira varredura não encontrar tudo, eu compararia com o UFS Explorer ou o DiskGenius. Já vi uma ferramenta não encontrar pastas que outra encontrou imediatamente. Nem todos os softwares de recuperação se comportam da mesma forma.

Passo 3: Reconstrua a unidade como NTFS

Depois que seus arquivos importantes estiverem em algum lugar seguro, aí sim eu corrigiria a unidade.

O caminho mais fácil:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Clique com o botão direito na partição RAW.
  3. Escolha Formatar.
  4. Selecione NTFS.
  5. Deixe a Formatação Rápida ativada.
  6. Clique em OK.

Se a opção Formatar estiver esmaecida ou ausente, exclua a partição RAW, crie uma nova partição e depois formate a nova como NTFS.

Uma última coisa. Se isto for um SSD, ou se a unidade continuar desconectando, apresentar erros de leitura ou ficar mais lenta cada vez que você mexe nela, aja rápido na recuperação. Já tive um SSD que passou de legível para morto em um fim de semana. Se o disco voltar a ficar RAW depois que você o formatar, eu pararia de confiar nele e o substituiria. Para armazenamento importante, eu não lhe daria uma segunda chance.

Não. A formatação é a última etapa, não a primeira.

Se a unidade mudou de NTFS para RAW, o Windows perdeu o mapa do sistema de arquivos. Seus dados ainda podem estar lá. @mikeappsreviewer está certo em uma coisa: não formate primeiro. Também concordo em evitar comandos aleatórios de correção logo no início. Onde eu discordo um pouco é que, se a unidade estiver estável e o SMART parecer limpo, fazer primeiro uma imagem completa byte a byte é mais inteligente do que trabalhar no disco original. Isso lhe dá uma cópia segura para testar caso algo dê errado.

O que eu faria:

1. Verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo.
    Se a saúde estiver ruim, ou se você vir setores pendentes, pare de mexer na unidade e faça a imagem primeiro.

2. Clone ou crie uma imagem do disco.
    Use algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue. Trabalhe a partir do clone, não da origem. Isso importa muito em unidades externas mais antigas.

3. Teste a estrutura da partição com o TestDisk.
    Às vezes o RAW é apenas um setor de boot corrompido ou uma entrada de partição danificada. O TestDisk já corrigiu partições NTFS para mim duas vezes. Sem necessidade de formatar. Ele é menos bonito que o Disk Drill, mas vale a pena tentar antes de reconstruir.

4. Recupere os arquivos da imagem ou do clone.
    O Disk Drill é uma opção sólida aqui, especialmente se o TestDisk não restaurar o volume corretamente. Ele é bom para extrair arquivos de unidades RAW e permite visualizar o que pode ser recuperado antes de prosseguir.

5. Depois que os dados estiverem seguros, apague e formate de volta para NTFS.
    Se a unidade voltar a ficar RAW, aposente-a. Não confie nela.

Além disso, se você quiser um guia simples para recuperação de arquivos no Windows, isto ajuda: como recuperar arquivos excluídos no PC com Windows

Versão curta: não, formatar não é sua única opção. Primeiro a recuperação. Depois o reparo. Substitua a unidade se ela voltar a se comportar de forma estranha.

Não, formatar definitivamente não é a única opção. O Windows chamar de RAW normalmente significa que ele não consegue ler o sistema de arquivos, não que todos os arquivos sumiram. Concordo com @mikeappsreviewer e em parte com @viaggiatoresolare, mas estou um pouco menos ansioso para tentar reparos antes de verificar o lado do hardware.

A primeira coisa que eu verificaria é o gabinete, o cabo e a porta USB. Sério. Já vi unidades externas aparecerem como RAW só porque a ponte SATA-para-USB estava falhando. Se puder, teste outro cabo, outro PC e, se for um HD externo de mesa, outra fonte de alimentação. Às vezes o disco está bem e o problema é o invólucro ao redor dele.

Também verifique o Gerenciamento de Disco com cuidado:

• se a partição ainda estiver lá com o tamanho correto, isso é um sinal melhor
  • se a capacidade aparecer de forma estranha ou como não alocada, é outro problema
  • se ele continuar desconectando, pare de mexer muito nele

Um ponto em que discordo um pouco das pessoas online: o TestDisk é ótimo, mas pode ser intimidador se você não se sente confortável lendo informações de partição. É fácil clicar na coisa errada quando se está estressado e sem dormir. Se o objetivo é apenas recuperar arquivos de um disco rígido externo corrompido, eu começaria com uma varredura somente leitura usando o Disk Drill em outra configuração de unidade/computador e veria o que realmente pode ser recuperado. Isso dá uma noção da realidade antes de tentar correções mais profundas.

Distinção importante:

• RAW devido à corrupção do sistema de arquivos = frequentemente recuperável
  • RAW porque a unidade está falhando fisicamente = recupere o que puder e depois aposente-a

Depois que seus arquivos estiverem seguros, formate de volta para NTFS. Se mais tarde ele virar RAW de novo, não confie nele. Nesse ponto, a unidade basicamente está dizendo que quer arruinar seu fim de semana duas vezes.